Edilmere Sprada e Eduardo Ramires

Turismo, experiências, bem-estar e longevidade

Edilmere Sprada e Eduardo Ramires
15/03/2024 18:58
Thumbnail

O turismo de experiência, como os passeios oferecidos pela Charrete Imperial Estórias e Flores em Curitiba, é uma alternativa para aproveitar a longevidade. | Divulgação

Pesquisas apontam que o viajante sênior, além de estar cada vez mais longevo, quer aproveitar mais o tempo, tem mais saúde e busca maior contato com a natureza. Real ou fantástico?
Ter o privilégio de uma rotina flexível, com tempo para o autocuidado, permite dedicar-se ao turismo. Mesmo que o tempo seja curto, de meio período do dia, por exemplo, nunca se deve deixar de experienciar novos lugares ou momentos. A vida é um sopro!
Adicione em sua agenda um descanso semanal em um lugar diferenciado, e se conecte com a natureza e até com pessoas para um círculo novo de amizades. É isso que diferencia ficar em casa ou viver mais e melhor. A especialista em empreendedorismo 50+ Silvia Triboni, em 2021, já disse em seus artigos que “viajar após os 50 anos pode fazer com que sua saúde mental, emocional e física se desenvolva ainda mais, permitindo uma longevidade ativa e prazerosa”.
Que tal um passeio de experiência em um local que sempre esteve tão perto de você, mas que você nunca parou para conhecer ou para o qual não teve um olhar mais atento? Este passeio turístico pode ser na sua própria cidade, em regiões bem próximas de você.
Você pode apreciar o turismo de bem-estar (wellness tourism), que inclui destinos que unem passeios ou viagens com o autocuidado e os benefícios à saúde. Você descansa a mente, se diverte, aprende, renova as energias e ganha forças para encarar o dia a dia, como bem diz o Ministério do Turismo.
O turismo de experiência, também conhecido como turismo vivencial, é uma modalidade de turismo que busca proporcionar ao visitante uma experiência mais profunda e autêntica do destino que está visitando. Isso significa que, além de conhecer os pontos turísticos tradicionais, o turista também tem a oportunidade de vivenciar a realidade local, interagindo com a cultura, a gastronomia, a natureza e as pessoas do lugar. No Brasil, o turismo de experiência está ganhando cada vez mais espaço e no Paraná já existe um Catálogo de Experiências Turísticas elaborado pelo Sebrae (sites.pr.sebrae.com.br/experienciasturisticas/). São diversos passeios e momentos que você pode vivenciar.
Nós, participantes do Aging 2.0 e desta coluna Longevidade, tivemos o imenso prazer de participar, em 2023, da Jornada do Produto Turístico de Experiência de Curitiba, realizada pelo Sebrae/PR. Desenvolvemos duas experiências, uma elaborada especialmente para o público 50+ por Edilmere Sprada, realizada no Parque Barigui. Denominada Barigui Cuida de Você, a atividade desperta encantos e sentidos em um dos maiores parques urbanos de Curitiba.
A outra, desenvolvida por Eduardo Ramires e Leandro Roedel, é um roteiro com a Charrete Imperial – Estórias e Flores, com uma história de fundo que desperta um olhar entre o real e o fantástico. Que tal movimentar sua agenda e experienciar momentos diferenciados que podem deixar histórias em sua vida, além de trazer alegria e harmonia?
Edilmere Sprada é diretora da Aging 2.0 Curitiba. Eduardo Ramires é embaixador da Aging 2.0 Curitiba.