i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Leonardo Coutinho

Foto de perfil de Leonardo Coutinho
Ver perfil

Brasil, América Latina, mundo (não necessariamente nesta ordem)

Venezuela

O circo bolivariano

  • Por Leonardo Coutinho
  • 17/01/2020 17:02
Civil e membros da Milícia Nacional Bolivariana participam de exercícios militares para ativar a defesa integral de entidades do estado de Miranda, na Operação na Operação Soberania e Paz 2019, na Escola da Guarda Nacional Ramo Verde, em Caracas, Venezuela, 16 de setembro de 2019
Civil e membros da Milícia Nacional Bolivariana participam de exercícios militares para ativar a defesa integral de entidades do estado de Miranda, na Operação na Operação Soberania e Paz 2019, na Escola da Guarda Nacional Ramo Verde, em Caracas, Venezuela, 16 de setembro de 2019| Foto: Matias Delacroix / AFP

O falecido Hugo Chávez passou anos desapercebido enganando o mundo fazendo-se passar por um palhaço. Seu sucessor, Nicolás Maduro, por sua vez, faz dezenas de piruetas para ser levado à sério, mas não consegue esconder o fato de que é um completo idiota. Característica que não o torna menos perigoso. O ditador venezuelano e seu bigode são os símbolos mais visíveis do sucesso da revolução bolivariana. O colapso "controlado" da Venezuela. O mergulho do país vizinho na crise econômica, social e institucional não é algo acidental. Chávez e Maduro trabalharam para isso. Não é lícito dizer que o plano correu como planejado. Mas a tragédia venezuelana é, sim, resultado de duas décadas de ações equivocadas, crimes e um esforço descomunal de convulsionar a região e, consequentemente, o mundo. Cada um, ao seu modo, assentou tijolo por tijolo do labirinto bolivariano no qual a Venezuela se encontra.

Enquanto são remotas as saídas para crise, Maduro se esforça para aprofundá-la. No mais recente acesso de verborragia revolucionária, ele declarou diante dos aliados – no picadeiro que responde pelo nome de Assembleia Nacional Constituinte – que está pronto para guerra. Disse conhecer os planos dos presidentes Jair Bolsonaro e do colombiano Iván Duque para desestabilizar a região e que tem a resposta adequada para "arrebentar os dentes" de Brasil e Colômbia.

O discurso faz parte do mesmo espetáculo iniciado por ele no final de 2019 (que por sinal foi tema de minha última coluna daquele ano). Maduro acusou o Brasil e a Colômbia de estarem envolvidos em uma suposta série de ações irregulares dentro de seu território, sendo que a mais flagrante um mal contado caso de roubo de armas em uma instalação militar venezuelana, que terminou com a fuga de insurgentes para o Brasil.

A razão de Maduro falar grosso é que o histórico de aquisições militares da Venezuela é de fazer inveja na região. Entre 2005 e 2012, Hugo Chávez estabeleceu uma conexão direta com o russo Vladimir Putin para remodelar as Forças Armadas de seu país. Na longa lista de materiais destacam-se a aquisição de 100 mil fuzis AK 103 e 104 (as versões modernizadas da arma lendária desenvolvida Mikhail Kalashnikov), 41 helicópteros de transporte e outros 20 de ataque, 24 caças Sukhoi Su30MK2, 5 mil fuzis de franco-atirador Dragunov SDVS, mil lança mísseis Igla-S e sistemas de defesa antiaérea Pechora 2M (curta distância), Buk-M2 (média distância) S-300VM Antey-2500 (longa distância).

A longa lista é de colocar medo. Mas há um ingrediente central. Os russos são famosos por não oferecer um pós-venda de excelência. Quase sempre seus equipamentos (muitos deles excelentes) têm a eficiência comprometida pela falta de assistência técnica. No caso venezuelano, essa característica russa foi amplificada por uma variável local. Chávez comprou tudo a crédito e não pagou a fatura. Morreu e deixou a dívida nas mãos de Maduro justamente em um momento em que a economia do país entraria em colapso como resultado da queda dos preços do petróleo e, principalmente, como resultado dos erros do chavismo.

Sem receber os pagamentos pelas armas, a Rússia avançou sobre os poços de petróleo e, por anos, simplesmente deixou os militares venezuelanos abandonados à própria sorte. Vários helicópteros caíram em operações, resultado na morte de militares e das duas dúzias de caças, três ou quatro apenas são capazes de operar ao mesmo tempo. Os demais estão inativos por terem cedido peças para manutenção de aeronaves operacionais.

No início de 2019, quando Maduro fechou a fronteira com o Brasil, no auge da crise gerada com o plano fracassado de Juan Guaidó de ingressar com ajuda humanitária no país, os venezuelanos posicionaram sistemas antiaéreos S-300 a poucos quilômetros da divisa com o Brasil. Era uma tentativa clara de intimidar as Forças Armadas brasileiras. Os sinais de radar do S-300 chegaram a ser identificados no Brasil. Mas quando a inteligência brasileira foi medir o grau de ameaça, o teatro de Maduro virou piada. O sistema antiaéreo estava incompleto. Apenas a estação de radar estava ali para gerar algum tipo de repercussão.

Algo mais bizarro aconteceu na fronteira com a Colômbia. Maduro mandou estacionar a defesa antiaérea em uma área "sombreada" por montanhas. O equipamento, segundo a avaliação dos colombianos tinha o seu potencial "substancialmente reduzido" pela geografia. Em Washington, um oficial do Pentágono ouvido pela coluna descreveu como desolador o estado das Forças Armadas. Segundo ele, muitas carcaças são posicionadas para criar apenas uma impressão de poder. "Mas são perigosas como maquetes de madeira", definiu. Este era o quadro em fevereiro de 2019.

Por si só, Maduro não estaria mais no comando da Venezuela. Seu regime só se mantém de pé porque ele tem aliados externos (Rússia, China, Irã, Cuba e Turquia) que oferecem suporte necessário para evadir as sanções, lavar dinheiro e contornar os problemas internos.

Recentemente, pessoal militar russo tem sido constantemente visto em operações no interior da Venezuela. A suspeita é que Moscou possa estar tentando recauchutar os equipamentos. Talvez seja essa a razão da tal valentia de Maduro.

Mas, enquanto não se sabe exatamente as reais capacidades militares da ditadura, Maduro, sempre que necessita, como agora que promete arrebentar os dentes de Bolsonaro e Duque, recorre aos velhinhos de seu país (esses sim quase todos desdentados) para dizer que todos os venezuelanos estão dispostos a morrer por ele. Nos últimos anos, foram várias as demonstrações da força dos anciãos. Algo covardemente ridículo. Mas totalmente condizente com o que é a Venezuela chavista e com todos os que a idolatram: covardemente ridículo.

11 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 11 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Ricardo Carneiro da Cunha

    ± 15 dias

    Olá Leonardo gostaria de ler uma análise sua bem aprofundada baseada na história estatuto realidades vividas e dificuldades futuras do partido NOVO. Trazer para nosso futuro uma nova pauta para nos afastar das más notícias. Alimente nos com boas análises em direção ao que è NOVO

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PARREIRAS RODRIGUES

    ± 15 dias

    Estou lendo "Hugo Cháves, o espectro", o que os petistas nunca farão e se o fizerem, farão muchochos, coisa e tal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wilbur Archibald III

    ± 15 dias

    Brasil tem problemas demais para invadir a Venezuela.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Velo

    ± 15 dias

    Parabéns pelo texto, mas seria oportuno citar a fonte das informações sobre as armas adquiridas pelo ****** do Maduro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 15 dias

    Excelente texto . A Venezuela é um caos. Os comunistas destruiram o país levando sua população a uma pobreza extrema. Iam fazer a mesma coisa aqui no Brasil. Os comunistas são extremamente violentos quando se trata de poder. Fizeram aqui e . se voltarem ao poder, não sera nada fácil tirá-los de lá. Felizmente Bolsonaro quebrou a espinha destes bandidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 16 dias

    A ideologia comunista exportada por Cuba nos anos 50 do século passado na América latina criou a ideologia socialista que trouxe está pobreza intelectual que causa tanta miséria. Excelente texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 16 dias

    Em tempo. Escrevi, logo abaixo, porque junto. Neste caso a grafia correta é o por quê. Já que se tem a busbado motivo do fracasso da diplomacia no mundo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 16 dias

    Li um artigo há dois dias atrás comentando o porquê do fracasso da diplomacia no mundo. Pois bem, neste caso em particular foi que a diplomacia brasileira se alinhou a uma ideologia nefasta. Esta tal autodeterminaçao dos povos é dogma não diferenciando que é do mal e que é do bem. Kissenger em seus escritos nunca seria dogmatico a este ponto. Impingir a um povo tanto sofrimento, e a nossa esquerda silenciosa é revoltante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Roberto Pinheiro

    ± 16 dias

    Pena que o sargento Garcia, assessor diplomático de Lula e Dilma, morreu sem ver o resultado de sua obra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 15 dias

      Eles têm orgulho do que fizeram na Venezuela. A esquerda não quer melhorar a vida das pessoas. Se quisessem, defenderiam o capitalismo, teriam a Suíça como modelo e não Cuba. Isso é apenas retórica, discurso vazio. O que a esquerda quer é o controle absoluto da sociedade, com a seita ocupando os cargos de poder e usufruindo de privilégios pagos pelo orçamento público. Outro objetivo é roubar bens e posses das classes mais altas, uma espécie de vingança ideológica. Esses dois objetivos fundamentais foram alcançados totalmente na Venezuela e em Cuba.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JORGEHF

    ± 16 dias

    tambem tem o apoio do PT e aliados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.