Instituto Jaime Lerner

Transformar a herança em missão

02/12/2022 18:00
Thumbnail

Jaime Lerner é um dos arquitetos e urbanistas mais importantes da história do mundo ao liderar a revolução urbana em Curitiba. | Albari Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo

Tive a sorte imensa de ter o Jaime Lerner como pai. Essa experiência foi como ver de camarote uma vida de aventuras incríveis. Meu pai foi a pessoa mais feliz que conheci. Profissionalmente era a pessoa mais realizada, amava o que fazia incondicionalmente. O prazer vinha de uma certeza que acompanha aqueles que intuitivamente entendem o mundo.
Perdi o pai em maio de 2021 e foram inúmeras e inesquecíveis manifestações de carinho e reconhecimento que recebemos, eu, minha irmã e nossas famílias. Manifestações essas que, em meio a dor da perda, nos emocionaram e fizeram refletir o quanto ele tocou positivamente a vida de tantas outras pessoas.
A nós, entre todas as heranças, coube a mais importante: o legado.
Transformamos então a herança em missão. Assim, ressurge o propósito do Instituto Jaime Lerner: transmitir o legado.
Acima de tudo, meu pai foi um entusiasta das cidades. Ali ele depositava seu amor, suas ideias, sua genialidade, seu entusiasmo e sua paixão. A cidade como foco e como agente de transformação da vida das pessoas e do mundo.
Todo seu trabalho gira em torno dessa ideia fixa de que a cidade é a solução, é o cenário do encontro, é proposta para a escala humana, é palco da vida.
Ele tinha um olhar generoso sobre as cidades, às vezes interpretado como um otimismo romântico, mas que no fundo apenas refletia sua crença de que as cidades são o lugar onde viver requer maior tolerância, coexistência, diversidade, múltiplas funções, prosperidade e sustentabilidade. A cidade real deve sempre propiciar uma vida feliz para todos.
Caberá ao Instituto celebrar essa ideia e sua força. Lá, a cidade voltará a ser tema, reflexão, projeto, discussão, aprendizado, história, inovação. Lá, a pesquisa, os encontros e diversos eventos terão espaço. Uma série de atividades estão sendo formatadas para que o legado transcenda a palavra e a memória e passe a ser ação.
Recomeçaremos por aqui essa caminhada, compartilhando reflexões que compõem o debate sobre esse universo que é a cidade, com o desejo de envolver a sociedade nestas discussões. Aqui teremos esse espaço, apresentado pelos nossos colaboradores ou por pensadores convidados; gente que divide esse entendimento, que tem o comprometimento com uma visão de mundo onde a cidade é feita na escala do humano.
Assim, meu pai, bem como suas ideias, estará sempre vivo, sempre presente. Curitiba tem muito dele. Nossa casa, sede do Instituto, também. Esperamos que vocês o encontrem também por aqui!
*Diretora do Instituto Jaime Lerner.