i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Guilherme Fiuza

Foto de perfil de Guilherme Fiuza
Ver perfil

O feriadão da ciência

  • Guilherme FiuzaPor Guilherme Fiuza
  • 08/01/2021 18:16
O feriadão da ciência
| Foto: Pixabay

Vamos mandar uma mensagem rápida ao passado. Ao passado recente, ali por volta de março de 2020. Só pra dizer a você aí de março de 2020 que aqui em janeiro de 2021 os malucos continuam decretando lockdown.

Não, não é brincadeira. Inglaterra, Alemanha, São Paulo... Se está dando certo? Adivinha. Se eles mostraram como funciona? Claro que não, bobo. Fique em casa senão você é um negacionista genocida e fim de papo. Sim, as áreas mais trancadas são as que têm mais óbitos (Bélgica, Argentina, Inglaterra...).

Não, não demonstraram nunca a barreira ao contágio supostamente erguida pela quarentena. Não, jamais propuseram uma política sanitária focada nos grupos de risco. O negócio é prender todo mundo.

Aí você pergunta, do seu mirante no já distante março de 2020: e os médicos? Respondemos aqui de 2021: o que tem os médicos? Você explica: estou perguntando pela medicina! Não há uma refutação acadêmica a esse instrumento bizarro (lockdown) fantasiado de certeza científica?

Não, querido antecessor. Não há refutação – pelo menos não em caráter institucional. Alguns falam isoladamente. O que há, de forma quase generalizada na classe médica, é uma complacência intrigante com a ideia de que vacinas desenvolvidas em seis meses sem tempo para verificar as reações orgânicas a médio prazo, especialmente nos mais vulneráveis, são a salvação da humanidade.

Se mais de 90% da população não correm riscos letais e os grupos mais vulneráveis são conhecidos, por que vacinar a população inteira, ainda mais de forma experimental? Resposta: para de fazer pergunta difícil. Entre num consultório médico e tente entender o que está acontecendo.

– Bom dia, doutor.
– Bom dia.
– Como vai?
– Vou bem, obrigado.
– Que bom.
– Tá quente demais, né?
– Muito, doutor.
– Saudade de esquiar.
– Ah... Imagino.
– Aqui nessa foto sou eu, minha mulher e meus filhos na Suíça.
– Certo.
– Fomos comemorar a conclusão do meu pós-doutorado nessa estação de esqui. Por isso a foto está ao lado do diploma.
– Ah, nem tinha reparado...
– Pois é, não fiz uma reprodução muito grande, pra não chamar atenção.
– Entendo. Então, doutor, a questão é que...
– Eu sei, eu sei. A gente não deve se envergonhar dos nossos feitos. Mas é que sou discreto, sabe? Low profile.
– Claro. Dá pra ver.
– E vou te confessar: eu não sou o melhor esquiador da família, não.
– Jura?
– Juro! Meu garoto mais velho é pentacampeão. Mas o caçula é muito bom também.
– Que bom. Deve ser a genética. Por falar em gene, estou preocupado com...
– Aí você falou tudo: é genética. Porque a minha mulher também esquia muito bem. Reparou no esqui dela na foto? Tínhamos acabado de comprar, presente de aniversário de casamento. Aliás, recebi o meu diploma de pós-doutorado no dia do nosso aniversário de casamento! Foi um dos dias mais felizes da minha vida. Não digo que foi o mais feliz, porque teve outros.
– Que bom, doutor.
– Você também esquia?
– Não, eu...
– Não sabe o que está perdendo. Se quiser posso te indicar um professor.
– Eu...
– O melhor. É meu amigo. Muito ocupado, mas se você disser que fui eu que indiquei ele arranja uma hora pra você.
– Obrigado. Eu vou...
– Eu também vou. Tenho que estar em meia hora sentado na mesa de um Congresso. E antes ainda tenho uma entrevista pra TV.
– Congresso?
– É, vou fazer uma palestra sobre a minha experiência clínica.
– Ok, doutor. Boa sorte. Não esquece o esqui.

116 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 116 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Erison

    17/01/2021 14:27:36

    Mais uma ótima do Fiúza!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Ronaldo Bastos Nascimento Junior

      15/01/2021 11:54:36

      Provavelmente, aqueles que não gostaram do texto devem ser médicos!!! kkkkk Mas o cidadão comum enxerga exatamente como o Fiuza esclareceu. Eu fico me perguntando, onde estão so médicos que são contrários a tantas medidas arbitrárias desses governos tirânicos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Arruda

        11/01/2021 12:21:40

        Fiuza é do time de jornalistas íntegros e que os fatos são os fatos, nada diferente do que acontece. Corajoso e verdadeiro em suas colocações.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • U

          Ulisses

          11/01/2021 12:20:34

          Conhecendo médicos e enfermeiros q estão esgotados, difícil achar engraçado. Deboche com vacina? Enfim, humor estranho...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcelo Jose Caldas Morbeck

            11/01/2021 12:13:14

            O diálogo com o médico foi o "check". Não se trata de generalização, mas de constatação da realidade geral (ainda que as exceções sejam especialmente importantes). O conformismo tem sido o preconício da "ciência" na tela.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcello

              11/01/2021 12:09:17

              Parei de ler na metade... Preguiça... Já foi melhor o Fiuza, mas vai entrar pra geladeira das minhas leituras, assim como Alexandre Garcia e Constantino...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Rita Lina

                11/01/2021 11:59:05

                Gosto de seus artigos. Este está ótimo. Mas o diálogo com o médico poderia ser retirado do mesmo. Achei inócuo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Eduardo Carvalho

                  11/01/2021 11:12:12

                  E os doidinhos ficaram enfurecidos con você, Fiuza! Hahahahahaha! Esses panicats ideológicos sao divertidos!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • K

                    kukafe

                    11/01/2021 10:28:16

                    Perfeito Fiuza, bem isso! Deus abençoe!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • T

                      Tomaz de Gouvêa

                      11/01/2021 1:04:03

                      Excepcional Fiuza, além de verdade consegui dar boas risadas!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Maria Cacilda Leonel

                        10/01/2021 22:44:16

                        Kkkkk, bem assim mesmo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • I

                          irineu umberto librenza

                          10/01/2021 22:33:33

                          Fiquei convencido. Vamos liberar geral, sem máscara, sem vacina, com carnaval, com aglomeração, estes cientistas são todos uns idiotas e o Sr. um gênio. Seu artigo para mim foi uma verdadeira epifania. Se me permitir inicio agora mesmo campanha para colocá-lo no Ministério da Saúde. Meu Deus, quanto tempo perdi me cuidando! Obrigado Sr. Fiúza!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          6 Respostas
                          • U

                            Ulisses

                            11/01/2021 12:23:09

                            A alternativa é o deboche?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • U

                            Ulisses

                            11/01/2021 12:22:29

                            Pensei nisso tb. Deboche puro e simples.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • B

                            bonavox

                            11/01/2021 12:09:11

                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • G

                            Gilberto

                            11/01/2021 2:29:48

                            Ah, mas qual pandemia estão se referindo? A dos Corona-tongos, estes que correm de máscara? Ou os que usam máscara sozinhos no carro? O Paraná teve até agora (10/01/2021) 8.742 óbitos. Dividindo por 11.080.000 (censo de 2014) dá 0,078%.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • K

                            Kaled Mahmud Charkieh

                            11/01/2021 2:10:19

                            Para você é 8 ou 80? Não pode existir mais de 2 alternativas?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Maria Cacilda Leonel

                            10/01/2021 22:43:30

                            Também não precisa ser tão radical, né Sr. Irineu...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • W

                          WILSON ZETI

                          10/01/2021 22:09:49

                          Você esqueceu de indicar uma alternativa, como o vírus não anda sozinho por aí, é no contato entre pessoas que é transmitido, quantos você e o Dilmo teriam matado sem nenhum distanciamento. O mundo todo está errado, vocês **** é que estão certos.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • W

                            WILSON ZETI

                            11/01/2021 2:44:29

                            Caro Roberto Garcia, acabei de ler novamente, o can alha realmente é somente contra, ainda inventa que o maior número de mortes foram onde o lockdown foi decretado, não apresenta nenhuma alternativa , em resumo, é apenas um apoiador do Dilmo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • B

                            Beto Burke

                            11/01/2021 2:01:35

                            Ler de novo o artigo que está bem claro o argumento a lógica e os fatos. Ou refuta os argumentos ou fica quieto.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luiz Rodrigo

                          10/01/2021 21:35:18

                          Gente, quanto sofisma. As mortes estão acontecendo em todo lugar porque as pessoas afrouxaram as medidas de isolamento (seja por negacionismo, seja por acomodação normal do ser humano). O lockdown trouxe um resultado sim, porém fazer de conta que teve lockdown como aqui no Brasil não adianta muita coisa.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marco Mendes

                            10/01/2021 21:08:25

                            Excelente texto!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • Z

                              Zequinha

                              10/01/2021 20:57:24

                              Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança. Benjamin Franklin

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • W

                                WILSON MUGNAINI

                                10/01/2021 19:05:28

                                Uma ressalva: os comentários aqui postados não são crítica direta ao articulista, mas simplesmente utilização do espaço, visto que não sou colunista. Poderia ter sido utilizado o de qualquer um dos outros...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  PAULO GUSTAVO PINTO CESAR DE CARVALHO

                                  10/01/2021 18:33:33

                                  Excelente Fiuza! Como sempre. Parabéns!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • T

                                    TIAGO SILVA

                                    10/01/2021 18:20:38

                                    O BR atingindo 200,000 mortes e temos colunistas irresponsáveis e despreparados como esses...... GP tem mais gente com talento pela Direita que podemos trazer aqui. RC, Fiuzza... isso aí é nivelar por baixo.... esse negacionismo já foi rebatido ha mais de um ano, e essa pessoa continua na mesma tecla. E muita falta de capacidade ...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    5 Respostas
                                    • G

                                      Gilberto

                                      11/01/2021 2:37:12

                                      No período de 1 ANO o resultado da fraudemia COVID19 foi - 200.000 mortes divididos por 220.000.000 habitantes = 0,09%. Como este tipo de resultado pode configurar um quadro de pandemia?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      PTRLC

                                      11/01/2021 0:57:26

                                      Cara vá se tratar no PINEL, lá eles colocam você bom de novo, sua cabeça está bichada, acredite.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Maria Cacilda Leonel

                                      10/01/2021 22:50:39

                                      Prevenção não é o lokdown. Vê se consegue distinguir. A maioria da contaminação é causada pela responsabilidade.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      Daniel

                                      11/01/2021 0:41:05

                                      Mas é sempre a mesma ladainha de negacionista, genocida, irresponsável... não pode ter outro ponto de vista ou querer debater que os monopolistas da verdade ja querem calar opiniões, cancelar...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • B

                                      Bruno M

                                      10/01/2021 21:40:30

                                      Responda se o lockdown funcionou....mas traga dados, sem achismo por favor!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Eduardo Leivas Bastos

                                    10/01/2021 18:13:38

                                    Ciência é diferente de cientificismo. A esquerda é cientificista. Eu sou cientista e não concordo com o “milagre” da vacina, já que ciência tem limites e escopo. A ciência foi capturada por uma turba de hienas sinalizadoras de virtude que querem exercer poder ao invés de defenderem a verdade. Excelente artigo, Fiúza. O 1984 de Orwell só aconteceu porque houve os “racionalistas” e “cientificistas” ficaram cegos à razão e à ciência. O pior de termos um **** burro é um racionalista petulante.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • W

                                      WILSON MUGNAINI

                                      10/01/2021 17:47:11

                                      Complementando.... O fantoche que nos governa não está lá por acaso. Aquela INFINITA MAIORIA QUE NÃO SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO, como disse um filósofo, colocou-o lá. Língua, solta, sem controle, sem respeito e tantos outros defeitos. Mas, se não for expelido do cargo através de um "impeachement" o remédio é aguardar 2.022. Portanto, os "críticos de obras feitas", que se multiplicaram tal ratos na imprensa, deveriam dar uma refletida e pensar em ajudar a mioria que está sofrendo com a situação.... Mas daí meu "alter ego" me diz: " - como você é ingênuo!"...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • P

                                        PTRLC

                                        11/01/2021 1:00:55

                                        Vá tomar a sua vachina, deixa de ser tolo. Depois das doses, não se esqueça de comer alfafa prá combater os efeitos colaterais.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Maria Cacilda Leonel

                                        10/01/2021 22:53:14

                                        E por falar em ratos...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • W

                                      WILSON MUGNAINI

                                      10/01/2021 17:42:42

                                      Gostaria de um desabafo neste espaço.... Toda a população tem que se sujeitar àquilo que determinam os "poderes constituídos": executivo, legislativo, judiciário (juizes e promotores): redução de salários, perda de empregos etc e tal. Cansa ver gente todos os dias no meu portão pedindo comida e uns trocados. A pergunta é: qual o sacrifício desse pessoal em favor dos desfavorecidos? Houve redução de salários? as viagens por conta do contribuinte foram suspensas? aumentos salariais também? Se sim, que tal os comentaristas mencionar quais foram? Ou, quem sabe, deixar de pura e simplesmente criticar e apresentar soluções? "Meter o pau" no presidente resolve alguma coisa? É de chorar!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • M

                                        Marco Polo

                                        10/01/2021 22:08:56

                                        É certo, prezado Wilson, que “meter o pau” no Presidente nada resolve de concreto e objetivo, mas atende ao que a mediocridade tem capacidade de fazer: falar; e produzir: mentiras, desqualificações e tentativas de tornar todos iguais a si. É sob esse aspecto, essencial para a existência da esquerda, que a cooptação dos jovens, ignorantes e alienados tem sentido. Sem “meter o pau” no Governo, o que justificaria a existência da esquerda e como ela arregimentaria os mais inexperientes, revoltados, desajustados e amorais, já que são majoritariamente da área não produtiva e nada entendem de matemática, física, química e ciências naturais, o que, certamente, lhes dariam a opção de argumentos?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Evaldo

                                      10/01/2021 17:28:45

                                      Guilherme pode se orgulhar de haver sido um Guardião da Liberdade, nestes tempos de fascistas.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Anna Luiza Fantini Ferreira

                                        10/01/2021 16:58:15

                                        Hahaha! Adorei, Fiuza, sempre afiado!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Carlos Alberto da Silva Lopes

                                          10/01/2021 16:25:34

                                          Eu vou esperar os alucinados tomarem sua vacina. Eu não vou tomar.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          3 Respostas
                                          • W

                                            WILSON ZETI

                                            10/01/2021 22:11:53

                                            Não venha morrer na minha UTI.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • B

                                            Bruno M

                                            10/01/2021 21:42:27

                                            É um direito seu!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            daise a. scopiato

                                            10/01/2021 21:30:44

                                            Nem eu!! Nem que vá presa!!!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Marco Polo

                                          10/01/2021 17:00:58

                                          A situação é clara para quem tem uma mínima capacidade de entendimento e integridade intelectual. Estamos vivenciando uma nova fase da eterna guerra por avanços territoriais e domínios de Nações, dessa feita capitaneada pela China, com a farta utilização de dinheiro para a compra de traidores nos países objetos. Isso se deve, dada a característica humana de conquistas, a necessidade de demonstrar poder, a fragilidade de caráter de alguns, e a disponibilidade de meios para irrigar a corrupção. São aliados, os mais poderosos desajustados do Planeta, personalidades, donos de empresas relevantes e, naturalmente, um bando de idiotas úteis, adultos infantilizados, para lhes dar ouvidos e apoio!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          3 Respostas
                                          • M

                                            Marco Polo

                                            10/01/2021 19:15:27

                                            Sim Fakir, depois de mais de 150 anos de Marx, e de tantos fracassos do comunismo em todo mundo, fica muito claro que o momento atual é mais um dos mesmos de todos os tempos, cujo objetivo é conquistar, o poder e, naturalmente, o dinheiro. A ideologia é apenas um fundo de pano para enrolar os mais frágeis intelectualmente, os naturalmente alienados e a banda corrupta (Maia, Doria, FHC, Gilmar, Barroso, Lula, ...)

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Roberto Fakir

                                            10/01/2021 18:54:08

                                            Perfeito cara. Acho que a China deve ter prometido ao João Glória ser o presidente da província do Brasil. Além de grana, é óbvio.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Luiz Rodrigo

                                            10/01/2021 16:58:09

                                            Kkkk boa

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Pindorama

                                          10/01/2021 15:42:25

                                          Piadinha infantil , irresponsável, com os que estão na linha de frente na batalha contra a pandemia. Pelo menos 30 médicos do Paraná morreram pelo covid 19. E fazendo brincadeirinha de mau gosto com o trabalho destes profissionais. Irresponsabilidade de quem pode ser qualificado como formador de opinião, incitando os leitores à desconfiança no atendimento médico.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          4 Respostas
                                          • Z

                                            Zequinha

                                            10/01/2021 20:59:06

                                            O teatrinho da globo convence a turma...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Roberto Fakir

                                            10/01/2021 18:55:02

                                            Mais um a cabeça cozida pela Globo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            Pindorama

                                            10/01/2021 16:11:57

                                            Triste! Esta campanha lembra os comentários dos seguidores do PT quando queriam implantar o Mais Médicos Cubanos. Precisavam primeiro desqualificar os médicos brasileiros!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            Julio

                                            10/01/2021 16:01:30

                                            Concordo em numero gênero e grau. Li isso hoje e fiquei abismado com o nível desse cara. Logo depois que li tive a notícia que uma colega de faculdade perdeu o irmão que é médico de 47 anos pelo COVID, estava na linha de frente.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Adilson Camolese

                                          10/01/2021 15:35:19

                                          Vacinas aprovadas a toque de caixa serão a salvação dessa ignorância humana?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          7 Respostas
                                          • I

                                            IvoHM

                                            11/01/2021 11:19:07

                                            Quer meu lugar na fila? Eu sou grupo de risco.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            CESAR SABBAGA

                                            10/01/2021 22:19:39

                                            IvoHM- Você esqueceu e avisar sua turma que vacina pode transformar pessoas em jacarés, pode fazer o pênis cair, pode provocar o nascimento de um pé de pimenta no reto. As pessoas que quiserem tomar vacina precisam ser informadas destes efeitos colaterais.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • W

                                            WILSON ZETI

                                            10/01/2021 22:13:20

                                            Se me nascer mais um braço, corro tomar vacina nele também.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            CESAR SABBAGA

                                            10/01/2021 22:09:07

                                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • I

                                            IvoHM

                                            10/01/2021 17:58:54

                                            Toque de caixa, SIM. Alguém tem noção de quais eventuais efeitos colaterais podem ocorrer dentro de um ano, ou dois? E as gestantes? Alguém pode afirmar com certeza que não causarão malformação em fetos?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            Julio

                                            10/01/2021 16:02:35

                                            Os cientistas estavam trabalhando enquanto vc se passa por revoltado nas redes sociais.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Freitas

                                            10/01/2021 15:41:07

                                            A toque de caixa? Milhares de cientistas e centenas de laboratórios trabalhando 24 horas/dia, em um esforço concentrado nunca antes vista na história da humanidade, em um mundo totalmente virtual, e você me vem com esta? Estão usando técnicas pesquisadas há décadas...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Freitas

                                          10/01/2021 15:10:13

                                          Enquanto as vacinas não chegarem e a maioria da população não for vacinada/imunizada, os abre-e-fecha serão necessários por uma única razão: DAR UM RESPIRO AOS HOSPITAIS, ÀS FUNERÁRIAS E AOS CEMITÉRIOS. Está mais do que provado que, quando todas as "portas" são escancaradas, o número de infectados/mortes cresce de forma absurda. Mas, há muitos que NEGAM TUDO. Falaram da Suécia e ela hoje é, de longe, a pior colocada entre os países escandinavos. Pagou um absurdo pelos erros e os seus governantes pediram desculpas à nação.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • P

                                            PTRLC

                                            11/01/2021 1:13:43

                                            Isso aí, fica em casa e se contamine assistindo tv a cabo e a Netflix. Depois, vá para o hospital para ser entubado seu **** .

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Luiz Gustavo Schwalm Andrade

                                            11/01/2021 0:00:37

                                            Concordo parcialmente. Após quase 1 ano e de milhões de reais gastos/roubados/desviados por governadores e prefeitos não foi possível adequar o sistema de saúde para suportar o aumento do número de atendimentos?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          MCPN

                                          10/01/2021 15:03:40

                                          Ótimo texto Fiúza

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Roberto Fakir

                                            10/01/2021 14:48:52

                                            Cheguei a conclusão que o médico mais PICARETA(incompetente e perigoso) do país se chama DIMAS GORINSTEIN. Vergonha para a ciência e medicina.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            2 Respostas
                                            • R

                                              Roberto Fakir

                                              10/01/2021 18:58:05

                                              Dois médicos morreram e muitos outros ganhando fama na Globo e CNN, matando muitos brasileiros mandando ficar em casa enquanto não tiver falta de ar. É desse tipo de medico que você está falando?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              Julio

                                              10/01/2021 16:05:07

                                              Espero que vc não precise de um médico meu caro. Pq muitos estão morrendo na linha de frente. Só nessa nesses últimos dias, dois médicos em Campo Grande morreram. E esse charlatão escrevendo essas piadinhas querendo se mostrar intelectual.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • N

                                            Natan Monteiro

                                            10/01/2021 14:42:39

                                            Desde 2020, o pensamento crítico foi criminalizado. Fico impressionado com a histeria e desespero de muitas pessoas quando são simplesmente questionadas acerca de algo que elas passaram a acreditar como sendo verdade absoluta. Ai da humanidade se não fossem os pensadores, que muitas vezes tiveram de remar na contramão do senso comum, e às vezes pagar com a própria vida, para apontar o direcionamento correto. Excelente artigo, Fiuza!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Celso Arruda Salomé

                                              10/01/2021 14:28:26

                                              Artigo lúcido e honesto ( o que alguns colunistas não são ). Parabéns, Fiúza, continue assim e conte sempre com este seu leitor fiel , que sempre quer a verdade.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                Julio

                                                10/01/2021 14:09:18

                                                Quanta m. Porque vacinar a população inteira? Pq vacina é populacional. Vacine grupos de risco só e larguem eles junto com outros não vacinados mas que tem o vírus de forma nao legal. Muitos vai adoecer. Nenhuma vacina viral será 100%, Isso é biologia básica Fiuzza. Coloque um colete à prova de balas achando que está protegido então e entre no meio de um tirotei. Agora vai estudar um pouco sobre a história de produção de vacinas, principalmente as para vírus. Estamos em 2020, bilhões estão sendo investido em pesquisa sem falar na tecnologia que temos já a anos, para serem usadas. Ou vc acredita demais no Alessandro Loiola ou tá de carteira assinada pelo Carlos Bolsoanro.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                2 Respostas
                                                • R

                                                  Roberto Fakir

                                                  10/01/2021 19:03:54

                                                  Fique em casa e procure um médico somente quando estiver com falta de ar. Fique em casa que o governo Doria paga suas contas. Fique em casa e mantenha seu filho fora da escola que depois o Estado cuida da educação dele. Fique em casa e só saia para bajular o governo central da China. Esse é teu final, porque o meu será diferente.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • P

                                                  PTP

                                                  10/01/2021 17:26:52

                                                  Não. Vacina é individual. Se eficiente, protege efetivamente o indivíduo que se vacinou.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • H

                                                Helio

                                                10/01/2021 14:03:34

                                                Isso mesmo...vamos lotar os hospitais. Oops... Já está sendo feito né mesmo?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  ABFeitoza

                                                  10/01/2021 14:03:17

                                                  GF está passando do ponto, infelizmente. Que tal uma crônica-diálogo com um pcte a espera de um leito de Uti? Ou o familiar de alguém intubado há 30 dias? Se o lockdown não é efetivo, a aglomeração muito menos. O distanciamento seletivo tem a melhor lógica, mas não é facil na prática. A vacina será ofertada a grupos de risco. A obrigatoriedade já saiu do menu principal há tempos.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    Roberto Fakir

                                                    10/01/2021 13:29:19

                                                    Bem assim. Minha esposa infelizmente teve um câncer de mama em 2017 e FELIZMENTE e graças a Deus e a ciência se curou. Nunca ouvi que alguém tenha morrido por GRIPE. Quando ela estava fazendo quimioterapia, os médicos pediam para ela evitar como pudesse pegar uma gripe muito forte poderia ser fatal. Caso ela pegasse uma gripe muito forte ela poderia falecer. Mas se falecesse(graças a deus está vivissima) iria ser por câncer de mama. Hoje, alguém que tivesse câncer de mama, estivesse fazendo quimioterapia, pegasse uma covid básica e falecesse, seria por COVID. Entraria nas 200.000 de mortes por covid. Hoje até os médicos são hipócritas ou para aparecer na Globo ou por medo do João Doria.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • O

                                                      O Pragmático

                                                      10/01/2021 13:24:08

                                                      O Fiuza usa o humor para levantar uma questão técnica crucial: porque vacinar a todos? Faço uma correção: não há ainda vacinas para crianças. Vacinar a todos, apenas os dos grupos de risco ou apenas os mais fortes (devido efeitos desconhecidos das vacinas) foram questões levantadas no início da pandemia mas estranhamente ignoradas agora. Seria muito importante se a Gazeta fosse atrás das respostas. Grato.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        Luiz

                                                        10/01/2021 13:21:21

                                                        Boa Fiúza, só com muito escarnio para essa cambada de branco entender, né? Há médicos e médicos, prezado. Há tratamento sim disponível para a Covid, e é baratinho. Ivermectina então para prevenir? Ah, mas não tem comprovação. Não mesmo? E a vacina tem? Bando de hipócritas. Quantas vidas deixaram de serem salvas por intransigência de médicos? Como vc bem diz, cadê o foco na população vulnerável? Já que mais de 90% da população quando infectada tem uma "gripezinha" mesmo?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          Eudo

                                                          10/01/2021 13:16:58

                                                          Boa Fiuza. A questão é que a própria ciência ainda não conseguiu entender completamente o assunto e na dúvida do que fazer vamos no isolamento e nas vacinas mesmo.... No ano passado perguntei a um médico conhecido meu (que é mais sério e não tem grana para esquiar) sobre o que fazer, e ele me comentou que o vírus acaba potencializando a morte de quem já tem algum problema crônico de saúde (pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, pulmonares, etc...) e na dúvida me indicou um tratamento pontual com a Ivermectina (tratamento muito utilizado no continente africano por outros motivos e onde não se verifica casos descontrolados da doença)....

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • C

                                                            Célio Toni

                                                            10/01/2021 13:14:19

                                                            Excelente artigo

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • D

                                                              DIMAS SCHUNEMANN

                                                              10/01/2021 12:59:54

                                                              Sempre audaz com inteligência e perspicácia. Continue assim Mestre !

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                joão José Augusto Mendes

                                                                10/01/2021 12:48:06

                                                                Excelente anaminase.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • E

                                                                  Elen Coelho

                                                                  10/01/2021 9:50:23

                                                                  Tem muita gente satisfeita com o "fecha tudo". Liberdade ... o que seria mesmo? Também me incomoda a falta de lógica de inúmeras medidas, mas o mais estranho mesmo são as pessoas aceitarem tudo isso, umas defenderem com fervor e algumas até atacarem quem expõe o óbvio contra essas medidas toscas ditatoriais, sem comprovação científica que fere a racionalidade e ataca a liberdade das pessoas. Aglomerar em campanha política pode, comemorando o nascimento de Cristo não. Ah! Pelo amor de Deus!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • V

                                                                    Valter Luiz Demenech

                                                                    10/01/2021 10:00:52

                                                                    Perfeito!!!!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  André Luís Vianna

                                                                  10/01/2021 8:45:39

                                                                  Fiuza no que diz respeito a Covid progressivamente deixou sua inteligência abobar-se em prol dum compromisso com uma posição "bolsonarista". Parece um disco quebrado a criticar a vacinação "precoce" e a destacar seus potenciais riscos sem considerar que a doença também é perigosa e que as sequelas da infecção também são mal conhecidas. "Ok, há o risco da vacina. Porém há o risco da doença também! Há que se olhar os dois lados, Meu!" Só o leio a resmungar contra o lockdown e a ovacionar o isolamento de grupos de risco sem se a ver com as imensas dificuldades para se implementar tal coisa na prática. "Ah, mas e a nossa liberdade de ir e vir?" Discuta! Contudo sem misturar alhos com bugalhos !

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  3 Respostas
                                                                  • A

                                                                    André Luís Vianna

                                                                    12/01/2021 4:27:03

                                                                    As evidências para tratamento precoce ( ivermectina, hidroxicloroquina, etc ) são escassas e duvidosas. É um belo chute que pode ser tentado, sem nenhuma certeza de eficácia! E numa doença em que a imensa maioria das pessoas não terá um quadro grave mesmo que nada tome não dá pra afirmar-se nada no "no zóio", no dia-a-dia. "Todos os meus paciente tomam ivermectina profilática e/ou precocemente e poucos tiveram a doença e se tiveram foi de forma leve." Bem, usemos da fria lógica: A doença funciona assim, não? Seja com remédios, seja sem. Não dá pra saber assim, "na prática". Infelizmente a Estatística não está nem aí para as nossas torcidas, ou aversões, ou necessidades.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • R

                                                                    Roberto Fakir

                                                                    10/01/2021 20:03:23

                                                                    Fiuza, tem os querem que se discuta? Discutir com quem tem o pensamento fixo no atraso, negacionistas de remédios para tratamento, negacionistas da liberdade de expressão ? Não dá para arriscar tratar do assunto COVID. Tem que discutir futebol e outras banalidades.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • F

                                                                    Flávio Roberto machado justo

                                                                    10/01/2021 13:35:45

                                                                    Resposta sensata

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • C

                                                                  CESAR SABBAGA

                                                                  10/01/2021 3:29:49

                                                                  Nos dias pré e pós-Natal, o povo cansado de isolamento social, máscara e cuidados sanitários deitou e rolou. Festas em ambientes fechados, bares lotados, ruas de comércio popular apinhadas de pessoas, várias praias sem lugar para mais ninguém e tudo sem a tão odiada máscara. e sem cuidados higiênicos. RESULTADO após alguns dias: Milhares de mortes, com taxas diárias mais altas desde o inicio da pandemia. Negacionistas vão dizer que é mentira, que médicos de todo o mundo querem ferrar a humanidade. Euzinho aqui, 80 anos vou continuar a me labuzar com álcool-gel como dizem alguns e ficar longe dos ambientes de risco. Sabendo o que fazer, viver na minha idade ainda é muito bom

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  10 Respostas
                                                                  • C

                                                                    CESAR SABBAGA

                                                                    10/01/2021 21:07:55

                                                                    Vai para aquele lugar, frutinha daquela ilustre pessoa.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • I

                                                                    IvoHM

                                                                    10/01/2021 17:52:52

                                                                    Ana: E todos no carro, com os vidros fechados, ar condicionado ligado, usando máscaras. Muito divertido...

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Ana

                                                                    10/01/2021 17:28:48

                                                                    Obrigado pela manifestação. Na semana que precedeu o Natal fiquei com minha família e rezamos bastante porque era o período do advento. Tem pessoas que só conseguem entender uma vida além da mera existência física sob a perspectiva hedonista, de parque temático de turismo "responsável " e de "se divertir à beça" fugindo do contato com outros seres humanos como se fossem apenas possíveis transmissores de doenças. Deve ter sido uma viagem e tanto. Muito asfalto. Poucos seres humanos. E os "negacionistas " tendo que pegar ônibus para ir trabalhar na véspera do Natal...

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    CESAR SABBAGA

                                                                    10/01/2021 17:15:30

                                                                    Não faltei com o respeito à ela. Ela me classificou como um **** , que ficaria em casa apodrecendo: "Cara, que dó de você". Cada um deve aproveitar a vida de seu modo.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    CESAR SABBAGA

                                                                    10/01/2021 17:10:10

                                                                    Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    Carlos Alberto da Silva Lopes

                                                                    10/01/2021 16:20:42

                                                                    A maioria dos brasileiros ganha $ 2.000 reais e não tem carro automático com ar condicionado para andar 2000 Km para ir a Gramado. Por favor. Respeite a Ana.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Ana

                                                                    10/01/2021 15:00:09

                                                                    Sei...

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    CESAR SABBAGA

                                                                    10/01/2021 14:10:30

                                                                    Ana, você não sabe de nada ou não consegue entender nada. Sabe o que eu fiz na semana que precedeu o Natal? Peguei meu carro e viajei, dirigindo por 2.000 km. Fomos até a serra catarinense e Gramado. Nos divertimos à beça. Usando máscara onde era necessário, higienizando as mãos e evitando aglomerações. Jamais enfurnado em casa. Nunca dei apoio ao lockdown. Critico negacionistas que se expõem desnecessariamente, como você deve fazer. Vou torcer muito por você.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • L

                                                                    Lucas

                                                                    10/01/2021 6:19:23

                                                                    Esquiando...

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Ana

                                                                    10/01/2021 4:34:42

                                                                    Cara, que pena de você. Quem acha que viver se resume à mera existência física já morreu faz tempo e ainda não sabe.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  Marlene Arakaki

                                                                  10/01/2021 2:18:15

                                                                  Excelente!!!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • F

                                                                    Freitas

                                                                    10/01/2021 1:42:26

                                                                    >>> "À frente na vacinação, Israel vai emitir 'passaportes verdes' a imunizados. Portadores do documento poderão frequentar eventos e dispensar quarentena por seis meses."

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    1 Respostas
                                                                    • C

                                                                      Carmo Augusto Vicentini

                                                                      10/01/2021 1:47:30

                                                                      Seu sonho, não? Tipo uma marca da besta. Cuidado com o que você deseja. Pode virar realidade.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Antônio Carlos

                                                                    10/01/2021 1:41:25

                                                                    Mais um charlatão falando da vacina, sugiro que deixe para quem estudou e entende.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • H

                                                                      Hermes Wessa

                                                                      10/01/2021 1:30:17

                                                                      Este cara é um ignóbil que na quinta-feira, junto com aquela bancada de decrépitos da JP, estava chamando os invasores do Capitólio de heróis patriotas. Mais um alucinado da esgotosfera bolsonarista!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.