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Lideranças e um homem pensando
Saber enfrentar as ambiguidades reduz a perda de tempo e energia emocional, tanto para as lideranças, quanto para o seu time de trabalho.| Foto: Eugene Barmin / Freepik

Tempos voláteis e de incertezas, alta velocidade das mudanças e de inovações disruptivas que geram grandes impactos na economia e na sociedade caracterizam o momento em que o passado deixa de ser o principal referencial dos líderes no processo de tomada de decisão. É nesse cenário que se cria um ambiente propício para o surgimento, em larga escala, de situações ambíguas e saber lidar com as ambiguidades passa a ser uma das competências mais exigidas dos líderes.

Ambiguidade é tudo aquilo que possa ter mais de um sentido ou significado possível. Em situações ambíguas, o líder passa a atuar e tomar decisões com informações incompletas, imaginando diversos cenários possíveis num futuro ainda incerto. Isso não é uma tarefa fácil para quem precisa tomar decisões assertivas.

Nesse sentido, saber enfrentar as ambiguidades reduz a perda de tempo e energia emocional, tanto para o líder quanto, para o seu time de trabalho.  Lidar com ambiguidades requer a combinação de flexibilidade, adaptação e comunicação efetiva. É importante que o líder esteja bem próximo de seu time para entender o que pensa e sente a respeito da questão. Aliás, o time de trabalho poderá se transformar no maior recurso disponível para tomada da melhor decisão. Para que isso ocorra, seguem algumas dicas que podem ajudar

1. Identifique o que já está claro na situação. É muito simplista tratar tudo como incerto em tempos de incertezas, mas isso não é uma verdade absoluta. Seja claro com o que você sabe, o que não está mudando, e com o que seu time pode contar. A arma mais importante contra a incerteza é a clareza.

2. Mapeie o que seu time sabe e o que não sabe a respeito da situação analisada. Faça uma lista com o que cada componente do time conhece a respeito do tema que tenha expertise. Verifique em seu time quem lida bem com ambiguidades e tenha-o como suporte direto

3. Se for necessário mudar de direção, comunique a mudança de forma clara e assertiva. Crie uma visão e direcione os esforços do time rapidamente para nova orientação.

4. Encoraje seu time a assumir riscos calculados.  Encoraje a curiosidade e novas formas de pensamento. Em tempos ambíguos há grandes oportunidades para encorajar a experimentação e inovação. Nesse sentido é importante apoiar o time por meio de mentorias e estímulo à realização de trabalhos coletivos para a busca de resolução de problemas

5. Elabore cenários alternativos. Estimule o time a enxergar diversas perspectivas. Estimule os componentes do grupo a trazerem suas próprias perspectivas naquilo em que são especializados.

6. Permaneça flexível e adapta-se rapidamente à medida que as novas informações cheguem. É importante estimular o aprendizado e ser ágil a atender as necessidades de mudanças.

7. Engaje outras pessoas e conheça outras perspectivas a fim de ampliar o conhecimento do seu time sobre a questão. Quanto mais pessoas engajadas, maiores serão as chances de se obterem informações úteis para a melhor decisão.

Trabalhar com situações ambíguas é um processo contínuo que exige resiliência, refinamentos de métodos e abordagens, comunicação aberta, adaptações constantes e disposição para experimentar o novo. Nesse sentido, cabe ao líder, mais uma vez, assumir o papel de modelo (exemplo) a ser seguido pelo seu grupo.

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