Benedito Gomes Barbosa, conhecido como Bene Barbosa, é escritor, especialista em Segurança Pública, presidente da ONG Movimento Viva Brasil e um dos principais ativistas para um maior acesso às armas de fogo no Brasil. Ele é o convidado da semana no Gazeta Entrevista com Leda Nagle.
Entre outros assuntos, Bene comenta sobre a política nacional de vendas legais de armas no país. Lembra que o assunto começou a ser mais debatido em 1999, culminando no referendo nacional de 2005. “Foi convocado um referendo [em 2005], que nada mais é do que uma eleição nacional, onde 63,94% disse ‘Não’ à proibição de venda legal de armas no Brasil. Então já tivemos esse referendo, a população foi ouvida, mas infelizmente, parece que nosso voto só vale quando agrada aos poderosos”, critica Barbosa.
Sobre segurança pública, Bene comentou sobre diversos tópicos, mas deixando uma mensagem sobre como olhar para o futuro. "A gente consegue enxergar o que foi feito de errado até hoje. No mínimo, o caminho que foi tomado até hoje, não funcionou. Está na hora de tentar outra solução, outro caminho”, avalia. Veja a entrevista completa:
-
Agro aposta em emenda para aumentar indenizações e dificultar demarcações de terras indígenas
-
Acidentes custam o dobro do que o país investe em rodovias
-
Como a oposição vai tentar barrar no Senado a indicação de Dino ao STF
-
Ministério de Dino recebe “premiação” de órgão com menor transparência em 2023
Empresário que ficou conhecido como “homem da rampa” segue preso como terrorista
Advogado consegue absolver clientes de acusação de crimes do 8 de janeiro
Corretor de seguros é condenado a 17 anos de prisão, sem ser ouvido pelo STF
Estudante de Medicina da USP ficou 7 meses presa por ter rezado no Senado