

Depois dos vestibulares e do Enem, logo aparecem na internet as “pérolas” dos candidatos. Em alguns casos, as respostas (supostamente) dadas pelos estudantes são tão absurdas que parecem até criações de algum internauta brincalhão.
Dessa vez, porém, o motivo do espanto estava no enunciado de uma questão do vestibular de inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizado neste fim de semana. Mais especificamente na pergunta 06 da prova de Conhecimentos Gerais. De acordo o enunciado, a obra “Iracema” foi escrita por Machado de Assis, e não por José de Alencar.
O professor de Literatura João Amálio Ribas afirma que também houve problemas na questão 07. Uma das alternativas fazia referência ao Arcadismo, escola literária que não estaria presente no programa do vestibular. “O primeiro conteúdo de escolas literárias para estudo seria o Romantismo (item 8 do Manual do Candidato). O Arcadismo, escola abordada na proposição 8 da questão 07, se desenvolve anteriormente ao Romantismo”, diz. “Tal proposição deve ser anulada, já que aborda um conteúdo não consta do programa”, sugere.
Segundo Ribas, “a questão logística e organizacional do vestibular da UEPG é irrepreensível e irretocável”, mas todo esse trabalho fica comprometido pelo despreparo de alguns elaboradores das provas. Ele ressalta que outro erro grave ocorreu recentemente, no vestibular de inverno 2006, quando as questões cobravam livros da lista do ano de 2004, já expirada e reformulada.
Em resposta às reclamações, o presidente da Comissão de Seleção Permanente da UEPG, Antônio Carlos Schafranski, disse que a universidade não irá se pronunciar no momento e que aguardará os prazos previstos nas normas do vestibular. “Na quarta-feira (21) a universidade vai publicar a prova na internet com o gabarito. Depois disso, teremos 24 horas para acolher as reclamações e, se for o caso, faremos as retificações”, afirma. “O importante é que os candidatos fiquem tranquilos, nunca houve prejuízo nenhum para os vestibulandos”, diz.
Segundo Schafranski, o acerto absoluto não existe. Ele enfatiza que o vestibular ocorreu sem imprevistos nos dias das provas.
Embora a UEPG ainda não tenha divulgado a prova, ela já pode ser acessada em sites de pré-vestibulares. Confira abaixo as duas questões que foram motivo de polêmica
06 – No que se refere à obra “Iracema”, de Machado de Assis, assinale o que for correto.
01) O romance não pode ser considerado um poema em prosa.
02) O nome Iracema pode ser considerado um anagrama da palavra América.
04) O narrador, muitas vezes, caracteriza os personagens conforme as descrições físicas do simbolismo no Brasil.
08) O processo de colonização do Brasil e da América é construído a partir de uma alegoria.
07 – A respeito da organização da história da literatura brasileira, assinale o que for correto.
01) Um dos marcos do modernismo no Brasil se dá com a publicação do “Manifesto Pau Brasil”, de
Oswald de Andrade.
02) Na segunda geração do modernismo, a prosa regionalista buscava analisar a realidade social brasileira, como a nordestina e a sulista.
04) No realismo, Machado de Assis destaca-se com a publicação da obra “O Mulato”.
08) A temática do índio é recorrente no arcadismo, bem como no romantismo.
INTERATIVIDADE
Você fez a prova da UEPG? Tinha percebido os erros? Acha que as questões devem ser anuladas? Deixe aqui o seu comentário!
Siga o Vestibular no twitter!



