• Carregando...
Senador Oriovisto Guimarães (Podemos) (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Senador Oriovisto Guimarães (Podemos) (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)| Foto:

O senador paranaense Oriovisto Guimarães (Podemos) foi escolhido relator do Plano Plurianual (PPA) na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. O projeto deve ser enviado ao Legislativo até o fim de agosto e nele estarão os objetivos, metas e programas que vão orientar o governo na elaboração dos orçamentos de 2020 a 2023. O plano, portanto, balizará as ações de três anos da gestão de Jair Bolsonaro (PSL) e o primeiro ano do mandato seguinte.

Oriovisto foi indicado para a relatoria pelo presidente da CMO, senador Marcelo Castro (MDB-PI) e seu nome foi aprovado por unanimidade em reunião realizada na terça-feira (7). O senador diz que a indicação é ao mesmo tempo uma honra e uma “enorme responsabilidade.

LEIA MAIS: Senadores do Paraná criticam cortes de verba nas universidades federais

“As grandes diretrizes de para onde deve caminhar a economia brasileira, para onde devem caminhar as ações do governo federal são fixadas pelo PPA. Depois dele aprovado é que se aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias. É um trabalho grande, um trabalho sério, mas um trabalho onde pode ser feito muito pelo país e eu pretendo me dedicar a isso com muito carinho e cuidado”, afirmou o senador.

De acordo com o senador, seu trabalho será fazer com que o PPA reflita os objetivos do governo federal, mas que também incorpore o pensamento do Poder Legislativo e os “anseios de toda a nação brasileira”.

Em seu primeiro mandato eletivo, Oriovisto – que é economista de formação – tem dedicado atenção à agenda econômica. Um projeto de lei apresentado pelo Senador prevê a “responsabilidade compartilhada” no setor público, ou seja, em casos de superávit os servidores públicos seriam premiados com bônus, mas em anos deficitários seus salários ficariam congelados.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]