i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

J.R. Guzzo

Foto de perfil de J.R. Guzzo
Ver perfil
Por Amazônia?

Macron criou a “mentira perfeita”

  • J.R. GuzzoPor J.R. Guzzo
  • 10/12/2020 20:53
macron
Presidente francês, Emmanuel Macron| Foto: Ludovic MARIN/AFP

O presidente da França, Emmanuel Macron, e seu governo, declararam tempos atrás uma curiosa temporada de hostilidades contra o Brasil. O motivo, como talvez ainda se lembre, é que os brasileiros (com o incentivo implícito do governo) estavam tocando fogo na Amazônia e, em consequência disso, a humanidade estaria ameaçada de ficar sem oxigênio para respirar. “A Amazônia está queimando”, disse o presidente.

Macron pediu na hora uma “intervenção internacional” na região – ou na Amazônia brasileira, pelo que foi possível entender. Cobrou da União Europeia ações contra o Brasil. Desde então, tem pressionado os demais países da Europa a não aplicar o último grande tratado comercial que assinaram com países sul-americanos, e pelo qual se estabelecem cortes em impostos que incidem sobre as exportações brasileiras.

Assim como há a “tempestade perfeita”, tratava-se de uma mentira perfeita. O presidente, ao apresentar a sua acusação, fez divulgar a foto de uma queimada que estaria ocorrendo naquele exato momento na Amazônia – só que a foto, como se descobriu instantes depois, foi tirada 20 anos atrás. Mas e daí? Para que reparar uma mentira, se a maioria das pessoas quer acreditar nela? Além disso, a denúncia dava a entender que a culpa seria do presidente Jair Bolsonaro – e falar mal dele, sobre qualquer coisa, dá cartaz automático hoje em dia. É contra Bolsonaro? Então deve ser verdade.

Desde sempre esteve claro que o motivo real desses ataques de nervos era o agronegócio brasileiro – que desagrada cada vez mais o governo da França, por estar custando cada vez mais caro ao Tesouro francês na forma de subsídios pagos aos produtores de grãos franceses. É uma luta pouco promissora.

A área total dedicada à soja e produtos conexos na França é de 1 milhão de hectares; no Brasil, só de soja, são 15 milhões de hectares plantados, do Mato Grosso ao Rio Grande do Sul. Não é surpresa, assim, que 50% das atuais importações de “proteína vegetal” na França já venham do Brasil e dos Estados Unidos.

Agora, o público é informado que o governo da França acaba de destinar 100 milhões de euros em subsídios para os produtores franceses de grãos – em mais um esforço de manter em atividade uma área de sua agricultura que tem dificuldades crescentes de competir com a produção externa. Não vai adiantar grande coisa, mas a vida é mesmo dura, hoje em dia, no agro mundial: você soca e soca dinheiro em subsídio, e a competição fica cada vez mais difícil. Não resolve nada, aí, ficar dizendo que a Amazônia está em chamas.

Receba as principais notícias do dia pelo WhatsApp

76 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 76 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Saber é poder

    18/12/2020 4:36:36

    A esquerdalhada , como boa massa de manobra de partidos destrutivos invejosos, assiste a videozinhos de pedófilos e funkeiras financiados pelo PT e PSOL, começa a feder de raiva, e grita: "as girafas da Amazônia estão morrendo!" (gargalhadas)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • W

      wesley emediato abreu

      16/12/2020 14:46:45

      Como funciona as narrativas. Eu li uma reportagem que fala sobre o programa Francês para eliminar a dependência da França em relação a soja brasileira .....pasmem - até a foto utilizada é fake. Somente uma tentativa de desestabilização e um jornalista a serviço da desinformação. Quem conhece o território da França, população/densidade demográfica e topografia sabe que, além da escassez de área, apenas 12% da população se dedica a agricultura - fica o dilema: Acaba com os campos de Lavanda e os vinhedos ou planta soja. Acho que temos que nos preocupar é com a China pq estão levando tecnologia da EMBRAPA para países Africanos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • W

        wesley emediato abreu

        16/12/2020 14:45:21

        Como funciona as narrativas. Eu li uma reportagem que fala sobre o programa Francês para eliminar a dependência da França em relação a soja brasileira .....pasmem - até a foto utilizada é fake. Somente uma tentativa de desestabilização e um jornalista a serviço da desinformação. Quem conhece o território da França, população/densidade demográfica e topografia sabe que, além da escassez de área, apenas 12% da população se dedica a agricultura - fica o dilema: Acaba com os campos de Alfazema e os vinhedos ou planta soja. Acho que temos que nos preocupar é com a China pq estão levando tecnologia da EMBRAPA para países Africanos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          FANAIA

          16/12/2020 11:25:56

          É ISSO MESMO SR. GUZZO. ESSE PRESIDENTE MACRON ??????????????????

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            JJ

            15/12/2020 23:27:27

            Melhor impossível Sr. Guzzo! Bravo!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Alexandre Paranaense

              15/12/2020 18:33:55

              Quem hostilizou quem? O Bolsonaro riu até de uma piada machista de que a mulher dele era mais bonita do que a do Macron. Por favor....

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              5 Respostas
              • F

                Ferreira

                ± 1 minutos

                Palavras-chave: Agricultura, soja, Amazônia, Brasil, França, Macron, Bolsonaro. Alexandre: O Bolsonaro riu de uma piada machista da esposa do Macron. Putz!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • D

                Doc

                30/12/2020 23:01:24

                Pestilento

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • S

                Saber é poder

                18/12/2020 4:33:14

                Não é piada. É sério. A Michelle é linda e é um baita mulherão, exemplo para todas - e a esquerdalhada fede de raiva disso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • C

                Carlos de Souza

                16/12/2020 17:05:39

                Qual é a relação da piada (seria piada mesmo ou uma simples constatação) de Bolsonaro com as fake news propagadas pelo populista francês?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • N

                NELSON UMEDA

                15/12/2020 19:50:15

                Com o Macron ferrando o Brasil e o nosso agronegócio, queria o quê? É por brasileiros como você que nem tem coragem de por o nome que o Brasil está nesta M****, com baixa autoestima.vamos valorizar o que é nosso!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • C

              Camargo

              14/12/2020 22:13:26

              Foi na ferida. Cirúrgico

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • I

                I. de A.

                13/12/2020 16:03:56

                Cópia do Google: “Em 7 de dezembro de 1972, o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, sancionou a Lei nº 5.851, que autorizou o Poder Executivo a instituir empresa pública, sob a denominação de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura.”

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  Fabiano

                  13/12/2020 14:35:35

                  Excelente texto. Valeu muito a pena assinar a Gazeta, Guzzo e Constantino estão de parabéns.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    marco Aurelio Bittencourt

                    12/12/2020 15:45:13

                    Exactly!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Eden Lopes Feldman

                      12/12/2020 11:53:55

                      A hipocrisia de Macron, Merkel e agora Biden são recheadas pelo medo da agricultura brasileira. Os dados são irrefutáveis sobre a preservação ambiental brasileira. Mas estes líderes insistem em demonstrar que "não sabem fazer as contas.."".

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        eduardo

                        12/12/2020 11:30:33

                        A "RESPONSABILIDADE" É DA EMBRAPA, QUE OFERECE AO AGRONEGÓCIO SUPORTE TECNOLÓGICO QUE FAZ A BALANÇA COMERCIAL PENDER PARA NOSSO LADO. ACONTECE QUE PARA OS DETRATORES E PARA OS DENUNCISTAS DE PLANTÃO NÃO DÁ PALCO ATACAR UMA EMPRESA ESTATAL DE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          eduardo

                          12/12/2020 11:30:33

                          A "RESPONSABILIDADE" É DA EMBRAPA, QUE OFERECE AO AGRONEGÓCIO SUPORTE TECNOLÓGICO QUE FAZ A BALANÇA COMERCIAL PENDER PARA NOSSO LADO. ACONTECE QUE PARA OS DETRATORES E PARA OS DENUNCISTAS DE PLANTÃO NÃO DÁ PALCO ATACAR UMA EMPRESA ESTATAL DE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            eduardo

                            12/12/2020 11:30:33

                            A "RESPONSABILIDADE" É DA EMBRAPA, QUE OFERECE AO AGRONEGÓCIO SUPORTE TECNOLÓGICO QUE FAZ A BALANÇA COMERCIAL PENDER PARA NOSSO LADO. ACONTECE QUE PARA OS DETRATORES E PARA OS DENUNCISTAS DE PLANTÃO NÃO DÁ PALCO ATACAR UMA EMPRESA ESTATAL DE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Dr. Martinelli

                              12/12/2020 10:21:57

                              Parabéns Guzzo. Na verdade esses discursos é próprio de quem não tem o que apresentar de positivo então ataca um alvo qualquer com qualquer argumento. Na verdade a França está em chamas e o seu presidente está nu. A crise social lá é coisa muito séria e o vírus chinês acabou com a receita do turismo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Carlos

                                11/12/2020 18:56:26

                                Perfeita a argumentação, parabéns!! Infelizmente a incompetência francesa na agricultura só sobrevive sob a retórica hipocrita de um político de terceira classe como esse se Mácron. A verdade aparece sr. Mácron Esperemos que os eleitores franceses percebam o que devem fazer nas próximas eleições

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • G

                                  gabriel hubner de macedo

                                  11/12/2020 17:26:39

                                  Ótima linha de raciocínio porém argumentos rasos. Esse debate iria longe e profundo. Todo o discurso do Mácron se acaba por culpa de uma foto datada errada? Tem muito mais que isso. Senti falta desse aprofundamento. Mas acho que o jornalismo hoje em dia é assim. Só quantitativo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • R

                                    Ricardo Amaral

                                    11/12/2020 17:52:40

                                    Discordo. O argumento é preciso, porque a questão é rasa na origem.A manifestação de Macron foi extemporânea e incompreensível pelo momento em que foi feita. E como diria um já famoso personagem de seriado: "Tudo se resume a dinheiro". A agenda oculta do comentário diz respeito ao que o agronegócio brasileiro (e argentino, por quê não) fariam com os agricultores franceses.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  rosane

                                  11/12/2020 16:33:56

                                  mas, a Amazônia está em chamas...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    rosane

                                    11/12/2020 16:33:56

                                    mas, a Amazônia está em chamas...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • C

                                      Claiton Vidal Hilgert

                                      15/12/2020 19:03:59

                                      Tá não, rosane. Eu moro aqui. Não tem nada pegando fogo aqui

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • W

                                      WONKA

                                      13/12/2020 11:34:27

                                      Rosane vc foi lá ver se está em chama mesmo ou está se baseando na CNN Globo e Band?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Alex

                                    11/12/2020 16:04:24

                                    Parabéns Guzzo. Tem muita gente torcendo contra o país, desde que isso represente ataque ao Bolsonaro.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Alex

                                      11/12/2020 16:02:46

                                      Parabéns Guzzo. Tem muita gente torcendo contra o país, desde que isso represente ataque ao Bolsonaro.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • D

                                        Dylan Rees

                                        11/12/2020 15:17:08

                                        França e europeus sempre fazem este tipo de jogo. São tão sérios quantos os piratas e "privateers" que usaram por séculos.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Roberto Luiz Jardim Dodsworth Martins

                                          11/12/2020 15:04:28

                                          Nossos queijos e nossos vinhos estão melhorando dia a dia, já já estaremos exportando para a França, rsrsrs. Quanto ao Foie gras devíamos fazer uma campanha mundial para bani-lo pela violência com que são tratados os gansos e patos franceses ao entupi-los goela abaixo de ração de milho até quase estourarem seus fígados. Sem isso os franceses murcham.........

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • C

                                            Carlos de Souza

                                            16/12/2020 17:10:55

                                            Deveríamos fazer uma campanha mundial para salvar os patos e gansos #ficaadica

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          MARTINI

                                          11/12/2020 14:44:36

                                           Agricultura intensiva brasileira é competitiva não só pela extensão territorial. Mas até pelas 3 colheitas ao ano, muito incomum! Ao reflorestamento da França para não faltar oxigênio; relembrando que florestas na Europa quase que exclusivamente em montanhas rochosas. E nosso país precisa da Floresta Amazônica até por questões pluviométricas, nada nos acrescentando grileiros incendiários. Só confisco de propriedades usadas para o crime pode deter desmatadores ilegais! Mas Bolsonaro, e seus opositores, acham que propriedade é um valor absoluto, sagrado, ignorando função social e interesse nacional!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            ROGÉRIO J. BORGES

                                            11/12/2020 14:42:35

                                            Texto baba ovo dos Minions. O negócio da agressão ao meio ambiente é muito sério e o colunista não reconhece em seu artigo o desmonte das políticas ambientais proporcionadas por este governo irresponsável.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            2 Respostas
                                            • W

                                              Walter

                                              11/12/2020 16:55:54

                                              Cite uma ação de desmonte das políticas ambientais. Está muito mal informado...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Senor Rodriguez

                                              11/12/2020 14:46:46

                                              Descansa, militante.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            maryyapaz

                                            11/12/2020 14:22:00

                                            O que é pior em tudo isso é ver brasileiros assinando embaixo e validando as mentiras sem pestanejar, apenas para prejudicar o Presidente que está no poder mas que é passageiro, ignorando a nação que é perene .

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              Plínio

                                              11/12/2020 13:53:44

                                              O Brasil passa por um momento delicado em que o investimento em tecnologia de defesa e proteção militar do nosso território se faz cada vez mais necessária. Não é só agronegócio que está em jogo. As riquezas no subsolo da Amazônia atraem cada vez mais estas carniças, porque muitas delas estão acabando em outras partes. Tornar a Amazônia uma nova Antártida, mas passível de exploração é o sonho destes países. Dentro da visão de alguns militares, exceto alguns generais borra-botas, se isso acontecer, o Brasil se desfragmentará em vários pequenos países. O que diferencia hoje o Brasil de EEUU, China, Rússia, Índia e UE em termos de Tecnologia, território e riquezas? E no futuro?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • S

                                                Spartacus

                                                11/12/2020 13:34:37

                                                Perfeito Guzzo. Tudo o que é francês não presta. Do presidente aos automóveis

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  All Jr

                                                  11/12/2020 13:47:01

                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Luiz

                                                    11/12/2020 13:11:55

                                                    Simples assim ... ótima interpretação dos acontecimentos

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • T

                                                      TIAGO

                                                      11/12/2020 13:10:54

                                                      Macron exposto.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        MOMENTO

                                                        11/12/2020 12:48:18

                                                        Parabéns pelo ótimo texto. Infelizmente tem gente que adora uma mentira. Respira e vive de mentiras para alimentar suas ideologias furadas.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          Fernando Colli

                                                          11/12/2020 12:31:22

                                                          Por trás do dito sempre há um dizer, obrigado Guzzo por revelar o dizer do macron

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            Julio

                                                            11/12/2020 12:26:19

                                                            Essas agressão e as mentiras que esses europeus ppl a França com apoio de celebridades, estão contando sobre nosso país chegou ao ápice. Tudo pra prejudicar nosso Agro. Aproveitam agora que nós temos um presidente instável que só fala o que não deve. Esse ataque ao nosso agronegócio não é de agora. Porém se intensificou e a esquerda abraçou essa bandeira e está junto para prejudicar seu próprio país.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • Y

                                                              Yang Michael Ruu Long

                                                              11/12/2020 12:17:26

                                                              Excelente artigo. Tudo cortina de fumaça feita pelo Macron. A agricultura francesa vive subsídios. Aumentar o subsidio não irá resolver nada. A competição a nível mundial pela proteína vegetal torna a França desprezivel neste mercado.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                Luiz Cunha

                                                                11/12/2020 12:16:30

                                                                Macron é a própria mentira em pessoa e não merece outras considerações. Agora, o governo francês deveria olhar mais para os próprios problemas como os contumazes assaltos a turistas em Paris. Eu mesmo fui vitima dentro do metrô e aliás, muito mal amparado pelas autoridades policiais.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • G

                                                                  Geraldo Emanuel Prizon

                                                                  11/12/2020 12:12:26

                                                                  Uma correção: no Brasil são 38 milhões de hectares com soja

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • N

                                                                    Nelson Souza Sarinho

                                                                    11/12/2020 12:10:40

                                                                    Congratulações pela lucidez e simplicidade do seu texto; você meteu o dedo na ferida. Esse Macron é um mané mal intencionado; foi salvo politicamente pela pandemia da gripe chinesa.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • P

                                                                      PTRLC

                                                                      11/12/2020 12:08:58

                                                                      O agronegócio é o carro-chefe da nossa economia, somos muito competitivos nessa área e dominamos a tecnologia de ponta o que faz do nosso país referência mundial. Não tem pra ninguém, quando se fala em commodities agrícolas.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.