i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Ir e Vir de Bike

Ver perfil

Movimento vai unir cidades em defesa do uso da bicicleta

  • PorAlexandre Costa Nascimento
  • 05/08/2013 21:21
Movimento vai unir cidades em defesa do uso da bicicleta
| Foto:
Reprodução/biciporlavida.org

Bicicletas pela Vida: ação integrada ocorrerá simultaneamente em diversas cidades ao redor do mundo.

O movimento “Bicis por la Vida” pretende unir cidadãos de diferentes cidades ao redor do mundo para promover o uso da bicicleta como meio de transporte no dia 22 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro.

A iniciativa incentiva a realização de ações criativas pelos próprios cidadãos, que incentivem a cultura da bicicleta. Além do Brasil, cidades da Argentina, Colômbia, Chile, Venezuela, Holanda e Polônia terão ações do “Bicis pela Vida” neste ano.

As ações serão promovidas por grupos independentes de voluntários em qualquer cidade. Como o movimento que é horizontal — não possui líderes ou entidades coordenadoras — ele servirá apenas como plataforma para centralizar e divulgar as ações, que serão registradas em um mapa colaborativo.

A ideia é incentivar que os cidadãos deem às duas cidades um presente. Vale qualquer expressão artística no espaço público, que se faça com respeito e sob autorização necessária dos órgãos competentes. Uma “linha da vida” pode ser desde uma bicicleta que se pinta em um muro (grafiti), até uma grande ciclovia/ciclofaixa que se desenhe pelas ruas da cidade. Clique aqui para incluir a sua iniciativa no mapa

Algumas das ações propostas para o Bicis pela Vida são:

1 – Convidar os cidadãos a fazer um passeio de bicicleta;
2 – Participar de manifestações artísticas nas ruas de cidades: desenhar “linhas de vida” nas ruas, pintar ciclovias e ciclofaixas cidadãs, símbolos de prioridade ao ciclista ou murais relacionados ao assunto, se necessário, com a permissão da autoridade competente;
3 – Ajudar a abrir e gerenciar espaços a serem usados nesse dia como percursos de lazer, para que as pessoas aproveitem de sua bicicleta, patins, patinetes ou caminhar com segurança;
4- Qualquer ação criativa e coletiva que ajude a promover o uso das bicicletas em sua cidade.

 

Reproduçao/La Ciudad Verde

Ação do “Bicis por la Vida” em 2012, na cidade colombiana de Medellín, promoveu a pintura de ciclofaixas cidadãs.

Iniciativa premiada

Criado em Medellín, na Colômbia, o projeto “Bicis por la Vida” recebeu o prêmio “Cycling Visionaries” de 2013, durante o Velo City, principal congresso de ciclomobilidade do mundo, realizado entre 11 e 14 de junho em Viena, na Áustria.

Participe

Confira as cidades que vão promover ações e inclua sua cidade e sua ação no mapa.

 

Use as hashtags #BicisPorLaVida (espanhol) #BicisPelaVida (português) #VeloPourLaVie (francês) e #Bikes4Life (inglês)

Quando?
Dia 22 de setembro, para celebrar o Día Mundial Sem Carro.

Onde?
O grande simbolismo desta ação é que ela será desenvolvida simultaneamente em varias cidades do mundo, inclusive a sua!

Quem a promove?
A ação é liderada por gente como você; cidadãos de ação em cada bairro, cidade ou região do país.

 

Promova sua ação e presenteie sua cidade com uma ação criativa em pról do uso das bicicletas.

Promova sua ação e presenteie sua cidade com uma ação criativa em pról do uso das bicicletas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.