Jeito Animal

Luiza Nascimento

Os benefícios dos florais para cães e gatos

Luiza Nascimento
24/05/2023 10:00
Thumbnail

Terapia floral: técnica é baseada na energia das flores silvestres. | Bigstock

As terapias alternativas estão ganhando cada vez mais espaço na rotina de tutores e seus pets porque trazem benefícios para o bem-estar animal sem efeitos colaterais. A terapia floral, reconhecida desde 1956 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma das mais difundidas.
A técnica baseada na energia das flores silvestres foi descoberta o médico britânico Edward Bach e é composta por 38 essências florais e cada extrato, corresponde à um sentimento/conflito do indivíduo, agindo no corpo promovendo harmonia entre a alma e a personalidade, permitindo que o corpo fique mais livre para o processo de cura.
Os florais são extratos líquidos naturais de flores silvestres, puras e harmônicas, que se destinam ao equilíbrio de problemas emocionais. Além de ser natural e não invasivo, não possui contraindicações e podem ser usados em tratamento conjunto entre tutor e animal, juntamente com terapia comportamental.
São indicados para diversos casos de problemas comportamentais, como agressividade, ansiedade, estresse, medos e fobias, inquietação entre outros. Mas sempre com acompanhamento de um adestrador ou veterinário comportamentalista para também orientar a mudança de hábitos e ensinar o cão ou gato a lidar com emoções que levam a esses problemas de comportamento.
A prescrição de florais é realizada após um questionário comportamental com o tutor para avaliar qual problema o animal apresenta e qual o melhor floral a ser administrado. Os florais de Bach são muito eficientes e agem rápidos. As essências começam a fazer efeito no organismo assim que são tomadas. O tempo para percepção dos benefícios e mudanças comportamentais depende muito do caso e indivíduo.
O tratamento também deve ser acompanhado de uma rotina saudável, com alimentação balanceada, exercícios e enriquecimento ambiental. Sempre levar em consideração que cada indivíduo é único, e como o intuito da terapia floral é tratar o indivíduo e não a doença, devemos sempre procurar um profissional capacitado para receitar uma manipulação exclusiva para seu bichinho.
Na próxima edição da revista Pinó vamos trazer informações sobre a acupuntura e seus benefícios clínicos e comportamentais, acompanhe!