• Carregando...
Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai (Foto: Kiko Sierich/Gazeta do Povo)
Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai (Foto: Kiko Sierich/Gazeta do Povo)| Foto:

* Por Katia Brembatti

Um pedido do governo do Paraná, feito no mês passado, foi aceito e anunciado em reunião em Brasília, nesta terça-feira (12), com representantes do Brasil e do Paraguai: a administração estadual receberá a delegação da segunda ponte entre os dois países. A obra será bancada pela usina de Itaipu, ao custo estimado de R$ 291 milhões.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex de Oliveira, a decisão resolve um impasse administrativo e jurídico sobre a gestão da obra, que precisava de um ente público para tocar o projeto. Como o projeto já está pronto e com licenciamento ambiental, o Paraná teria condições de dar a ordem de serviço de imediato, para dar mais celeridade à execução.

LEIA MAIS: Nova licitação dos pedágios no PR será feita pela União; estado exige redução de 50%

Por ter recursos vindo da usina e envolver os dois países, havia um entrave relacionado à realização da obra, que passará a ser tocada pelo Paraná. Sandro Alex também destaca que o anúncio mostra sintonia entre os governos federal e estadual.

O projeto, de 2014, prevê a construção de uma ponte estaiada sobre o Rio Paraná, entre o bairro de Porto Meira, em Foz do Iguaçu, e a cidade de Presidente Franco, ao lado de Ciudad del Este. A obra deve ser feita na altura do Marco das Três Fronteiras. A importância da obra foi mencionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), em fevereiro, durante a posse da diretoria de Itaipu.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]