i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

J.R. Guzzo

Foto de perfil de J.R. Guzzo
Ver perfil
Outro olhar

É complicado persistir na crença de que o Brasil é um exemplo mundial de incompetência na pandemia

  • J.R. GuzzoPor J.R. Guzzo
  • 28/01/2021 18:25
Paciente em hospital de Manaus durante a pandemia da Covid-19 em janeiro de 2021
Paciente em hospital de Manaus durante a pandemia da Covid-19 em janeiro de 2021| Foto: Michael DANTAS / AFP

Num mundo que tem 200 países, certamente não anima ninguém ficar entre os vinte ou trinta com o pior desempenho em alguma coisa. A questão muda de cara, porém, quando se vê quem está na lista. Se estão ali os países mais bem sucedidos do planeta, como potência econômica, competência administrativa dos governos e bem estar social, e se a maioria deles apresenta números piores que os do seu próprio país, então é preciso pensar na situação toda com um pouco mais calma.

O Brasil, segundo os dados mais recentes, está em 26º. lugar entre os países com o maior número de mortes por 1 milhão de habitantes por causa da Covid – uma posição que oscila com frequência segundo as estatísticas diárias. Seria muito melhor, é óbvio, que estivesse entre os 26 que têm menos mortos “per capita”. Mas fica complicado persistir na crença de que o Brasil é um exemplo mundial de incompetência e de descaso oficial diante da epidemia quando sociedades muito mais bem resolvidas que a nossa estão em situação pior.

Estão à frente do Brasil, na relação de países com mais mortos por milhão, a Itália, Inglaterra, Espanha, França, Suécia, Suíça e Portugal, por exemplo – todos com números acima das mil e poucas mortes diárias que estão sendo registradas por aqui.

Há menos mortos no Brasil, relativamente, que no país mais poderoso do mundo, os Estados Unidos – eles ocupam o quarto lugar da lista – e na Rússia. Na América Latina, os dois principais países, México e Argentina, estão com números piores que os brasileiros.

Nada disso é consolo algum para as famílias brasileiras que já perderam mais de 200.000 pessoas queridas em consequência Covid. É preciso notar, igualmente, outros números: a Índia, por exemplo, tem 1 bilhão e 400 milhões de habitantes, ou sete vezes mais que o Brasil, e um pouco acima de 150.000 mortos. Além disso, a taxa brasileira já foi melhor do que é.

Mas também é fato que os Estados Unidos, e sobretudo os países da Europa que estão acima do Brasil na relação de mortos por 1 milhão de habitantes, têm a reputação de oferecerem os melhores serviços de saúde pública do mundo; são citados todos os dias como exemplos de sucesso social. Se eles têm números piores que os nossos, é preciso explicar, então, porque seus governos não estão sendo acusados de genocídio.

No ambiente de histeria que foi criado em torno da Covid, observações como essa são classificadas automaticamente como “negacionistas” – ou, dependendo do grau de irritação de quem está ouvindo, como “bolsonarismo” explícito ou sugerido. Não é negacionismo, nem bolsonarismo – é apenas aritmética.

130 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 130 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Ana Lucia G Moreiras

    ± 0 minutos

    Nao enxergar essa incompetência, essa interferência ignorante, a negação da ciência faz de vc o que, Guzzo? Mais um Bolsonariano ???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      roberto gomes

      31/01/2021 22:52:23

      A vdd Guzzo são questões politicas universais. Precisamos derrubar governos de direita como Trump ,Bolsonaro. Assim vale tudo até fraudar, apunhalar, cuspir . A midia militante está sentindo falta do dinheiro da corrupção, precisam urgente fabricar uma narrativa contra o Presidente. Assim o Brasil é a bola da vez. Se preparem! as eleicoes senão tiverem o controle do voto impresso, a possibilidade de ataques de hackers será grande. #FechadoComBolsonaro #EuQueroVotoImpresso

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Cássio Roberto da Silva

        31/01/2021 21:24:28

        Parabéns senhor Guzzo! Finalmente um jornalista da imprensa fazendo uma análise imparcial e criteriosa, baseada em números e fatos reais, acerca da situação atual da pandemia no Brasil. Já tinha visto essa notícia em grupos de Zapp, porém agora, vendo aqui na Gazeta, pude perceber que essa notícia é de fato verdadeira e que, de fato, países importantes, tradicionais e famosos como Itália, Espanha, França e Estados Unidos estão em situação sanitária pior que a do Brasil e que - ainda assim - a imprensa (brasileira...) não está dizendo que os mesmos se encontram em situação de "caos sanitário" e nem estão chamando seus respectivos Chefes de Estado de "Genocídas"...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        2 Respostas
        • E

          Emiliano augusto bastos coutinho

          07/02/2021 20:44:57

          Uma gente louca Lelê ... por aqui circula um maluco desses ..um tal de " Freitas " ..

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • L

          LelêMoraes

          03/02/2021 2:39:17

          Venho repetindo isso desde o inicio da Pandemia ! Nenhum País do Planeta acusou seu Chefe de Estado de Homicida, Genocida, Assassino por conta dos óbitos da Pandemia ! Mídia suja, mentirosa que fabrica inverdades e domina as mentes fracas e ignorantes do nosso País! Mas creio no nosso crescimento educacional.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • R

        Ricardo Amaral

        31/01/2021 20:37:31

        Tem razão Guzzo...parecer que o Brasil não é o pior país do mundo na adminiitração da pandemia não consola os familiares (e sou um deles) dos 210000 mortos do Covid. E essa conta de padaria deixa tudo mais asqueroso ainda...como você disse, a Índia tem uma população 7x maior e 30% a menos de mortos... os números não mentem, mas a interpretação é subjetiva.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Emiliano augusto bastos coutinho

          31/01/2021 2:56:14

          Nossa imprensa é INCOMODADÍSSIMA pq não consegue defenestrar Bolsonaro ... tentam de um tudo ... plantam notícias falsas .. desvirtuam .. tiram conclusões .. induzem ..plantam até pessoas em jornais conservadores acreditam ?? Pois é ..mas o fato é que o povão é BOLSONARO ...e assim será até 2026 ...verão meus caros compatriotas !

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            Júlio

            30/01/2021 21:49:11

            Perfeito! Quem está contra o governo federal utiliza dois pesos e duas medidas para atacar o Presidente Jair Messias Bolsonaro!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • O

              Oswaldo Chiarelli Dias

              30/01/2021 21:09:09

              Meu prezado Guzzo. Sua falha no comentário foi falar em matemática ou aritmética. O problema que os esquerdoides, por alguns comentários que eu li, não conhecem essa ciência. É algo muito complicado para eles. Sugiro que da próxima vez o senhor desenhe. Talvez assim possam entender. Abraço.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                30/01/2021 10:45:56

                PARA AQUELES QUE AINDA NÃO CONHECEM A HISTÓRIA DO LEITE CONDENSADO >>> "R$ 45 milhões em produtos comprados pelo Governo vieram de empresas ligadas a militar do Exército. https:// ricardoantunes.com.br/r-45-milhoes-em-produtos-comprados-pelo-governo-vieram-de-empresas-ligadas-a-militar-do-exercito/amp/ (É SÓ ELIMINAR OS ESPAÇOS APÓS O //, que o link é acessado).

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                5 Respostas
                • F

                  Freitas

                  02/02/2021 0:17:25

                  AUTORIZA COMPRA DE CARRO PARA FILHA DE COLEGA COM VERBAS PÚBLICAS>>> Qdo ainda era dep. est. em Alagoas, Arthur Lira autorizou a compra de um carro para a filha de um colega.A despesa foi julgada ilegal pela Justiça do Alagoas, que condenou Lira e outras quatro pessoas por improbidade administrativa.O dep. recorre desde 2016.Lira autorizou a liberação de R$ 43 mil a uma concessionária para a compra de uma caminhonete L200 Sport HPE em nome de Jully Beltrão Lima, filha do deputado estadual João Beltrão, em 2006.O valor final da caminhonete foi de R$ 103 mil, mas o resto do pagamento foi feito por outras fontes.O nome de Arthur César Pereira de Lira consta como ordenador da despesa.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • E

                  Emiliano augusto bastos coutinho

                  31/01/2021 2:35:08

                  Quando não tens argumentos para convencer apelas para outra noticia no afã de tentar provar que governo é desonesto ..sociopatia ...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • E

                  Emiliano augusto bastos coutinho

                  31/01/2021 1:52:19

                  Prove irregularidade " freitas "

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • E

                  Emiliano augusto bastos coutinho

                  31/01/2021 2:10:20

                  Esse comentário foi removido pelo usuário

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  30/01/2021 15:01:37

                  "A terceira empresa que mais forneceu materiais ao Exército brasileiro em 2020 pertence a um empresário atualmente no banco dos réus por fraudes na chamada “máfia dos uniformes”, que atuou nas redes de ensino de São Paulo e do Paraná, informam Luiz Vassallo e André Spigariol na Crusoé. A empresa de Julio Manfredini recebeu, desde 2015, R$ 125 milhões do governo federal."

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcelo

                30/01/2021 2:13:24

                Até novembro o Uruguai parecia ter outro vírus quando comparado com Brasil e Argentina. Há tretas por trás dessa aritimética, e não estou acusando o Uruguai.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Edmea

                  29/01/2021 23:36:51

                  As Redações não estão atentas à aritmética, aliás solenemente ignorada. A preocupação única é atacar o Executivo (sempre negacionista e incompetente...), principalmente a figura do Presidente. Não perdem a oportunidade de acirrar o clima de desavença entre ministros, entre o Presidente e o vice... No caso das "rachadinhas" referem-se tão somente ao filho do presidente e a ninguém mais. A má -fé é a tônica da mídia red . Tudo que transpire ideias liberais ou qualquer traço de um decente conservadorismo é tachado como altamente retrógrado. Ou seja, a esquerda decadente, à qual a imprensa serve, é puro ódio!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • E

                    Emiliano augusto bastos coutinho

                    31/01/2021 2:36:59

                    Certíssimo .. uma gente movida por rancor e que dissimula cidadania ...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • P

                  PAULO MARQUES CARVALHO

                  29/01/2021 23:25:13

                  Um parente distante do estado pobre, que não quero aqui citar o nome, estava com câncer terminal e morreu. Pediram à família dele para colocar como covid, que ajudaria o pequeno município. A família aceitou. Será quantos casos desses engordam a estatística??

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • I

                    irineu umberto librenza

                    31/01/2021 21:26:08

                    Já que estamos falando em matemática vocês negacionistas relatam aqui 3 casos. E acerca dos outros 299.997 como ficamos?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Emiliano augusto bastos coutinho

                    31/01/2021 2:41:14

                    Esta questão é ESCONDIDA de todo jeito pela mídia .. sou médico e perito e vejo isso todos os dias .. uma desonestidade a toda prova que os desavisados daqui não fazem um comentário ..

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Edson

                    30/01/2021 0:01:42

                    Aqui em SP sei de dois casos. o primeiro, um rapaz morreu num acidente de moto e para não "aguardar" a necropsia, colocaram que o rapaz morreu de Covid e o corpo foi liberado rapidamente (é fato, conheço envolvidos). Num outro caso de bastante repercussão em minha cidade, uma senhora que tinha doença crônica (problemas cardíacos), idosa, teve uma parada cardíaca. O médico relatou que ela morreu de Covid e quando a família, indignada, questionou a causa da morte, o "doutor" perguntou: - Quem aqui é o médico?! Moral da estória, a senhorinha foi enterrada e a família não pôde fazer os funerais, do hospital ela foi direto para o cemitério.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  Joao Jose da Silva

                  29/01/2021 21:44:47

                  Quando disseram que Toffoli nunca passou em concurso publico ..a Direita foi a loucura...absurdo....sacanagem !!!! Temos um presidente que nunca foi sindico...gerente de loja...prefeito..governador ...diante de uma crise do tamanho do Covid ..um gerente sem experiencia ...pira !!! Mais perdido do que cachorro caindo do caminhao de mudanca !!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • I

                    I. de A.

                    30/01/2021 12:12:46

                    Presidente é eleito. Dele não é exigido notório saber jurídico. Exemplo o "nove dedos".

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • P

                    pedro cruz

                    30/01/2021 1:15:33

                    FHC, Lula, Dilma, Temer gerenciaram quais quitandas antes de se tornarem presidente? Sarney foi governador do Maranhão e quebrou o país. Collor foi governador de Alagoas e foi defenestrado por ter sequestrado a poupança.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • C

                  Celso Arruda Salomé

                  29/01/2021 21:06:28

                  É incompetência sim, dos governadores, prefeitos e judiciário. Só se salva o executivo federal.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • L

                    Luiz

                    01/02/2021 15:10:09

                    Nada se salva, infelizmente.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • I

                  irineu umberto librenza

                  29/01/2021 21:01:55

                  Alô Gazeta do Povo: enviem a coluna do Guzzão para os parentes dos 200 mil mortos brasileiros. Com certeza a matemática clara e límpida do colunista muito os confortará. Aliás quem morre perde quanto por cento da sua vida?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Jeferson Ricardo Martins

                    29/01/2021 20:36:06

                    No mesmo raciocínio, pergunta-se: por que não se pede o impeachment dos 25 governantes de países que estão à frente do Brasil em mortes/milhão? Outra pergunta: por que a matemática não faz parte do currículo das faculdades de jornalismo?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • I

                      irineu umberto librenza

                      29/01/2021 20:25:05

                      E poderíamos estar muito melhor se não tivéssemos um mentecapto negacionista chefiando um governo incompetente ajudando o vírus e boicotando vacinas.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      3 Respostas
                      • E

                        Emiliano augusto bastos coutinho

                        31/01/2021 2:44:19

                        Se Irineu ..se ...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • P

                        pedro cruz

                        30/01/2021 1:18:23

                        Reino unido e Portugal já estão vacinando. Está tudo sob controle......do vírus

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • M

                        MARTINS 66

                        29/01/2021 20:34:24

                        SE isso ou aquilo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Antonio Carlos Neves

                      29/01/2021 20:10:20

                      É sempre bom ver mestre Guzzo reconhecendo que em nosso pais não se respeitam os mortos e tampouco os ainda vivos. Em grave crise sanitária e econômica mundial, nossa tradicional imprensa infestada de jornalistas FAKEs, celebridades decadentes tucanos (já fui), inúteis da esquerda e autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário, querer derrubar governo que os esta sustentando enquanto ficam "em casa", responsabilizando-o como genocida. Que ciência é essa que defendem, quando sabemos que 90% da população não pode ficar em casa, não tem casa ou tem muito mais gente que casa, que não tem médico particular, saneamento básico, e emprego? Esses dados indicam que há mais genocidas no mundo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Jorge Carvalho

                        29/01/2021 20:00:29

                        Sensacional! Como é bom ler jornalismo sério! Parabéns!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Michel

                          29/01/2021 19:10:37

                          De fato, considerando os países ocidentais desenvolvidos e a América Latina, o Brasil hoje está entre as menores taxas de morte por milhão de habitantes de/com covid. Apenas uma observação: Rússia tem menos mortes por milhão que o Brasil.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • D

                            dougfate

                            29/01/2021 18:47:14

                            Meus Deus achei outro alguém lúcido , todo o mundo está sofrendo com um vírus , e o Brasil com todas suas limitações , e com toda a oposição manipulando às instituições contra o país e o governo escolhido para 4 anos , vai se virando bem na medida do possível

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              André

                              29/01/2021 18:47:00

                              Qual a pesquisa se refere Guzo? Pois que o Brasil está em último lugar (posição 98) na pesquisa do Instituto Lowy australiano, sobre ações contra o COVID, divulgada em 28/01/2021. Nessa mesma pesquisa a Nova Zelândia está em primeiro lugar. De qualquer forma os países da Europa, EUA, não foram muito bem no ranking, e México em penúltimo lugar.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • M

                                Michel

                                29/01/2021 19:13:47

                                Essa pesquisa considerou o período de 36 semanas após atingir 100 mortes. Considerando diferentes critérios (começo da contagem, quantidade de semanas, etc), os resultados são diferentes. Considerando o todo (total de mortes por milhão desde o início até hoje), vale o que o Guzzo falou (exceto para o caso da Rússia, em que se equivocou). Fonte: coronavirus worldometers

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • P

                              pedro cruz

                              29/01/2021 18:22:49

                              A pandemia virou campeonato com torcidas e técnicos especializados em coronavirus. Os cientistas trabalhando para identificar soluções para o problema e a imprensa acusando governos pelas mortes. Em 2020 tivemos 1440000 óbitos por diversas causas, mas só tem importância as mortes por consequências do famigerado vírus. Infarto, AVC, pneumonia, câncer, efizema, diabetes, h1n1, diarreia, etc. . Não têm relevância. Tudo ainda é experimento, vacinas e drogas serão certificadas no devido tempo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                CSG

                                29/01/2021 17:07:11

                                O negacionista Guzzo é pago para defender Bolsonaro, entendam isso. O resto é mimimi.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • E

                                  Emiliano augusto bastos coutinho

                                  31/01/2021 2:45:45

                                  Na sua cabeça obviamente

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • B

                                BRAULIO A. C. M.

                                29/01/2021 16:53:15

                                Essa matéria é notadamente negacionista e escrita por alguém que parece idolatrar esse desgoverno aloprado. Portanto um lixo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                3 Respostas
                                • E

                                  Emiliano augusto bastos coutinho

                                  31/01/2021 2:46:14

                                  Lixo é vc AMC ....fora daqui !

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • I

                                  irineu umberto librenza

                                  29/01/2021 20:27:39

                                  Guilherme: eu penso que é para pessoas do TEU tipo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • G

                                  Guilherme

                                  29/01/2021 17:06:18

                                  É pra pessoas desse tipo que o autor do artigo escreveu.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • N

                                Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

                                29/01/2021 16:48:19

                                A verdade é que a imprensa defende a demonização do governo, uma questão ideológica, sem dúvida. Se o país ficará com sua imagem internacional prejudicada, isto não importa para os defensores do “quanto pior, melhor”!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                4 Respostas
                                • I

                                  irineu umberto librenza

                                  31/01/2021 21:31:41

                                  Emiliano: e aonde arranjarei maior divertimento do que tenho aqui ao irritar os reaças negacionistas que tem sonhos eróticos com o tenente Cavalão? Saio não, mano, saio não.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Emiliano augusto bastos coutinho

                                  31/01/2021 2:47:23

                                  Saia dela Irineu ...simples assim

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • I

                                  irineu umberto librenza

                                  29/01/2021 20:29:27

                                  Toda a imprensa brasileira e mundial está errada. Só a tua Gazeta é que está certa.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Aromero

                                  29/01/2021 19:56:29

                                  Não ter um profissional da saúde como ministro da saúde é exemplo de quê mesmo ? Por qué nenhum médico militar, e sim um oficial de carreira ?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • G

                                Gutemberg Lima

                                29/01/2021 16:24:49

                                Parabéns Guzzo, diferentemente do que vemos em alguns comentários abaixo e grande parte da mídia onde a fonte da mamata secou, você traz dados e fatos concretos... Felizmente ainda encontramos jornalistas como você e Alexandre Garcia que demonstra o que a idade e décadas na atividades que ambos desempenham traz, sabedoria e discernimento para tecer críticas e analisar fatos!!!! Parabéns!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                3 Respostas
                                • E

                                  Emiliano augusto bastos coutinho

                                  31/01/2021 2:51:34

                                  Outra ..deixe de contar falácias ..mídia internacional é bem diversificada mas por aqui só vale a PROGRESSISTA ...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Emiliano augusto bastos coutinho

                                  31/01/2021 2:50:27

                                  Tipo GLOBO ? Por favor nos poupe ... mídia incomodada por secar fonte e governo ser DIREITA .. ponto final ...os brasileiros que se danem o importante é tirar BOLSONARO ..

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • I

                                  irineu umberto librenza

                                  29/01/2021 20:33:37

                                  " Grande parte da mídia " significa 90% da mídia brasileira e internacional. Só a Gazeta e seus colunistas conservadores estão corretos. Não fique só neste jornal mano Lima. Existe um grande mundo além de Curitiba.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luiz Gonzaga Pereira

                                29/01/2021 15:44:21

                                Evidente que para bolsonaristas, Brasil conduz bem a pandemia. Não é o que pensa a maioria, conforme pesquisas. Eleição será plebiscitaria, Bolsonaro x Bolsonaro. Como foi Trump x Trump. Só espero que não faça a mesma palhaçada do americano...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • E

                                  Emiliano augusto bastos coutinho

                                  31/01/2021 2:52:53

                                  Que pesquisas ? Mostre fontes Luiz.. o povo é BOLSONARO ..isto é fato meu amigo

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • J

                                José

                                29/01/2021 15:34:03

                                Comparar países em estágios distintos da pandemia soa como um relapso ou má intenção... só pode !!! Independente das estatísticas, o que vemos é um governo incentivando as mortes ao negar a doença (e suas precauções) e a vacina urgente para todos. Triste o país que conta com analistas que seguem ideologias e não o bom senso e a imparcialidade.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • O

                                  Otávio Ramos

                                  29/01/2021 15:20:48

                                  Até gostava das crônicas do Guzzo mas agora anda de braços dados com Alexandre Garcia... Cuidado: os dois podem parar no mesma clínica

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • S

                                    Silvio Luhm

                                    29/01/2021 15:02:20

                                    Guzzo,tenho uma teoria que tudo que está acontecendo é por culpa do celular.Quando idosos internados em asilos começaram a morrer por conta de um virus vindo da China,trazidos por imigrantes que foram comemorar o ano novo chines,todo mundo divulgou o fato,como divulgaram o almoço ou a viagem de férias. A imprensa ávida por tragédias dobrou a aposta.Quando se verifica os números um ano depois e se tem que as mortes no mundo representam 0,02% da população as pessoas continuam assustadas pois graças ao celular elas esqueceram como se faz contas.Some-se a isso o fato inédito de termos hoje um exame que detecta ,com precisão cirurgica,o vírus causador da desgraça, não tem pra ninguém.Morrademedo.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      joão José Augusto Mendes

                                      29/01/2021 14:57:39

                                      Como acabou a mamata, até compra de leite condensado é questionado, deixando pra trás as lagostas e vinhos com no mínimo 4 prêmios internacionais. Falando em aritmética, basta dividir os R$15 milhões de leite condensado pelo número de pessoas que vão utilizar e termos uma taxa de R$ leites /pessoa, agora se pegarmos o valor das lagostas e vinhos e dividirmos por 11 teremos R$XXXXXXXXXXXXXXXX lagostas e vinhos/pessoa.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • E

                                        Emiliano augusto bastos coutinho

                                        31/01/2021 2:58:51

                                        Indícios ? Onde ? De quem ? Indução desonesta sua ...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Freitas

                                        29/01/2021 17:10:52

                                        O que se questiona são os contratos firmados com fornecedores. Há FORTES INDÍCIOS (indícios) de que militares, parentes e laranjas, participaram das licitações. Se for comprovado superfaturamento...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Freitas

                                      29/01/2021 14:53:57

                                      "A embaixada americana no Brasil anunciou há pouco a doação de recursos para a construção de usinas de produção de oxigênio para apoiar hospitais públicos do Amazonas, além da entrega de outras cinco usinas já prontas. “Diante da crise sanitária instaurada em Manaus, o governo dos EUA, por meio da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o Grupo +Unidos, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a UNA+ formaram a iniciativa Juntos Pelo Amazonas para adquirir insumos hospitalares e para apoiar as ações de enfrentamento e combate à Covid-19 no estado do Amazonas”, informa nota da embaixada."

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Alexandre Affonso Sampaio

                                        29/01/2021 14:53:22

                                        Qualquer debate sobre um tema deve estabelecer, antes de começar, quais premissas são aceitas universalmente por todos os debatedores. Neste texto J R GUZZO apresenta FATOS com base na boa ciência: Aritmética. Nos comentários, alguém argumentou que a conclusão do GUZZO é "tendenciosa" porque não estratifica as faixas etárias dos mortos (nos países de primeiro mundo têm muito mais idosos do que no resto dos países). Para manter a coerência das premissas, deverão ser apresentadas novas análises aritméticas por faixas etárias. Mas a pergunta que não quer calar: Por que a quase totalidade da Europa adotou o confinamento horizontal ao invés do confinamento vertical (que protegeria seus idosos)?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • E

                                          Eduardo Prestes

                                          29/01/2021 20:10:12

                                          A Europa não é exemplo, tem os PIORES resultados mundiais. O que fizeram por lá não deve ser repetido em lugar algum, está provado que não funciona...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Fernando G Duarte

                                        29/01/2021 14:47:19

                                        O grande problema do Brasil é a imprensa esquerdopata, que distorce TUDO e todos, é por isso que eu acho que só uma GUERRA CIVIL, resolve. Quem ganhar leva TUDO.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        4 Respostas
                                        • E

                                          Emiliano augusto bastos coutinho

                                          31/01/2021 3:01:56

                                          Então começar com Dória Irineu ...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • I

                                          irineu umberto librenza

                                          29/01/2021 20:45:59

                                          Alô Eduardo Prestes: Já eu perdi a paciência com os picaretas da direita.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • I

                                          irineu umberto librenza

                                          29/01/2021 20:41:30

                                          Falando em picaretas e aquele filho do presidente que foi injustamente acusado pela imprensa esquerdopata de peculato? E o Queiroz depositando aquela graninha na conta da mulher do presidente? E a Abin ajudando o suposto peculatário?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          Eduardo Prestes

                                          29/01/2021 20:10:59

                                          Estamos a caminho, eu perdi a paciência com esses picaretas da esquerda...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Eden Lopes Feldman

                                        29/01/2021 14:43:47

                                        Coerência, bom senso e isenção na análise dos números. Estes elementos que existem nesta coluna faltam em diversos órgãos da imprensa brasileira. Principalmente nos jornais da grande mídia. O fato é que o atual governo cortou verbas da mídia, e esta busca desestabilizar um governo temendo a sua reeleição. Que vai acabar levando a falência empresas jornalísticas. Que apenas apostam na histeria. E esquecem a verdade. Da esquerda, se entende, afinal sentem que perderam as rédeas do poder. E que assim fique.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        3 Respostas
                                        • E

                                          Emiliano augusto bastos coutinho

                                          31/01/2021 3:03:23

                                          Especulação novamente .. esquerda inconformada pelo duro GOLPE sofrido em 2018 ..bem feito !!!!!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • I

                                          irineu umberto librenza

                                          29/01/2021 20:47:24

                                          Acabou? Com o centrão no poder? Então tá.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • Y

                                          Yuri

                                          29/01/2021 14:46:28

                                          Acabou a mamata. Simples assim.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • S

                                        SERGIO RODRIGUES MARTINS

                                        29/01/2021 14:30:23

                                        Parabéns Guzzo!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Paulo C L Pinheiro

                                          29/01/2021 14:06:51

                                          Excelente análise. Lúcida e honesta.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • O

                                            Oduvaldo

                                            29/01/2021 13:54:00

                                            Parabéns Guzzo pela análise. Sempre conciso!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              JOEL SAMWAYS NETO

                                              29/01/2021 13:04:32

                                              O J.R. Guzzo é sempre correto, claro e certeiro. Demonstra-nos, numa matemática simples, numa aritmética, que, em comparação a muitos países desenvolvidos, a atuação do Brasil no enfrentamento pandemia até que não está mal. Não obstante, ontem à noite eu recebi um vídeo da série "Entenda em 1 minuto", da Gazeta do Povo, em que Jenifer Ribeiro mostra que um instituto australiano fizera um levantamento concluindo que o "Brasil é o pior país do mundo" na questão da pandemia. Espero que a Jenifer Ribeiro se disponha a ler a coluna do Guzzo, hoje. E que o faça também alguém do tal instituto australiano. Alguém que saiba fazer contas aritméticas, de preferência.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • C

                                                Cesar Oliveira

                                                03/02/2021 4:03:27

                                                Além do surto em Wuhan eu não vi lugar nenhum no mundo sofrer tanto como Manaus. E Manaus não é na Venezuela, Cuba ou Argentina... é Brasil. Pra ter números certos é preciso não investir em notificação. Muitos países fizeram teste em.massa, enquanto no Brasil o "presidente de acidente" pediu pra não divulgar mais os dados e investiu em Cloroquina ao invés de investir em testes. Então, convenhamos, esses números não são confiáveis. Sem teste em massa (testamos menos de 2% da população na primeira onda), vai somar números de placebo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Cesar Oliveira

                                              29/01/2021 13:00:23

                                              Se todas as mortes por Covid no Brasil fossem notificadas? Se ao invés de Cloroquina tivéssemos respiradores, profissionais de saúde e vacinas? Desrespeitosa coluna, principalmente para aqueles que perderam familiares assistindo esse nefasto negacionismo difundido pelo PR. Não me assusta a GP publicar isso. E não adianta dizer que a "opinião dos colunistas não expressa a opinião do jornal". Aqui se defende o Bozo até qdo se come m....

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              7 Respostas
                                              • I

                                                irineu umberto librenza

                                                31/01/2021 21:42:43

                                                Desculpe o erro Emiliano. Revendo os números do Datairineu verifico que são 94,78%. Margem de erro 3%.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Cesar Oliveira

                                                31/01/2021 14:33:20

                                                Bom dia Luiz, eu não tenho político de estimação, entendeu?! Conforme escrevi, acho que ao invés de Cloroquina poderíamos ter investido em coisas mais uteis. Também acho que fechar as fronteiras seria fundamental, se informe como a Austrália fez isso e os resultados...Não vou falar novamente do negacionismo, mas ter um PR que trata de evidências científicas com ideologia barata é algo que a coluna, a GP e qualquer pessoas com um mínimo de bom senso deveria criticar. InfeliZmente (com a letra Z talkei) essa postura do PR contribuiu muito para o quadro da pandemia no Brasil. E a subnotificação (falta de testes em massa e sobra de cloroquina) camuflam a verdadeira situação da pandemia por aqui.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Emiliano augusto bastos coutinho

                                                31/01/2021 3:05:43

                                                Deixe de ser desonesto Irineu ..emita SUA opinião sem envolver outros ...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Emiliano augusto bastos coutinho

                                                31/01/2021 3:04:46

                                                90% ? Onde ? Falácia novamente

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • I

                                                irineu umberto librenza

                                                29/01/2021 20:55:41

                                                A Gazeta tá certinha: os conservadores estavam sem ter para aonde ir e ela acolheu-os carinhosamente. Deve estar faturando uma boa grana. Interessante é que 90% da imprensa brasileira e internacional é claramente crítica ao Bolsonaro. Todo mundo marchando errado . Só a Gazeta e seus respeitáveis leitores estão certos. A estratégia para atrair leitores vale para os colunistas direitistas daqui : todo mundo malha, eu vou elogiar; falem bem ou mal mas falem se mim.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                joão José Augusto Mendes

                                                29/01/2021 14:58:57

                                                Bozo, estou contigo em 2022.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                Luiz

                                                29/01/2021 13:32:26

                                                Explique aí valente, o seu ídolo, seria o Dória, ou Mandetta? e sua ditadura de lockdowns, não fez tudo direitinho, não usou focinheira, não pegou nas mãozinhas dos paulistas, (credo, eles precisam ser conduzidos) e mesmo assim é campeão em mortes e infectados? O que de diferente o Min, da Saúde poderia ter feito? Trancamento, liberdades tiradas, fechamento de empresas, desemprego, é isso que temos. Infelismente há muitas mortes pelo Covid, mas querer achar um bode expiatório nessa pandemia é mau-caratismo. Como próprio Guzzo, países que se dizem adiantados tem mais mortes e infectados. E daí, prezado?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              RONALDO CABRAL

                                              29/01/2021 12:57:00

                                              A matemática não possui subjetividade, interpretações, é clara e objetiva. Ciência, ciência, ciência, será que a matemática conta como ciência ou é negacionismo também?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              2 Respostas
                                              • C

                                                Cesar Oliveira

                                                03/02/2021 3:56:24

                                                Pra ter conta, precisa ter número. Se subnotificar não tem número. O "presidente de acidente" pediu pra parar a divulgação dos números, lembra?! Negacionismo na veia...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • I

                                                irineu umberto librenza

                                                31/01/2021 21:45:29

                                                Os números você os torce até que digam o que você quer.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              Joao Jose da Silva

                                              29/01/2021 12:18:17

                                              Bozo ta feliz ..ta fazendo a reforma da Previdencia II ...quanto mais velhos morrendo ..menos beneficios a serem pagos !!!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • L

                                                Luiz

                                                29/01/2021 13:52:38

                                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              Glecio

                                              29/01/2021 11:40:30

                                              Quando se tem uma mídia desonesta que só pensa em derrubar um governo em conluio com um congresso corrupto e um judiciário parcial, ineficiente, corrupto, oneroso, político, desonesto e onipresente, estamos fadados a assistir isso que se encontra hoje. Sujeira.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              4 Respostas
                                              • I

                                                irineu umberto librenza

                                                31/01/2021 21:49:58

                                                Imagine o Brasil sem imprensa ( este jornal incluso ). Notícias só nas redes sociais. Seria melhor?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Emiliano augusto bastos coutinho

                                                31/01/2021 3:08:34

                                                Obrigou ? Como assim ? Parreiras a conversa é outra .. imprensa esquerdista há décadas se vê orfã após longos 16 anos e parte para ataque custe o que custar para restabelecer poder ..pera lá amigo ...quer enganar quem ?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Emiliano augusto bastos coutinho

                                                31/01/2021 3:08:33

                                                Obrigou ? Como assim ? Parreiras a conversa é outra .. imprensa esquerdista há décadas se vê orfã após longos 16 anos e parte para ataque custe o que custar para restabelecer poder ..pera lá amigo ...quer enganar quem ?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                PARREIRAS RODRIGUES

                                                29/01/2021 13:00:03

                                                Você está se referindo a jornais como O Estadão prestes a completar 150 anos, à Folha, beirando os 100, a TV Globo que, não recebendo os resultados diários das desgraças provocadas pela pandemia por parte de quem de direito, o MS, obrigou-se a montar consórcio de mídia junto às secretarias de Estado de saúde. Melhor para você desconhecer o que se passa nos hospitais do seu bairro, não ouvir o choro dos seus vizinhos, porque lhes representam a tentativa de derrubar o genocida. Muito confortável. Aliás, a desinformação é aliada da alienação.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              PTRLC

                                              29/01/2021 11:31:33

                                              Guzzo como sempre cirúrgico nas suas observações. Tenho orgulho em ser seu leitor. A oposição não sabe lidar com a verdade e muito menos com os fatos. A oposição é boçal!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • I

                                                irineu umberto librenza

                                                31/01/2021 21:52:30

                                                210.000 mortos por Covid19. Boçais para mim são os que se conformam com isto, os que perderam a capacidade de indignarem-se.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • pradojoseeduardo@gmail.com

                                              29/01/2021 11:30:20

                                              J. R. Guzzo, não precisa muita elocubração para a conclusão, eis a questão: A mídia no Brasil vivia de burras cheias do dinheiro afanado dos cofres públicos, Bolsonaro cortou, mas, como os comunistas estão abastados do dinheiro roubado, coapitaram essa mesma mídia porca para falar mau do Brasil. Ponto.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                Luiz

                                                29/01/2021 11:48:05

                                                Mas a Rede Lixo e esquerdistas de todos os matizes sabem aritmética Guzzo? Genocida, negacionista, gritam eles em coro contra o bode expiatório que eles chamam de "Bozo". Então ficamos assim, todos serão vacinados - os que querem, claro - não faltará insumos e nem seringas, rsrsrs Ah sim, uma perguntinha que não quer calar: por que será que não chamam o Dória, o palanqueiro, de genocida? Afinal o estado dele junto com o Amazonas é o pior em tudo. Mas ele é do "bem", usa sua focinheira 24 horas, é um exemplo de humanista, gosta de sair bem na foto e viajar para Miami, que ninguém é de ferro, né?. Tem a mídia em suas mãos - comprar($) consciências é sua tarefa primordial.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  João Martins Donizete

                                                  29/01/2021 11:16:46

                                                  E o Estado de São Paulo - com o midiático e ditadorzinho de meia pataca Dória - se fosse um país separado do Brasil estaria em décimo quarto. Ou seja puxando a média brasileira ainda mais para baixo. Interessante enfatizar perante a mídia militante aquele Estado é símbolo de eficiência. Em suma, além de desinformação, tal mídia mainstream que hoje domina a narrativa vende gato por lebre.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    Milene

                                                    29/01/2021 11:12:22

                                                    Exatamente. O Guzzo 'falou' tudo e nem está prosa! Viva o Guzzo!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Antônio Márcio

                                                      29/01/2021 11:08:42

                                                      É como penso.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • H

                                                        Halon

                                                        29/01/2021 11:06:52

                                                        Sempre coerente, sem ataques e com argumentos sólidos. O Sr. é um exemplo que o Jornalismo brasileiro deveria seguir. Obrigado.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • K

                                                          KF

                                                          29/01/2021 11:05:26

                                                          Por que a imprensa não cita a China e nem investiga o por que de lá ter poucos mortos e infectados? O mundo quer saber o que eles escondem ou fizeram de diferente?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            Jose

                                                            29/01/2021 10:39:49

                                                            Sempre existe uma forma de contar uma estória... Coloque no seu texto a idade média (ou quantidade de idosos) destes países e já terá uma outra análise. Coloque a defesa de “tratamento precoce”, seja lá o remédio ou cor de feijão que este envolva, e verá que o Brasil se destaca negativamente também. Veja, da lista citada de países, qual está com maior dificuldade para obtenção de vacinas em quantidade suficiente para sua população e, mais uma vez, nos colocamos nos piores lugares sim. Há várias maneiras de se contar uma estória. Escolha um time ou torcida para agradar e escreva a sua...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            5 Respostas
                                                            • P

                                                              PTRLC

                                                              29/01/2021 12:02:33

                                                              DE BOM VOCÊ NÃO TEM NADA! TROCA DE NOME OU MUDA DE PAÍS. VÁ VIVER NA EUROPA DO LOCKDOWN, MÁSCARA FUCINHEIRA E COM TOQUE DE RECOLHER, VAI SER ÓTIMO, NÃO É MESMO?

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • P

                                                              PTRLC

                                                              29/01/2021 11:57:52

                                                              É, como se sabe vocês não sabem lidar com a verdade e assim agridem os fatos quando eles não estão de acordo com as suas visões esdrúxulas. Aceita o JB como PR eleito democraticamente, se não você vai ter um câncer ou na melhor das hipóteses, uma úlcera gástrica.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • pradojoseeduardo@gmail.com

                                                              29/01/2021 11:36:19

                                                              Tu estás no grupo do quanto pior melhor, não adianta dizer que não, pois que, tentastes ser sorrateiro no comentário, mas a conclusão é óbvia. Petista de meia pataca!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • F

                                                              FERNANDO LUIZ POZZOBON

                                                              29/01/2021 11:25:58

                                                              Isso mesmo. Desmontou todo o texto do guzzo e de alguns bolsonaristas deste painel.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • J

                                                              João castilho

                                                              29/01/2021 11:13:54

                                                              José agora sabemos quem vc é.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • F

                                                            Fabricio Mendes Ghessi

                                                            29/01/2021 10:38:59

                                                            O jornalismo brasileiro sofre da malfadada síndrome anti-bolsotrump grave, isso permeia tudo que é noticiado nas redações jornalisticas, e torna praticamente inconsumível qualquer "fato" noticiado pela grande maioria dos jornais brasileiros. Salvo raras exceções, o jornalismo brasileiro é carregado de emoção e esvaziado de razão. Uma vergonha. Guzzo e a Gazeta, estão entre as exceções.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • M

                                                              Marco Polo

                                                              29/01/2021 12:03:50

                                                              Raciocínio pertinente e coerente. É óbvio que existem variáveis exclusivas de cada local e sazonais, incluindo clima e temperaturas para disseminação do vírus com o consequente aumento ou redução da suscetibilidade humana para agravamento da saúde ou não, quando em ação do vírus. Mas, en passant, é isso mesmo! Pessoas sérias não se permitem serem levianas, inconsequentes ou irresponsáveis. Procuram entender o contexto para se manifestarem de maneira a contribuírem positivamente para com a sociedade.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                Leonardo Boesche

                                                                29/01/2021 10:27:04

                                                                Parabéns pelo artigo. A politização da covid interessa a uns poucos, mas cega a população. E boa parte da imprensa não colabora para elucidar os fatos. Não me considero negacionista muito menos bolsonarista. Se encarássemos de forma mais profissional essa pandemia, respeitando a ciência não estaríamos nessa situação. CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTO.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • R

                                                                  Roberto Fakir

                                                                  29/01/2021 10:14:49

                                                                  Califórnia está pior que o Amazonas, pois esta faltando oxigenio lá e querem ajudar o Amazonas. Em Portugal está faltando oxigénio e querem ajudar o Amazonas. É impressionante. Virou moda o roto falar do rasgado.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • P

                                                                    Paulo Roberto Pinheiro

                                                                    29/01/2021 9:40:07

                                                                    J.R.: um dos últimos baluartes do bom senso contra a a hipocrisia, o cinismo e a má-fé.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • D

                                                                      Dylan Rees

                                                                      29/01/2021 7:40:31

                                                                      No Brasil é normal assegurar, sem evidencia alguma, que o Brasil é exemplo máximo de incompetência: "ah se o Brasil fosse um pais civilizado". Síndrome. Daí "intelectuais" fogem para morar na civilizada Europa na primeira oportunidade demonstrando o seu preconceito em relação ao "povo".

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.