• Carregando...
Nota de 100 rublos de 1910
Nota de 100 rublos de 1910| Foto:

Nos primeiros anos da Rússia Soviética, com a economia degradada pela Primeira Guerra Mundial e uma guerra civil se espalhando pelo país, o governo de Lênin decidiu imprimir dinheiro para pagar as despesas.

Como quase sempre acontece, o aumento desenfreado de notas em circulação causou hiperinflação. Se em 1918 bastavam 45 rublos para comprar 1 libra inglesa, em 1923 o valor da libra passava de 5 bilhões de rublos.

Os russos não podiam mais confiar na moeda soviética como reserva de valor. Mas ainda confiavam dos rublos czaristas, que antes da Revolução Russa tinham a conversão para ouro assegurada pelo governo imperial.

Os rublos dos tempos do czar não tinham reconhecimento do governo soviético, não tinham lastro ou utilidade prática. Eram só pedaços de papel impressos por um governo do passado. Mas possuíam duas características essenciais para uma reserva de valor: escassez e confiança.

Não eram mais impressos, então sua oferta era limitada. E seu valor ainda estava na memória dos russos – uma lembrança suficiente para estabelecer uma aceitação mútua da moeda.

Foi assim que rublo czarista se tornou uma preciosa reserva de valor na Rússia Soviética.

“Como havia uma pequena chance do czar voltar e honrar a promessa impressa nos rublos czaristas (de converter as notas por ouro), é notável que eles ainda eram aceitos como uma moeda substituta e retiveram o poder de compra”, conta Milton Friedman no livro Money Mischief: Episodes in Monetary History.

“Eles retiveram o valor precisamente porque não era possível produzir novos rublos czaristas, e assim a quantidade disponível em circulação era fixa.”

O bitcoin é o rublo czarista do século 21. Não é reconhecido por governos, não tem lastro ou utilidade maior que outras criptomoedas.

A fonte de seu valor se fundamenta numa convenção, na crença das pessoas de que ele tem valor. Investidores trocam reais por bitcoins por acreditar que no futuro poderão trocar bitcoins por reais. A dificuldade em minerar a moeda evita que essa crença se desfaça.

O bitcoin pode ser a primeira moeda digital da história – mas as características que o tornam valioso têm séculos de tradição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]