i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Guilherme Macalossi

Foto de perfil de Guilherme Macalossi
Ver perfil
Opinião

A cloroquina é o bezerro de ouro da esperança alheia

  • PorGuilherme Macalossi
  • 23/07/2020 15:10

Contaminado por coronavírus, Jair Bolsonaro caminhou até seus apoiadores que o aguardavam nos arreadores do Palácio da Alvorada. Fitou a multidão ansiosa e sacou do bolso uma caixa de cloroquina. Ergueu o remédio, para delírio geral dos presentes, que aplaudiram e saudaram de forma entusiasmada. O ato populista tinha clara plasticidade ecumênica. O presidente estava ali como um Aarão redivivo a mostrar seu novo bezerro de ouro, só que este talhado não com brincos e outros ornamentos, mas pela desinformação dos profetas das fake news.

>>Siga a Gazeta do Povo no Instagram

Apesar dos avanços recentes no desenvolvimento de vacinas, num esforço farmacológico global sem precedentes, ainda não há tratamento adequado para essa doença que vem ceifando milhares de vidas e gerando o empobrecimento generalizado. No Brasil, em particular, o número vai se aproximando de 100 mil mortos e mais de 2 milhões e meio de contaminados. É exatamente nesse cenário de desalento e incerteza que prospera a exploração da esperança. Afinal, todos querem que o vírus vá embora e que a normalidade volte. E foi assim que a cloroquina acabou instrumentalizada, tornando-se a resposta fácil e errada para um problema grave e complexo.

De tal forma houve a politização do remédio que hoje os que apontam sua ineficácia como resposta ao coronavírus são tratados como torcedores da doença. Muito pelo contrário, afastar medicamentos inadequados é defender a saúde dos pacientes, uma vez que, além do risco de exposição, eles também podem ser acometidos dos efeitos colaterais do uso. E, como sabemos, a quase totalidade dos brasileiros não tem atendimento médico 24 horas nem a estrutura de saúde que está à disposição do presidente. Bolsonaro, por sua vez, faz exames cardíacos frequentes para monitorar a dosagem de cloroquina. As camadas populares as quais ele influencia com sua postura não têm a mesma sorte.

Mas de onde surgiu essa fixação pela cloroquina a ponto de o Ministério da Saúde ter formulado um protocolo para sua utilização e o Exército ter um estoque do remédio suficiente para 18 anos? A resposta é simples: do debate científico filtrado de forma apressada, rasteira e desonesta pelas redes sociais.

Começou com a divulgação de um estudo realizado na França que sugeria o uso de hidroxicloroquina combinado com azitromicina. Segundo as pesquisadoras Jéssica Nazareno e Mellanie Fontes Dutra, da Rede Análise Covid-19, a “ pesquisa contava com uma amostra de apenas 36 pacientes”, o que não é considerado representativo. Além disso, não seguia “critérios adequados de uma pesquisa científica, apresentando falhas metodológicas graves e não corrigíveis”.

Escrevem as autoras: “Para esse tipo de pesquisa ter validade científica, é necessário que os participantes sejam escolhidos de forma aleatória (randomizada) e dispostos em grupos equivalentes (controlada). Um dos grupos recebendo o medicamento e outro um placebo. No caso da pesquisa divulgada, o grupo usado como comparativo era de outra instituição e a idade dos participantes de cada um dos grupos eram diferentes, o que foi criticado pela comunidade científica”.

Mais recentemente, depois de constatadas as improcedências nos parâmetros usados, o estudo foi retirado do ar. Apesar disso, permaneceu o efeito de sua ampla divulgação, mesmo que já sobejamente refutado.

a exemplo desse, outros estudos também passaram a circular na internet mostrando a aparente eficácia do mesmo remédio. Dentre os mais famosos está um realizado em Detroid pela Henry Ford Covid-19 Task Force. Apesar da abrangência do número de pacientes analisados, trata-se de também de outro levantamento não randomizado e baseado em modelo observacional, o que é insuficiente para atestar a certeza do resultado.

Por outro lado, são muitas as publicações mais completas e recentes que demonstram que o uso de hidroxicloroquina é inócuo.

Segundo um estudo randomizado com pacientes não hospitalizados e em fase inicial da doença publicado no Annal of International Medicine, a hidroxicloroquina não demonstrou efeitos no covid-19. Além desses, vale destacar os estudos randomizados e relativos também a pacientes contaminados e em estágios iniciais, publicados no New England Journal of Medicine e no Clinical Infectious Diseases. Ambos chegaram à conclusão de que o medicamento não obteve resultados.

Em uma meta-análise publicada no Annal of International Medicine, Jéssica Nazareno e Mallanie Fontes Dutra apontam que “24 estudos clínicos randomizados publicados nos Annals of Internal Medicine apontam que as evidências são insuficientes e muitas vezes conflitantes sobre os benefícios e malefícios do uso da hidroxicloroquina ou cloroquina no tratamento do COVID-19”.

Ainda nesta semana, a prestigiada revista Nature publicou dois papers sobre hidroxicloroquina e seus efeitos no vírus. No primeiro, evidencia-se que o remédio não inibe a infecção em células pulmonares humanas, e, no segundo, que não faz efeito profilático em primatas.

Essas informações deveriam bastar para sepultar de uma vez a cloroquina como remédio para tratamento de coronavírus. Mas, como demonstra a atuação do Presidente da República, o que vale no Brasil são os símbolos narrativos que transformam pílulas em peças de propaganda. Com seu bezerro de ouro, Bolsonaro, o Aarão de coturno, desengana a nação em meio à peste descontrolada.

Conteúdo editado por:Rodrigo Fernandes
80 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 80 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • K

    Kátia Fraga

    ± 20 horas

    Que tal conversar um pouco com sua colega Cristina Graeml. Aprender nunca é demais. https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/cristina-graeml/entenda-os-niveis-de-evidencia-cientifica-nas-pesquisas-medicas/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    gilson r c de oliveira

    ± 2 dias

    Engraçado como apenas estudos que INDICAVAM a eficiência foram "sobejamente refutados" os que contradiziam foram acreditados pelo valor de face mesmo com erros, manipulações e vieses descarados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 2 dias

    Falou em remedio ??? Fale com o Capitan !!! Vejam quem foi o manezinho que queria distribuir pro mundo a cura do Cancer ! FOSFOETALONAMINA ! Sim....era o Capitan !!! Agora tomem Tubaina com cloroquina !!! Toneladas de cloroquina que vencem em 2022....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teodoro Jacob Winkler

    ± 2 dias

    Agora a Gazeta do Povo colocou um censor comunista para remover comentários que desagregadam os vermelhões da foice.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alessandro Caldeira

    ± 2 dias

    Enquanto o "jornalista, apresentador, redator e radialista" dá piruetas para lacrar com a elite do "fique em casa" para demonizar um medicamento que pode sim, como de fato está (basta pesquisar um pouco do que ocorre hoje em vários lugares do Brasil e do mundo), milhares de médicos dedicados em salvar vidas (lema da medicina), como a Dra Raissa em P. Seguro/BA, Dra. Carine Petry no DF, Dra. Luciana em SP, e tantos outros estão neste exato momento lutando com as armas de que dispõem, entre elas a (pq não podem se dar ao luxo de esperar a vacina milagrosa) e estão conseguindo fazer do lema uma realidade. Infelizmente o "j, a, r, r" chama isso de populismo. Eu prefiro chamar de HEROISMO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marco Polo

      ± 2 dias

      Perfeito Alessandro, mas a mediocridade não tem a mínima capacidade de entender o que é empirismo, a base fundamental de toda ciência!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teodoro Jacob Winkler

    ± 2 dias

    Matéria asneirática.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teodoro Jacob Winkler

    ± 2 dias

    Eu ainda prefiro viver empiricamente do que morrer cientificamente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 2 dias

    RESUMO: Para o Gui, a ciência deve ser seletiva, e serve só para justificar o lockdown, ou seita da terra parada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    chico

    ± 2 dias

    Tem gente que vota no LuLa vota na Dilma,acredita no FHC ,Acha que lockdown resolve alguma coisa.Quanto a Cloroquina o maior mal que ela pode causar é para quem a escolheu como tratamento.Va tomar conta da sua vida

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 2 dias

    Se funcionasse já teria se livrado do vírus. Não duvido que logo vai espalhar aos seus bovídeos que ele mostrou a caixa de cloroquina com a intenção de alertá-los para não usá-la. É assim que pinóquios sobrevivem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • K

      Kátia Fraga

      ± 2 dias

      Não use seu QI como parâmetro para julgar os outros.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    ± 2 dias

    Tome aspirina e volte para casa, se tiver coragem! Tratar os efeitos sempre dá resultado. Pare de mentir, outro dia ouvi de um médico, quando tive covid tomei cloroquina, mas não existe nada comprovado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nilson Macan

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Magela

    ± 2 dias

    A Cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina , ivermectina ainda sçao o que existe de concreto nas experiências de prevenção e cura . Quando exigem receita para estes remédios estão dificultando o acesso á estes medicamentos . E milhões estão tomando e estão se protegendo, até a chegada da vacina. Não é unanimidade , mas há centenas de médicos tomando e receitando estes medicamentos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    O Mito

    ± 2 dias

    O JB é um maluco seguido por uma horda de malucos iguais a ele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Sena Pereira

    ± 2 dias

    Infelizmente o artculista foi por demais apressado em sepultar a cloroquina. Pior, em comparar a idolatria à defesa do referido fármaco. O futuro ainda fará articulistas como este repensarem o que escrevem, apressadamente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stela Jacomel de Aguiar

    ± 2 dias

    Gazeta do Povo, você me decepciona dando espaço para estes jornalistas comunistas militantes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gisa

    ± 2 dias

    Texto perfeito! Parabéns ao autor pela opinião inteligente e oportuna sobre essa piada chamada hidroxicloroquina no tratamento da covid-19.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 2 dias

    Convém não perder de vista - a quem a verdade tem alguma relevância - que o protocolo com HCQ em associação nunca foi colocado como sendo "a cura". O que defendem os médicos é que o uso da droga, no início da doença, impede que a viremia vá para as alturas causando a reação inflamatória severa que compromete os pulmões e leva o paciente para o respirador, quando não a óbito. E dentro desta proposta o sexagenário Bolsonaro é um exemplo de sucesso do tratamento: ainda apresenta o vírus, mas está em boa condição e sem efeitos colaterais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • T

      Teodoro Jacob Winkler

      ± 2 dias

      Medicamento nenhum garante 100% de cura para qualquer doença. Se assim fosse todos morreriamos de velho aos 120 anos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 2 dias

    Não entendo porque tanta polêmica. Quem não quiser tomar não tome. Ou no fundo o que se quer é tirar a autonomia médico-paciente?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Henrique

    ± 2 dias

    O próprio presidente prova a ineficácia do remédio, inclusive ele reforça a pesquisa divulgada hoje. Tomou hidroxicloroquina, azitromicina e até o ivermectina, e ainda continua com o vírus no exame feito terça-feira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo

      ± 2 dias

      Continua vivo, não?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RPM

      ± 2 dias

      Mais está numa boa. Enquanto outros estariam na UTI

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Fernandes

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 2 dias

      Já ouviste falar de um país chamado Índia, que tem uma das mais baixas taxas de morte por milhão e faz uso amplo da hidroxicloroquina na sua população, já que é o principal produtor mundial de insumos para sua produção. Isso a despeito de ser vizinho da China e ter uma população bastante pobre. Acho que não. Ignorância pode ser resolvida. Desonestidade intelectual não.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    ± 2 dias

    Todos os seguidores do Jair devem tomar diariamente 600 mg de cloroquina para mostrar sua fé no nosso presidente, também publicar diariamente em suas redes sociais a frase "Tomo cloroquina todo dia e estou vivo e bem", quem não tomar é comunista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDN

    ± 2 dias

    Pesquisa do Albert Einstein, do Sírio Libanês e da Rede D’Or também desqualificou a cloroquina para o tratamento de qualquer fase da COVID. Se alguém souber de algum outro estudo dessa magnitude que diga o contrário favor informar. A humanidade agradece!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    ± 2 dias

    Todos os seguidores do Jair devem tomar diariamente 600 mg de cloroquina para mostrar sua fé no nosso presidente, também publicar diariamente em suas redes sociais a frase "Tomo cloroquina todo dia e estou vivo e bem", quem não tomar é comunista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 2 dias

    Artigo muito fraco. Mais um ideológico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 3 dias

    E mais, sr Guilherme, se o kit tivesse salvado a vida de apenas 1 brasileiro, já teria valido a pena. Mas como sabemos, evitou milhares de internamentos e milhares de mortes. Os fatos o dizem, e a verdade prevalecerá. Mesmo tendo os Gulhermes da vida torcendo pra mais mortes. Por que isso enfraqueceria o governo e teriam o bode expiatório de sempre. O "Bozo" é o culpado. Não é a China, não é a OMS, não é os governadores que fizeram seus carnavais, né Guillerme? Hipócrita.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      rdi

      ± 2 dias

      Só falta provar a salvação pelo menos desse 1 paciente agora.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      WILSON ZETI

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      rdi

      ± 2 dias

      São médicos fazendo medicina e não ciência e pesquisa. Não sabem do que estão falando.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manfred Schmid

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thadeu

    ± 3 dias

    Matéria mostra pouca pesquisa, ignora, deliberadamente ou não, TODO o histórico científico de estudo da HCQ. Cansa essa desonestidade intelectual dos "críticos" e "especialistas". Matéria opinativa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Carlos Giublin Junior

    ± 3 dias

    Ciência! Ciência! Gritam os indigentes intelectuais. Lembro que quando pequeno comia dois ovos toda manhã. Depois a ciência disse que ovo era colesterol puro e era veneno. Fiquei uns 20 anos sem comer. Depois a ciência veio e disse que 75% do colesterol tem fundo genético. Essa é a ciência. As certezas de hoje é a incerteza de amanhã. Portanto, não venha do alto da sua "intelectualidade" jogar a "ciência" sobre os mortais. Se não fosse um "esquerdopata" saberia que o maior bem que o ser humano possui é a liberdade. Essa mesma que os governos de esquerda jamais respeitaram. A HCQ tem efeito sobre o covid? Não sei! Mas tenho o direito de usá-la. Não quer usar, não use. Mas respeite quem quer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      rdi

      ± 2 dias

      Todos temos a liberdade de acabar com a própria vida. Ainda assim é crime incentivar o suicídio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J A Schmidt

    ± 3 dias

    Olha o Curriculum do tal "comentarista", sem mais comentários.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Correa

    ± 3 dias

    É realmente difícil entender a fixação de Bolsonaro com a tal Cloroquina. Centenas de pesquisas sérias já desaconselharam o uso da droga no tratamento da Covid, mas o PR insiste. Enquanto isto já chegamos a 80 mil mortos e mais de 2 mi infectados. E uma psicose, talvez caso de tratamento médico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 3 dias

    Alguém sabe explicar a manutenção destes tipos aqui na Gazeta do Povo? O fato da RPC, afiliada da REDE GLOBO, pertencer ao GRPCOM, ao qual pertence a Gazeta do Povo, é pista de alguma coisa? -- A propósito, o rapaz omitiu um "detalhe" ao comentar o "estudo da França onde tudo começou": esqueceu de dizer que o cientista Didier Raoult VEM OBTENDO ÊXITO no tratamento dos pacientes com o protocolo de HCQ em associação. Mas que importam esses "pormenores", não é mesmo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    renato mello

    ± 3 dias

    Que legal a revista Nature disse que cloroquina não faz efeito em estudos comm macacos! Mas eu não sou macaco não. Meus genes são ligeiramente diferentes e isso pode fazer a diferença na hora das testagens!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gabriel Leite

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eire Emilio Zimmermann

    ± 3 dias

    De onde vem tanto rancor?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 3 dias

    E aí, Macarena, já foi tomar a vacina ching-ling? Vai lá, e depois conta pra gente. Pelo vídeo que passaram ontem, a "voluntária" tomou a vacina mas o enfermeiro deixou a mão na frente da seringa, e parece que inclusive, esqueceu-se de retirar a cápsula de plástico que protege a agulha. Que distraído não? Deve ser um daqueles cubanos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter

    ± 3 dias

    Faltou assunto. Então vamos falar de cloroquina! Quanta amargura no coração. Dá até pena desse aprendiz de colunista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Coronel

    ± 3 dias

    Na verdade, especialistas opinativos em cloroquina querem dizer que cada pessoa é livre para decidir se quer, ou não, usar esse medicamento ou o Rhum Chreosotado, desde que decida NÃO TOMAR! Ora, vão lamber sabão, enquanto os especialistas ainda não digam que esta prática também seja genocida. Eu tomo o remédio que eu quiser, assim como posso não tomar poha nenhuma, e não preciso de ninguém dando palpite sobre isso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 3 dias

      Bem assim ! Acupuntura e homeopatia não possuem qualquer comprovação científica, assim como os chás medicinais. Mas quem quiser usar e acreditar, usa ué... Mania desgraçada desses esquerdistas de se meter na vida dos outros... Parecem aquelas fofoqueiras de interior, que não trabalham, ficam o dia inteiro sem fazer nada e ainda querem dar palpite na vida dos outros... Vão achar o que fazer, bando de desocupados....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 3 dias

    Cansativa essa seita da terra parada... A eficiência da quarentena e lockdown dos saudáveis não tem qualquer comprovação científica, mas segue com defensores fanáticos e emburrecidos. Certeza há sobre o prejuízo econômico, mas isso parece ser o principal objetivo do “fica em casa”. A Bélgica fez lockdown e alcançou o pior resultado mundial. Sobre cloroquina, ela não combate o vírus, mas a resposta inflamatória do corpo. Evita pus e danos nos pulmões. E para isso funciona bem, para prevenir uma crise respiratória.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 3 dias

      Li sobre dezenas de casos de sucesso com o tratamento precoce, a resposta do corpo vem em poucas horas. O Bolsonaro e o Ministro Ônix tiveram melhoras expressivas poucas horas após o início da medicação, e estão bem. A alternativa da esquerda é espantosamente burra: vai para casa, toma paracetamol e procura o hospital quando estiver mal, com dificuldade de respirar. Isso é conselho de carniceiro, prefiro tentar o tratamento precoce, com cloroquina. Acho realmente que o Bolsonaro está certo e a esquerda inteira errada. Serão cobrados por isso um dia....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Natan Monteiro

    ± 3 dias

    Prezado Guilherme, com todo respeito ao seu posicionamento, sua argumentação é toda politizada. Uma argumentação crítica séria põe em evidência sólidos estudos tanto de um lado quanto de outro. Citação de conveniência é só para tentar ludibriar o leitor. Ainda arremata com "sepultar a cloroquina"... Que conclusão colegial é essa, amigo? Artigos sérios citam caminhos alternativos em suas conclusões, dão um norte para o leitor etc. Desse jeito fica complicado, amigão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 3 dias

    Enfim parece que o Bolsonaro estava certo o tempo todo, a hidroxicloroquina, quando aplicada logo após os primeiros sintomas da doença, tem ajudado a salvar muitas vidas. O resto é blá-blá-blá de articulista desocupado!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Coronel

    ± 3 dias

    O preado blogueiro Macalossi parece os arautos do assassinato em massa, com a liberação das armas para pessoas físicas. Deve ser defensor da tese de que o cidadão não precisa de armas para defender seu domicílio e sua família, já que isso é dever da Polícia. Parabéns. POR OUTRO LADO, como leitor antigo da GP, notei que, após o kgaço que o Congresso deu neste jornal, incluindo-o no rol das fakes news, a linha de comentários e notícias vem se tornando, pouco a pouco, mais um polo 'democrático e progressista", como "eles" querem. Espero estar enganado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J.A.O

    ± 3 dias

    Enquanto o articulista gasta suas energias e seu tempo se baseando em ideologia política amplamente propagada pelos adeptos da cientologia, médicos compartilham a experiência de sair do caos para UTIs vazias graças ao uso de remédios como a HCQ na fase inicial de Covid-19, chamada de fase 1. Centenas de profissionais que adotaram o protocolo do Ministério da Saúde já têm resultados positivos para apresentar. Não há relatos de mortes por efeitos colaterais como tanto alardeiam os torcedores do caos. Zero. Também é quase nulo casos de pacientes medicados no estágio inicial que tiveram agravamento da doença.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 3 dias

      Mortes por efeitos colaterais por uso de cloroquina: 0 (zero, ao menos que eu saiba). Mortes por coronavírus no Brasil: mais de 80.000 (dados duvidosos, mas é isso que divulgam). Mas o risco, segundo a extrema-imprensa e esse articulista, é a cloroquina. O bom é encarar o vírus de peito aberto, só tomando paracetamol... Tá bom, e o genocida é o Bolsonaro... Acreditar na esquerda mata...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gabriel Brandão de Abreu

    ± 3 dias

    O colunista ainda não percebeu que tanto pesquisas pró Cloroquina quanto contra Cloroquina são rebatidas constantemente, ou seja, não há comprovação científica nem contra e nem a favor da droga. Mas como já escreveram aqui nos Comentários, “na prática, a teoria é outra” e há inúmeros casos em que a Cloroquina tem demonstrado sucesso. Cada um que decida se quer ou não tomar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 3 dias

    O pior colunista(se é que se pode chamá-lo disso) desse jornal. Cansativo, insistente e Distorcivo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel M

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 3 dias

      Não sei, não gastava um centavo para ler essas burrices militantes... Espero que a GO nunca esqueça que estamos aqui pelo Guzzo, Constantino, Fiúza, Alexandre Garcia e outros articulistas da mesma linha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    OLMIRO DALL AGNOL

    ± 3 dias

    Além de pedante o articulista imagina ser o Reinaldo Azevedo dos pampas...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    antonio sergio ferreira baptista

    ± 3 dias

    Mais um ignorante no asunto que tenta abordar. A HCQ é uma droga com poucos efeitos colaterais. Tanto que é usada mundialmente para o tratamento da malária, artrite reumatóide etc e já temos uma noção muito clara de sua segurança. Há dezenas de artigos mostrando sua eficácia nas fases iniciais da COVID 19. Se o articulista prefere acreditar nos artigos que falam contra o uso, que não permita sua utilização em si e em seus filhos mas não seja autoritário e dê o direito dos outros a utilizarem. Quer é lacrar com essa história de Bezerro de ouro para sua bolha. E Bolsonaro não fez exames cardiológicos para monitorizar a dosagem de HCQ. Fake news.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Jose Alves

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eneida

    ± 3 dias

    Centenas de médicos informam melhora com o uso precoce da hidroxicloroquina. Estariam mentindo? Estudo randomizado no meio da pandemia é impraticável. Em uma guerra usam-se as armas que estão disponíveis.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alcir Carlos Sereni

    ± 3 dias

    nas ciências exatas a medicina não consta, e assim todos sabem que somente o medicamento não cura, 80% mais da cura está na fé do paciente, outros 20 vem das drogas lá existentes, logo a cloroquina funciona muito bem. Nosso jornalista escreve isso porque não pegou covid.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    habj

    ± 3 dias

    Esse sujeito não presta para escrever placa de entrada em ferro velho. Impressionante como a Gazeta dá voz a um sujeito desses.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Gabriel Brandão de Abreu

      ± 3 dias

      Acho importante a Gazeta ter colunistas como ele. Quando li essa matéria, ao menos fiquei feliz em ver que os leitores percebem que há varias falhas nas argumentações dele.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Josphin

    ± 3 dias

    Os arautos do apocalipse não desistem e continuam a fazer campanha contra a Cloroquina. Se não funciona, por que a campanha contra? É como diz o ditado, não se atira pedras em árvores que não dão frutos. Se tanta gente ataca é por que o remédio funciona (como, aliás, grande parte da população sabe, pois ou usou ou conhece alguém que usou com sucesso). Fica óbvio que tem gente se alimentando da crise causada pela pandemia, mesmo que pessoas continuem morrendo. No final as máscaras cairão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]