Jeito Animal

Pedro Fontoura

Aromaterapia traz mais qualidade de vida para pets

Pedro Fontoura
19/06/2023 23:52
Thumbnail

Nas massagens relaxantes com aromas, o tutor fortalece o vínculo com o animal, já que o contato aumenta a sensação de bem-estar. | Bigstock

A aromaterapia é uma modalidade terapêutica que utiliza princípios aromáticos derivados de plantas e pode ser utilizada tanto em humanos como em pets, de acordo com indicação de especialistas. É reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também é considerada uma entre as diversas técnicas que compõem as Práticas Integrativas e Complementares ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Todo esse reconhecimento possui base científica e é possível observar, no exercício da Medicina Veterinária, seus benefícios para pets tanto com relação à saúde física como à emocional. Esses compostos atuam quimicamente estimulando células nervosas, diferentemente das essências florais, que atuam energeticamente. Os mais conhecidos e utilizados são os óleos essenciais, mas dentro da aromaterapia também existem hidrolatos, absolutos e óleos resina.
Os óleos essenciais contêm propriedades terapêuticas cicatrizantes, antivirais, antibacterianas, antifúngicas e antisépticas, além de contribuírem para o tratamento de estresse, ansiedade, dor e depressão. O aroma e as partículas liberadas pelos óleos estimulam diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar diversos sintomas e patologias.

Como usar

Existem muitas maneiras de aplicar a aromaterapia, dependendo do tratamento e efeitos. Para tratamentos psiquiátricos e comportamentais, utilizamos a via inalatória, que é a maneira mais eficaz de auxiliar nos quadros patológicos, pois é absorvido rapidamente pela receptores olfativos.
Na veterinária, usamos os óleos diluídos em óleo vegetal sempre para reduzir a concentração. Como cães e gatos apresentam muitos mais receptores que nós, devemos ser cautelosos quanto a concentrações e odores pungentes.
Os difusores são opções para espalhar o odor por um cômodo. Quando utilizar dessa forma, sempre deixar o ambiente aberto e com rota de fuga para os animais que se sentirem desconfortáveis.
É necessário saber que cada óleo essencial possui características únicas de indicações terapêuticas, forma de uso, concentrações e contra indicações, por isso é importante sempre consultar um profissional capacitado antes de fazer o uso. O uso em gatos deve ser feito com muita cautela, sendo que os hidrolatos são mais indicados.
Na psiquiatria e terapias comportamentais as sinergias são feitas diluídas em óleos vegetais para massagens relaxantes. Como é realizada pela via inalatória, o tutor fortalece o vínculo com o animal, já que o contato e “olho no olho” aumentam a liberação de ocitocina (hormônio “do amor”) e trazem sensações de segurança e bem-estar.
Caso queira entender mais os benefícios da aromaterapia para melhorar problemas de comportamento ou dar mais qualidade de vida para o seu pet consulte um veterinário integrativo ou aromaterapeuta especialista em pets.