• Carregando...
Foto do confronto entre PM e professores, em 1988 (Foto: João Bruschz/Gazeta do Povo)
Foto do confronto entre PM e professores, em 1988 (Foto: João Bruschz/Gazeta do Povo)| Foto:

Em entrevista concedida à rádio Jovem Pan de São Paulo, o senador pelo Paraná e pré-candidato à presidência Alvaro Dias (Podemos) chamou de “fake news”, “mentira” e “factoide” o episódio de 30 de agosto de 1988 quando a cavalaria da Polícia Militar avançou sobre professores que faziam uma manifestação no Centro Cívico, em Curitiba. Na época, Álvaro era o governador do Paraná.

Quando o entrevistador Marco Antonio Villa interpelou Alvaro afirmando que o episódio havia virado até data histórica no Paraná, com manifestações periódicas para lembrar o acontecido, o senador rebateu dizendo que virou data histórica apenas para a APP Sindicato, “aparelho do PT”. Em uma retórica muito semelhante a do ex-governador Beto Richa (PSDB) quando comenta o 29 de abril, Alvaro afirmou que a manifestação não era somente de professores.

(Foto: Arquivo APP)

“Não foi um confronto com professores porque naquele momento estavam lá petroleiros, [trabalhadores da] construção civil, ônibus de SP com sindicalistas que foram para tumultuar o ambiente”, disse.

LEIA MAIS: 1988, o ano que nunca terminou

Na entrevista, Alvaro disse ainda que teve a humildade de pedir desculpas “aos professores que eventualmente possam ter sido atingidos com essa manifestação”.

Assista ao vídeo


Colaborou: Fabiano Klostermann

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]