i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

J.R. Guzzo

Foto de perfil de J.R. Guzzo
Ver perfil
Depois da invasão

Ninguém está obrigado a continuar olhando os EUA como um paraíso democrático inalcançável

  • J.R. GuzzoPor J.R. Guzzo
  • 07/01/2021 17:03
Manifestantes pró-Trump invadiram o Congresso dos Estados Unidos
Manifestantes pró-Trump invadiram o Congresso dos Estados Unidos| Foto: Saul LOEB / AFP

Desde a cômica situação de desordem criada durante a apuração das últimas eleições presidenciais norte-americanas, quando foi possível votar antes do dia da eleição, depois de encerrada a votação, por e-mail, por telefone ou por transmissão de pensamento, a vida política nos Estados Unidos ganhou uma certa coloração de republiqueta bananeira da América Central.

O presidente Donald Trump acusou o adversário Joe Biden de roubar a eleição, com a ajuda das máquinas estaduais de apuração que são controladas pelo partido de oposição. Biden acusou Trump de estar tentando virar a mesa para fugir de sua derrota nas urnas. Agora, em mais um empreendimento destinado a dobrar a meta da baderna, grupos pró-Trump invadiram fisicamente o Congresso, que votava a confirmação do resultado da eleição. Uma mulher que trabalhava no local morreu após ter sido baleada.

Foi citada, acima, a América Central. Mas, francamente, qual foi a última vez que aconteceu um negócio desses na América Central, ou em qualquer outro país latino-americano? Os “hermanos” do Norte nos consideram a nós todos, há 200 anos, como um bando de boçais que usam “sombrero”, fazem “siesta” de tarde e são incapazes de entender o conceito de democracia – e, muito menos, de viver dentro de uma. E agora?

E agora nada, porque os americanos vão continuar achando o que sempre acharam; as pessoas preferem acreditar naquilo que têm dentro das suas cabeças, e não no que têm diante dos olhos. Mas ninguém aqui no Brasil está obrigado a continuar olhando os Estados Unidos como um paraíso democrático inalcançável para nós – nem continuar achando que mudar para a Flórida é o máximo a que um ser humano pode aspirar nesta vida.

53 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 53 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Spartacus

    13/01/2021 20:51:36

    Boa Guzzo. O sistema eleitoral norte americano é hilariante

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Roberto Paiva de Almeida

      11/01/2021 10:41:56

      Ainda bem que o Guzzo voltou, e não deixou mais nas mãos do estagiário Muito bom

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        jsb

        10/01/2021 15:27:57

        Lamentável seu comentário a respeito da atuação do Ministério da Infraestrutura. "O ministério que só promete e não cumpre" Jamais poderia imaginar que o "nobre" jornalista fosse tão desinformado... Ou, estaria, também, como o resto da imprensa lixo, mal intencionado?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          RAK1

          10/01/2021 11:33:54

          Parece que os democratas viraram um partido de anti-Democratas, esquerdóides. Primeiro acusaram a interferência russa na eleição de 2016 que elegeu TRUMP, nunca conseguiram provar isso. Veio a pandemia, aí os anti-Democratas acionaram o BLM que só viram UMA morte de negro, os NEGROS Policiais mortos não interessaram, apavoraram pela MÌDIA dos riscos da pandemia. Os anti-Democratas com a CARTA da manga o VOTO pelo Correio(ouvi no rádio) que estados tiveram mais votos que eleitores registrados e, Biden venceu. Lênin ensinou: "Acuse os outros do que faz, xingue-os daquilo que é". Os Democratas PARECE que: usaram o voto pelo Correio, compraram a Mídia, fizeram campanha 4 anos e são bons.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Luiz Gonzaga Pereira

            09/01/2021 3:18:42

            Engano seu, caro jornalista. Lá não é STF, STJ, PF... São o FBI e a justiça americana. Há mais de 100 prisões e a orda da **** Klus Kan, supremacia branca e outros fanáticos estão sendo identificados e presos. Final do seu ídolo será em prisão de segurança máxima. Mão pesada da justiça vai cair forte sobre todos baderneiros.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              pedro cruz

              09/01/2021 2:34:17

              Não aceitaram a vitória de Trump em 2016 como estão fazendo o diabo para detonar Bolsonaro. Tanto lá como cá, o establishment não entendeu o recado das urnas. Trump e Bolsonaro são consequências das cagadas dia governos anteriores.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marco Antonio de Arruda Meyer

                08/01/2021 20:09:32

                Guzzo, na sua opinião a Revolução Francesa foi um momento de barbárie na França? Ou, cansada de roubos e abusos da classe dominante, a população se revoltou e escreveu um dos capítulos mais bonitos da democracia? Precisa rever sua opinião pois na França foi bonito e nos EUA foi horrível? Até quando você acha que a população aguenta essa situação?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • D

                  Dimas

                  08/01/2021 20:05:19

                  O melhor desta: " as pessoas acreditam no que está em suas cabeças e não o que está diante dos seus olhos".

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcelo Gurgel

                    08/01/2021 19:06:19

                    Apesar das críticas ele são a maior economia do mundo há um século. Eles não são perfeitos mas são ótimos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • B

                      Brasil

                      08/01/2021 18:51:19

                      Nunca tive os Estados Unidos como o paraíso inquestionável e muito mais agora. O que aconteceu nestas eleições prova mais uma vez que o que ocorre por aqui ocorre em todos os cantos do mundo. Lamentável...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • W

                        WesFig

                        08/01/2021 17:35:52

                        Ah, meu caro... não olho pros EUA com essa visão desde o advento da ANTIFA, BLM, quebra quebra em São Francisco, Oakland, etc etc... o último fato foi apenas o outro lado da mesma moeda se manifestando...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Celso Arruda Salomé

                          08/01/2021 17:34:35

                          Os democratas ( leia-se esquerdistas ) acabaram com a democracia nos Estados Unidos a muito tempo, culminando com a fraude nestas eleições. Eles querem a desordem social para favorecer a China a se tornar a maior potência mundial ( bando de **** ). Tenho pena do mundo com esta nova geopolítica. A única esperança é o MITO, os conservadores e o cristianismo. Deus nos livre destes filhos do mal.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            João

                            08/01/2021 16:51:37

                            Acho que desde a penúltima eleição, quando os democratas não aceitaram a derrota, entramos em um período de deterioração do estado psíquico da sociedade americana. Não é astrologia. As pessoas, incluindo a mídia e as outras instituições, passaram a bombardear e a serem bombardeadas pela rivalidade e polarização. Isso foi construído lentamente, não foi uma bomba que estourou de repente. Precisamos reavaliar a nossa postura e ética, principalmente por debaixo da coberta da internet, onde qualquer um é qualquer um. Belo texto, parabéns pela visão!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              João Carlos Bifulco Gomes

                              08/01/2021 15:56:42

                              Perfeito Guzzo! Mas que a eleição foi esculhambada (pra não dizer roubada) ah, isso foi! Voto pelo correio???!!! KKKK....essa nem aqui nem na China kkkkk

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                João Mauricio

                                08/01/2021 15:44:07

                                Parabéns J.R. Guzzo! Vc intimidou os Bolsominios com esse editorial. Acho que eles ficaram sem palavras, com exceção do comentário do Ricardo Ribamar, os bolsominios (nem todos que elegeram Bolsonaro são bolsominios) não vieram aqui postar comentários de que vc virou um esquerdista, um esquerdopata, etc..., como eles costuma pechar todos que escrevem algo que vai em desencontro com o que pensam.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Lucio Araripe de Abreu e Lima

                                  08/01/2021 15:40:38

                                  O problema está na TRANSMISSÃO DOS DADOS, DA URNA pra Brasília. Toda conversa, todas transmissões, tudo que passa pela internet, satélite, essas geringonças, é interceptado, manipulado distorcido. Qualquer Haker mediano entra em computadores. Basta eles entrarem no computador do TSE que dá o resultado. Eles são capazes de parar centrais elétricas, alteram funcionamento de centrífugas de urânio no IRÃ, entram nos computadores do Pentágono. Mas, como os brasileiros adoram a América, até um ministro do supremo foi lá ver como era a eleição, voltou encantado. A gente poderia adotar o voto por celular, pelo correio ( aqui só entrega carta oito meses depois ), por motoboy. VOTO NO PAPEL.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • C

                                    CESAR SABBAGA

                                    08/01/2021 15:56:27

                                    Isto é tão óbvio que não dá para entender que não seja abordado tanto pelos interessados em mudar o atual sistema (Bolsonaro e seguidores) como por quem acha que não precisa mudar nada porque o sistema seria seguro. Este é o momento sonhado por hackers, com milhares de dados circulando, provavelmente pela internet aberta, mesmo que com dados criptografados (me corrijam se houver um sistema separado, blindado - mas assim mesmo vulnerável).

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marcelo de Carvalho Hespanhol

                                  08/01/2021 14:58:16

                                  Da gosto ler quem sabe escrever.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Mauricio

                                    08/01/2021 14:46:37

                                    Cirúrgico! Boa Guzzo!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luis Noronha

                                      08/01/2021 14:43:27

                                      Ao contrário, acho que essa confusão e a imediata sequencia dos trabalhos do Congresso Americano nos mostra a força das Instituições, e o Reino das leis. Esses invasores serao processados, condenados e presos. Coisa simples que nao vemos acontecer no Brasil. Trump será rejeitado e não terá vez na politica, diferente do nosso corrupto Mor Lula que já ensaia seu retorno com apoio de um STF que legisla, governa e Julga. A diferença é pequena mas é o bastante: Rule of law.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • S

                                        sebastião orlando machado

                                        08/01/2021 17:20:45

                                        E o principal, que foi a eleição fabricada de um marionete **** do globalismo vai ficar por isso mesmo. É bem coisa de pseudo intelectual esquerdopata que se acha sabidão, mas sabe que não passa de um **** !!!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Marcello de Vasconcellos Aun

                                      08/01/2021 14:29:14

                                      Guzzo a imprensa brasileira precisa de mais jornalistas como vc ! Parabéns por todos os seus artigos ! É uma delícia abrir a Gazeta do Povo e ver que seu artigo do dia está lá !

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • D

                                        devanil paulo martins

                                        08/01/2021 14:18:10

                                        Concordo plenamente com o ponto de vista, e acrescento reconhecendo a minha jumentez o quanto a humanidade esta as margens da mediocridade!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • N

                                          Natan Monteiro

                                          08/01/2021 13:45:49

                                          Excelente artigo, Guzzo!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            ROGERIO SISTI PERES

                                            08/01/2021 13:31:40

                                            Caro Guzzo, suas palavras, como sempre são inspiradoras, porem, a mulher que morreu não trabalhava no local, era uma das invasoras. A gravação dela tentando invadir o local e sendo baleada em seguida por um policial do capitólio, tombando ensanguentada em seguida já está disponível nas redes sociais. Terrivel e tétrica esta gravação, mas mostra mais uma vez que as informações que chegam aos leitores estão distorcidas e realinhadas de acordo com os interesses da grande midia. Sugiro uma errata, se precisar, tenho cópia deste video comigo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Alexandre Augusto Angioletti

                                              08/01/2021 13:07:18

                                              Vamos virar os olhos para a China agora, super democrática e aberta aos anseios pessoais de seu povo e do resto do mundo. Na realidade a população mundial zumbi caminha sorridente para a nova escravidão do novo comunismo, não aquele que separava o proletariado do restante pois hoje nem proletariado direito tem, por isso nos dividiram em negros, brancos, héteros, homos, ricos, pobres...etc etc....para gerar a nova manipulação que não poderia mais existir no proletariado escaço ou inexistente. Agora em toda essa divisão causada pelo Meta-capitalistas juntamente com o PCC teremos um novo comunismo baseado em muita grana...a maior parte que gira no planeta hoje são dos apoiadores da esquerdalha

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              2 Respostas
                                              • D

                                                devanil paulo martins

                                                08/01/2021 14:34:55

                                                Top!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Antonio

                                                08/01/2021 13:12:06

                                                Concordo 100% com a sua descrição. Quando acordarem de fato.... será tarde demais!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • W

                                              WELLINTON

                                              08/01/2021 13:06:55

                                              Guzzo, você é inigualável! Como sempre, diz as verdades com uma pitada se sarcasmo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Mauricio Conde

                                                08/01/2021 13:04:55

                                                Muito bom artigo do Guzzo. A culpa é inteiramente deles que não reformam o sistema eleitoral arcaico que possuem. A única coisa positiva é o voto facultativo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Marco Polo

                                                  08/01/2021 13:03:59

                                                  Sensato comentário!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • T

                                                    Thiago

                                                    08/01/2021 12:51:17

                                                    Somos uma nação periférica desde o desembarque de Don João VI. Os EUA são a potência global hegemônica, em decadência nas 2 ou 3 décadas recentes. Muitas coisas nos separam, nos igualam a condição humana e o espírito do tempo. Eles entraram em um regime totalitário (no sentido forte do termo que usualmente só se aplicava aos regimes de Stalin e de Hitler) com forte e violento controle das opiniões e da vida privada pelo coletivo. Milícias jóvens atuando nas sombras à serviço do regime, e demonização dos dissidentes. Trump traiu seu apoiadores ou foi incompetente. E as consequências imediatas disso são tão óbvias quanto inevitáveis: terror. Que nossa imprensa ocultará enquanto puder.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • S

                                                      Simon pinto

                                                      08/01/2021 12:49:26

                                                      O raciocinio 'e simples: Mais riqueza mais corrupcao. Os USA cada vez provam ser o pais mais corrupto do mundo. Bate ate o Brasil, mais pelo tamanho do PIB do que pela diferenca de seus politicos. Enquanto nao terminarem com essa profisao e carreira de politico isso nunca vai mudar.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Affonso Ferro

                                                        08/01/2021 12:13:18

                                                        Excelente!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • R

                                                          Rudi Nunes

                                                          08/01/2021 12:07:09

                                                          A esquerda é tão diabolicamente atrativa que até Guzzo começa a fletar com ela. Este seu texto foi um dos piores... Vai entender!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • M

                                                            Marco Polo

                                                            08/01/2021 13:14:04

                                                            Não encontrei qualquer favorecimento do Guzzo à direita ou à esquerda. Retratou fatos com opinião coerente aos fatos. Os EUA são orgânicos, como todos os países, mas com mais liberdade de ação, expressão e de direitos individuais do que quase todos os outros países; não é à toa que é o país mais falado no Mundo, bem ou mal. Seu sobe e desce é fator de ajustamentos, por retrocessos e avanços, características de tudo que tem vida! A esquerda é esquerda em todo e qualquer lugar do Mundo, cuja obsessão pelo poder cativa os mais complexados, revoltados e incapazes, Guzzo certamente sabe disso, poderia ter sim, insinuado, que quando se tornam mais, ou permitimos mais trapaças, todos perdem,

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • J

                                                          joão José Augusto Mendes

                                                          08/01/2021 12:07:08

                                                          Realmente algo inusitado os acontecimentos do EEUU, aqui não acontece porque nossas urnas eletrônicas não permitem recontagem de voto, só confirmam aquilo que está registrado na sua memória, se está certo ou errado ninguém sabe e nunca saberá. Agora quer acabar com essa palhaçada de urna eletrônica sem imprimir o voto, basta um plebiscito consultando quem realmente deve mandar nesta não. nós,

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • F

                                                            Fernando Lopes

                                                            08/01/2021 3:59:43

                                                            Mesmo com problemas de infiltração comunista, a sociedade norte americana é centenas de anos superior a dos nativos de Pindorama. Já fomos semelhantes na época do império, mas Deodoro, Floriano e outros positivistas cagalhões conseguiram por meio de um golpe nos atrasar. Eles ainda têm direito à armas e defesa de propriedade e vida. Nós não.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            5 Respostas
                                                            • I

                                                              IvoHM

                                                              08/01/2021 12:38:40

                                                              Pare de mentir, Tiago. A Kamala Harris é tão comunista quanto a Manuela D'Ávila, a Luciana Genro, a Gleisi ou a Marcia Tiburi. Além de ser uma Dilma que fala inglês.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • S

                                                              SERGIO RODRIGUES MARTINS

                                                              08/01/2021 12:20:56

                                                              Na mosca! O desastre começou exatamente com esse que foi o verdadeiro golpe militar: a república que nos tornou isso sim, uma republiqueta bananeira! Ouvi, alhures, uma frase de D. Pedro II em resposta a uma pergunta que dizia para que servia um Imperador: Um Imperador serve para defender o povo dos políticos!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Carmo Augusto Vicentini

                                                              08/01/2021 11:14:10

                                                              Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • T

                                                              TIAGO SILVA

                                                              08/01/2021 7:00:23

                                                              Infiltração Comunista no País mais capitalista do Mundo, sei conte me mais. Btw, quem fez essa barbárie foram os Republicanos bem a direita

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • J

                                                              Joaquim

                                                              08/01/2021 5:36:12

                                                              Se não fosse por Deodoro não haveria república, e a monarquia teria continuado. Sempre querendo culpar os militares pra atingir o presidente Jair Messias Bolsonaro.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            Júlio

                                                            08/01/2021 3:52:36

                                                            A pandemia do corona vírus demonstrou que os países do primeiro mundo, ostentam pompa , mas na praticam estão na mesma situação de inopia que os países do terceiro mundo! Os estados unidos, a cada eleição presidencial vivem uma bagunça , na eleição atual foi uma baderna e o episódio da invasão do capitólio demonstra que a America do norte está em guerra interna!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • J

                                                              Joao Jose da Silva

                                                              08/01/2021 2:50:59

                                                              Depois da kagada no Capitolio..os trumpistas e bozominios estao tentando dizer que eram democratas infiltrados !! Kkkkkkk Sao realmente kagoes !!! Sejam homem uma vez na vida gados !!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              3 Respostas
                                                              • A

                                                                Antônio Carlos

                                                                08/01/2021 13:22:04

                                                                Só lê noticias em grupos de WhatsApp e e acha culto.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • A

                                                                Antonio

                                                                08/01/2021 13:16:31

                                                                Vc le qualquer jornal inteiro ou só o que te interessa???? Só para saber mesmo viu??

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                Joaquim

                                                                08/01/2021 5:39:18

                                                                O Presidente Bolsonaro foi esfaqueado por assassino ligado ao Lula, e sua corja. E após isso o presidente Jair Messias Bolsonaro, e ninguém que o apoia foi fazer qualquer tipo de vingança. Essa corja de idiotas da esquerda acham que são verdadeiros baluartes da democracia.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              Ricardo Ribamar

                                                              07/01/2021 21:37:27

                                                              Como sempre Guzzo escreve as coisas certas. Só esqueceu de dizer que quem invadiu não foram apoiadores de Trump e sim os bandidos da Antifa , um Teo premeditado para confirmar a Eleição mais fraudulenta da História.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              4 Respostas
                                                              • J

                                                                João Mauricio

                                                                08/01/2021 15:38:39

                                                                Ricardo, vc tem a mesma mentalidade do Adélio Bispo. Isso é doença e não só ignorância.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • A

                                                                Antonio

                                                                08/01/2021 13:19:22

                                                                Posso vestir camisa com a cara da dilmanta, boina do Che e colocar estrelinha dos PTRALHAS no peito, mas posso te garantir que jamais serei esquerdalha. Deu para entender ou seu neurônio único só consegue pegar no tranco com um desenho?

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • T

                                                                TIAGO SILVA

                                                                08/01/2021 7:02:33

                                                                Antifas? Tirou essa da onde? **** fake news do kct. Vários vídeos com faixas, camisas, tatuagens pro right e vc vem me falar essa besteira. Comentário dissimulado

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • T

                                                                TIAGO SILVA

                                                                08/01/2021 7:02:32

                                                                Antifas? Tirou essa da onde? **** fake news do kct. Vários vídeos com faixas, camisas, tatuagens pro right e vc vem me falar essa besteira. Comentário dissimulado

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.