i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

João Frey

Foto de perfil de João Frey
Ver perfil

Duas universidades estaduais suspendem aulas por falta de professores

  • PorJoão Frey
  • 18/03/2018 19:47
A decisão foi tomada porque não foi possível contratar a quantidade necessária de professores (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)
A decisão foi tomada porque não foi possível contratar a quantidade necessária de professores (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)| Foto:

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) suspenderam o início do calendário acadêmico dos cursos de graduação. O começo das aulas estava previsto para esta segunda-feira (19). Segundo as universidades, a decisão foi tomada porque não foi possível contratar a quantidade necessária de professores. As instituições argumentam que o governo do Paraná não autorizou a contratação de docentes temporários em número suficiente para dar conta da demanda.

Em um vídeo publicado na página da universidade, o reitor da Unicentro, Aldo Bona, afirmou que os estudantes de graduação não terão aulas na Universidade “até que nova realidade seja estabelecida”. Ele afirmou ainda que a medida tem o objetivo de evitar transtornos pedagógicos aos cursos da instituição e aos docentes.

LEIA MAIS: Richa muda regras e compra nova briga com professores universitários do Paraná

Além de UEL e Unicentro, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) também enfrenta o mesmo problema e já anunciou que poderá suspender o calendário letivo na quinta-feira (22). Na Unespar, segundo informações da instituição, a contratação liberada pelo governo equivale a apenas 51% da carga horária mínima que a universidade necessita para o ano letivo de 2018.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) confirma que houve uma redução no número de horas-aula liberadas para a contratação de temporários em relação ao ano de 2017. De modo geral, a redução foi de 30%, mas em algumas universidades, como no caso da Unespar, chega a 50%.

A decisão de reduzir a contratação de temporários foi tomada pelo Comitê de Política Salarial, coordenado pela Casa Civil e pela Secretaria da Fazenda. Segundo a Seti, o secretário João Carlos Gomes vai se reunir com representantes do Comitê para retomar a negociação e buscar reavaliar a quantidade contratações autorizada pelo governo.

Relação estremecida

A suspensão do calendário acadêmico é mais uma rusga na relação entre governo do Paraná e as universidades estaduais. Os desentendimentos vêm desde o ano passado, quando o governo forçou as instituições de ensino a aderirem ao Meta-4, sistema unificado do Executivo que gerencia as informações de folha de pagamento. Algumas universidades resistiram à adesão e chegaram a ter verbas bloqueadas.

Acompanhe o blog no Twitter. 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.