Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

A cartada de Gilmar Mendes e a viagem de Beto Richa ao exterior

Beto e Fernanda Richa (Foto: Marcelo ANdrade/Gazeta do Povo) (Foto: )

Por Katia Brembatti

Quando começou a circular uma foto de Fernanda e Beto Richa embarcando em um cruzeiro, na Espanha, na terça-feira (19), uma dúvida imediatamente surgiu: mas eles podem viajar para o exterior? A pergunta surge na esteira do caso de Luiz Abi Antoun – também alvo de investigações e de prisão na Rádio Patrulha, operação deflagrada em setembro – que viajou para o Líbano em setembro e até agora não voltou.

Fernanda e Beto Richa nem chegaram a entregar os passaportes para a Justiça. Normalmente esse tipo de medida é tomada quando a prisão é revogada. Também a obrigatoriedade de comunicar viagens costuma constar no processo de soltura. No caso dos dois, a forma como conseguiram a liberdade também os liberou de qualquer cerceamento de viagens. Quando o ministro Gilmar Mendes deu um salvo conduto para os investigados na operação, determinando a soltura de todos os presos, possibilitou que eles circulassem, no Brasil e no exterior, sem a necessidade de pedidos de autorização.

O retorno de Fernanda e Beto Richa ao Brasil é esperado no dia 6 de dezembro.

Acompanhe o blog no Twitter. 

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.