i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Ir e Vir de Bike

Ver perfil

Curitiba terá roteiros cicloturísticos em homenagem a Leminski e Poty Lazarotto

  • PorAlexandre Costa Nascimento
  • 15/03/2014 00:46
Obras do artista curitibano Poty Lazarotto poderão ser conhecidas em roteiro de bicicleta.
Obras do artista curitibano Poty Lazarotto poderão ser conhecidas em roteiro de bicicleta. | Foto:
Obras do artista curitibano Poty Lazarotto poderão ser conhecidas em roteiro de bicicleta.

Obras do artista curitibano Poty Lazarotto poderão ser conhecidas em roteiro de bicicleta.

Até o fim deste ano, Curitiba vai implantar oito circuitos de cicloturismo urbano em homenagem a expoentes da cultural local. Os  dois primeiros roteiros deverão homenagear o poeta Paulo Leminski e o desenhista e muralista Poty Lazzarotto.

A ideia é fazer com que tanto a população local quanto os turistas possam percorrer esses roteiros de forma autoguiada, por meio de sinalização turística própria, conhecendo informações sobre o trabalho e a obra desses artistas.

O pré-lançamento dos roteiros foi  foi feito na última sexta-feira (14) pelo Instituto Municipal de Turismo (Ctur) durante o Salão Paranaense de Turismo. Os roteiros, que ainda receberão sinalização própria antes de serem lançados para a população, terão como referência os painéis de Poty Lazzarotto e alguns locais frequentados por Paulo Leminski, espalhados pela cidade.

O presidente do Ctur, Paulo Colnaghi, conta que o desenvolvimento do roteiro teve a participação da família dos dois artistas, além de contar com o auxílio do urbanauta Eduardo Fenianos. “É um tipo de que só vem aumentando no mundo inteiro e, além de mostrar a cidade, revela a cultura de Curitiba e dois ícones da cidade”, diz Colnaghi.

Roteiros

Pedreira Paulo Leminski é parte do roteiro em homenagem ao poeta.

Pedreira Paulo Leminski é parte do roteiro em homenagem ao poeta.

“A Curitiba de Leminski” tem como destaque a casa onde o poeta morou na infância, o colégio que estudou, locais que costumava frequentar como livrarias, restaurantes e cafés, a Pedreira Paulo Leminski e o Estádio do Atlético Paranaense. São 30 pontos, dentre os quais estão bares, restaurantes e locais comuns que o poeta criou muitas de suas obras.

Serão criados, ainda, espaços dedicados poeta, como a construção de um espaço cultural na Pedreira Paulo Leminski, uma estátua (em local ainda a ser definido), e a execução de algumas ações de divulgação como a plotagem dos ônibus da Linha Turismo (em 2014) com os traços do bigode do artista, uma de suas características marcantes.

Poty e os painéis

Guia trará informações sobre as obras de Poty. (Foto: Everson Bressan/SMCS)

Guia trará informações sobre as obras de Poty. (Foto: Everson Bressan/SMCS)

Os painéis do gravador, ilustrador, muralista, professor de artes e artista plástico Poty Lazzarotto espalhados pela cidade, e que ornamentam diversos espaços públicos de Curitiba, serão unidos em um roteiro turístico que passa na Praça Tiradentes, Palácio Iguaçu, Torre Panorâmica, Teatro Guaíra ou na Praça do Homem Nu (Praça 19 de Dezembro). A proposta é que os interessados conheçam esses pontos de bicicleta, em um caminho de 12 quilômetros.

 

Com informações da Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.