Instituto Jaime Lerner

Bairros planejados e a base ambiental

10/02/2023 13:29
Thumbnail
O escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados completa vinte anos de atuação em abril deste ano, tempo em que diferentes gerações vêm trocando experiências no desenvolvimento de diversos trabalhos de macroestruturação urbana e planos urbanísticos, de desenho urbano e projetos estratégicos, além de arquitetura e design em várias regiões do Brasil e do mundo.
Incorporamos os conceitos que Jaime Lerner generosamente compartilhou conosco ao longo deste período, com uma visão de futuro focada em soluções simples e integradas, buscando sempre resultados com escala humana e respeito ao meio ambiente. Estes conceitos se reúnem no que carinhosamente chamamos de “mantra”, tamanha a influência que exercem na orientação dos trabalhos desenvolvidos, independentemente da escala: sustentabilidade, densidade, mobilidade, diversidade, identidade e coexistência.
Nos últimos anos, temos vivenciado uma grande procura para o desenvolvimento de bairros planejados, o que nos levou a elaborar uma forma de trabalho que refletisse estes conceitos com especial atenção às questões ambientais e paisagísticas, considerando as crescentes demandas por espaços integrados à natureza e as necessárias adaptações urbanas quanto às agendas de organizações multilaterais como a ONU, bem como do setor privado, frente aos desafios da sociedade contemporânea.
Neste contexto, temos desenvolvido este trabalho com ênfase na comunhão com a geografia do lugar, buscando integrar os aspectos naturais às soluções urbanas multifuncionais para a formação de um sistema de áreas verdes com qualidade ambiental. Neste processo, vários aspectos são considerados no design do novo bairro: a vegetação nativa, os cursos d’água e a topografia favorecem a criação de corredores de biodiversidade com conectividade ambiental, integrando o empreendimento ao seu entorno e valorizando a coexistência com a flora e a fauna. A permeabilidade do solo nos lotes, praças e parques favorece a formação de um mosaico verde que se espalha por toda a área urbanizada, inclusive nas calçadas com jardins de chuva, canteiros que retêm temporariamente a água, diminuindo a pressão sobre as galerias pluviais convencionais. Por fim, lagoas de contenção como as dos parques de Curitiba completam o sistema de macrodrenagem na formação da infraestrutura verde, propiciando o convívio da população em áreas públicas multifuncionais de qualidade e integradas à paisagem urbana.
Nessa jornada de desenvolvimento de bairros planejados, tivemos a alegria de celebrar algumas premiações: a Cidade Cauype, trabalho desenvolvido em parceria com a Neourbix em Caucaia-CE, foi laureada com o Prêmio Master Imobiliário 2021, na Categoria Profissional - Soluções Urbanísticas, realizado pela SECOVI-SP e Fiabci-Brasil. Já o Vivapark Porto Belo, em Porto Belo-SC, recebeu o inédito selo Leed Platinum Communities Plan and Design 2022, primeiro em sustentabilidade e qualidade de vida no mundo. Ainda em 2022, o Vivapark obteve outra premiação internacional, o Architecture, Construction & Design Awards (ACD Awards), na categoria Melhor Design Urbano, realizada pelo Rethinking the Future (RTF), organização internacional que mapeia e premia projetos de arquitetura e design no mundo.
A experiência no desenvolvimento de bairros planejados tem sido importante para o avanço das soluções alinhadas às demandas contemporâneas, com constantes aprimoramentos e adaptações na condução dos trabalhos com qualidade e criatividade. Cada vez mais buscamos a inovação e seguimos com o desejo de continuar honrando o legado de Jaime Lerner.
*Débora Ciociola é arquiteta no escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados e doutoranda em gestão urbana pela PUCPR.
*Felipe Guerra é arquiteto no escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados.