• Carregando...
O ministro da Cidadania, João Roma, foi de jatinho para a missa do evento Hosana Brasil.
O ministro da Cidadania, João Roma, foi de jatinho para a missa do evento Hosana Brasil.| Foto: Reprodução/Facebook

Ministros do governo Bolsonaro que são pré-candidatos a governador ou senador viajam com frequência para os seus redutos eleitorais em jatinhos da FAB. Inauguram ou visitam obras e fazem "entregas do governo". O retorno eleitoral é garantido. Alguns partem desses redutos para outros estados. Um deles foi à missa de jatinho. Quem mais concentra os voos para o seu estado é o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni. Foram 22 dos 32 deslocamentos em jatos oficiais. O ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, não é pré-candidato, mas fez três voos como único passageiro e dois com apenas um acompanhante – quase um “Uber” aéreo.

Pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Lorenzoni fez 23 voos como ministro Trabalho, sendo 14 deles com visitas a cidades gaúchas. Fez palestra sobre “O Trabalho Pós-pandemia”, em Bento Gonçalves; entregas do governo federal nos 1.000 dias do governo Bolsonaro, em Canoas; esteve no lançamento do livro “Escola Cívico-Militar: uma esperança para o Brasil”, em Porto Alegre; no Foro de Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguai em Alegrete; e fez palestras para empresários em Santa Maria e na capital gaúcha.

Como ministro da Cidadania, já havia feito oito viagens em 2021 – sete para o Rio Grande do Sul. Não há registro disponível no ministério da agenda dessas viagens. Fez ainda uma viagem para Erechim, em junho, como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Prioridade para o reduto eleitoral

O ministro da Cidadania, João Roma, é pré-candidato ao governo da Bahia desde 20 de junho, quando o presidente Jair Bolsonaro apareceu em uma vídeo-chamada durante encontro do ministro com lideranças políticas em Amargosa (BA). “Parabéns pela liderança aí do João Roma. O João Roma é o cara, é o futuro da Bahia com toda certeza", afirmou aos aliados. O ministro seria a aposta do presidente para um palanque forte na Bahia nas eleições deste ano.

Em 2021, Roma fez 44 viagens pelo país em jatinhos da FAB para visitar obras, fazer entregas de programas do governo e participar de reuniões com lideranças políticas. Dezoito desses deslocamentos foram para cidades baianas ou a partir delas. Salvador e Feira de Santana foram as mais visitadas.

Em 9 de abril, sexta-feira, voou cedo de Brasília para Porto Seguro (BA), onde esteve no Encontro com Trade Turístico e entrega de repasse do Fundo Geral do Turismo. À tarde, seguiu de jatinho para Salvador e fez a entrega da Estação Cidadania-Esporte em Camaçari (BA). Dia 19 de junho, sexta-feira, partiu de Paulo Afonso (BA) para Recife, no final da tarde.  No sábado, teve evento na capital pernambucana e voou para Feira de Santana, no início da tarde, onde cumpriu agenda oficial durante três horas.

No dia 16 de agosto, segunda-feira, partiu de Feira de Santana para Aracaju, depois de passar o final de semana sem agenda oficial. Em 30 de agosto, segunda-feira, partiu de Salvador para Campina Grande (PB), para cumprir agenda no estado. No dia 20 de setembro, novamente partiu de Salvador, sem ter cumprido agenda oficial do final de semana, agora com destino a Campinas (SP). O blog perguntou se o ministro pode chamar o jatinho no seu estado para iniciar um roteiro de viagens pelo país. Não houve resposta.

Fórum conservador, missa e cheias

Em 26 de novembro, sexta, Roma partiu de Salvador, às 13h, para Aracaju, onde participou da Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos. Retornou para Salvador à noite, sempre no seu jatinho. Em 3 de dezembro, sexta, o ministro seguiu de Natal para Feira de Santana. No sábado, fez um roteiro no interior baiano. Teve missa da Padroeira em Santa Bárbara, entrega de quadra de esportes em Tapetinga, entrega de títulos de propriedades rurais e o 3º Fórum de Conservadores em Vitória da Conquista.

No domingo, Roma pegou o seu jatinho às 9h15 e rumou para Guaratinguetá (SP), distante 990 km. Foram quase duas horas de voo. Dali, seguiu de carro para Cachoeira Paulista (SP), distante 23 km, onde participou da Missa de Encerramento do Hosana Brasil 2021, das 15 às 16h. Às 19h, retornou para Brasília na aeronave da FAB. Mais 1.290 km, ou 90 minutos de voo. Considerando o custo da hora/voo do jatinho, a presença na missa custou R$ 34 mil.

Dia 12 de dezembro, domingo, Roma decolou de Salvador para Porto Seguro às 7h. Foi acompanhar o presidente Jair Bolsonaro no sobrevoo aos municípios atingidos pelas cheias do Extremo-Sul da Bahia. Houve enorme aglomeração num estádio de futebol.

Uma semana depois, o ministro partiu de Feira de Santana para Porto Seguro, às 7h40, de jatinho. Afirmou nas redes sociais que o presidente pediu para que retornasse às cidades atingidas para atender as necessidades da população. Outra aglomeração foi formada, com a grande maioria das pessoas sem usar máscara de proteção.

O ministro João Roma gera aglomeração no Extremo-Sul da Baia. Foto: Reprodução/Facebook
O ministro João Roma gera aglomeração no Extremo-Sul da Baia. Foto: Reprodução/Facebook

Obras, moradias, máquinas e um funeral

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte, viajou muito pelo país entregando ou visitando obras – eventos com retorno eleitoral. Mas foi mais equânime na distribuição das visitas. Dos 119 deslocamentos em jatinhos da FAB, 17 foram para o estado onde quer se eleger governador. Um sétimo do total, portanto. Foram 15 voos de ida ou volta para Natal.

Teve visita às obras da CBTU, em março; entrega de moradias populares e liberação de recursos para obras de saneamento e Adutora do Piquiri, em maio; leilão de saneamento em 16 municípios e entrega de residencial, máquinas e dessalinizadores, em setembro; visita às obras do túnel do Ramal do Apodi, em outubro; e Entrega de Estação Cidadania cestas básicas, em dezembro.

No dia 22 de fevereiro, segunda-feira, Marinho voou para Natal, às 19h, por motivo de “segurança”. O ministro não teve agenda naquele dia. Questionada pelo blog sobre o motivo da viagem, a assessoria do ministério informou que a mãe do ministro faleceu no dia 22 de fevereiro. “Ele estava cumprindo agenda oficial em São Paulo quando recebeu a notícia e, em seguida, embarcou para Natal para o enterro”, diz nota enviada ao blog. Presença em enterro de familiares não está entre as situações que justificam a solicitação dos jatinhos.

O ministro foi de jatinho para Natal, onde entregou um residencial, no dia 14 de maio. Também esteve em Parnamirim. O ministro passou o final de semana em Natal, sem agenda oficial. Na segunda-feira, esteve na Federação dos Municípios do estado. Na terça, às 7h20, voou para Brasília num jatinho. O blog perguntou ao ministério se o jatinho ficou esperando pelo ministro em Natal no final de semana ou um jatinho levou o ministro na sexta e outro foi buscá-lo na terça.

A assessoria respondeu que o ministério “não solicitou a permanência das aeronaves nesta ou em nenhuma outra viagem. As solicitações de aeronaves são apenas para os trechos de deslocamento. As aeronaves geralmente se deslocam após a chegada da comitiva, mas se houve a permanência em alguma das ocasiões não foi a pedido da pasta para atendimento do ministro e sim por decisão operacional da própria FAB”.

Ciro faz voos solos

Ciro Nogueira partiu do Rio de Janeiro para São Paulo às 16h30 do dia 15 de novembro, uma segunda-feira, para a comemoração ao centenário do Hospital Sírio-Libanês. Retornou a Brasília às 22h. Nos dois trechos, era o único passageiro no jatinho. O deslocamento custou R$ 22 mil. No dia 5 de novembro, o ministro já havia voado de Brasília para São Paulo, numa sexta-feira, às 13h, “sem compromissos oficiais”. O voo teve apenas dois passageiros.

O ministro da Casa Civil viajou de Teresina para Brasília, dia 13 de dezembro, numa segunda-feira, às 13h20, como único passageiro da aeronave “chapa branca”. Chegou uma hora antes da Comemoração do dia do Forró e Aniversário do Luiz Gonzaga, no Palácio do Planalto. No dia 27 de agosto, voou para o Rio de Janeiro, onde teve reunião seguida de almoço com o governador do estado, Cláudio Castro. Havia apenas dois passageiros a bordo. Não há registro do voo de volta.

Mesmo não sendo pré-candidato, Ciro trabalha pelos candidatos do seu partido e de aliados no Piauí. É presidente licenciado do Partido Progressista (PP) e o principal líder do Centrão no Congresso. Em 14 de agosto, um sábado, Ciro partiu para Teresina, às 8h40, de jatinho, para atendimento do MEC e do FNDE aos prefeitos do Piauí, em Teresina; e inauguração da Unidade Especializada em Microcrédito Produtivo, em Altos (PI). Os eventos não tinham relação com as atribuições do ministro da Casa Civil. Cabe ao ministro assistir diretamente o presidente da República, na coordenação das ações do governo, na análise das propostas em tramitação no Congresso e na coordenação das atividades dos ministérios.

Em 28 de setembro, terça-feira, seguiu para Teresina às 7h. Esteve na inauguração da nova Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal, em Piripiri; e na inauguração do novo bloco administrativo e das novas salas de aula do Instituto Federal do Piauí.

Em 8 de outubro, sexta-feira, voou para Teresina às 7h. Visitou as obras do Centro Materno Infantil, entregou equipamentos hospitalares para o Hospital Universitário, ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroba, visitou as obras de duplicação da rodovia BR-316 e esteve na solenidade de anúncio da obra de uma nova ponte no município de São Luís do Piauí. Os eventos também não tinham relação com o cargo que ocupa no governo.

Os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e da Saúde (Marcelo Queiroga) visitam obras em Teresina: Foto: Reprocução/Facebook
Os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e da Saúde (Marcelo Queiroga) visitam obras em Teresina: Foto: Reprocução/Facebook

Ainda no dia 8 de outubro, Ciro comandou uma cerimônia de filiação de novos progressistas. Pelas redes sociais, saudou os novos aliados: “Bem vindos à família progressista. Tenho certeza de que faremos uma grande campanha na eleição do próximo ano. Vamos que vamos!”

O rei do “Uber” aéreo

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, que também almeja a disputa pelo governo do Rio Grande do Norte, também abusou dos voos solos em jatinhos, como mostrou reportagem do blog. Ele fez 12 viagens para São Paulo – de ida ou volta – em jatinhos da FAB, em finais de semana, sem agenda oficial na cidade. Em outras três, saiu da capital paulista na segunda-feira direto para o seu reduto eleitoral. Em oito desses deslocamentos, havia apenas 1 ou 2 passageiros a bordo. Ministros não poder usar as aeronaves oficiais para se deslocar ao local de residência.

Faria fez nove viagens em jatinhos para o seu estado em 2021 para fazer entregas de programas do Ministério das Comunicações e manter encontros com políticos locais. Outras oito viagens atenderam todos os demais estados.

Os ministérios do Trabalho, da Cidadania, da Casa Civil e das Comunicações foram questionados sobre os voos que iniciam no estado de origem dos ministros, geralmente na segunda ou terça-feira, sobre deslocamentos para os seus estados sem agenda oficial e sobre a possibilidade de estar ocorrendo uso da máquina pública com fins eleitorais. A Casa Civil foi questionada também sobre o uso dos jatinhos com apenas um ou dois passageiros, quando seria mais econômico viajar em voo de carreira. Os quatro ministérios não responderam aos questionamentos.

O Ministério do Desenvolvimento Regional informou que a utilização dos jatinhos da FAB são reguladas pelo Decreto nº 10.267, de 5 de março de 2020. E citou a prioridade de atendimento: "Art. 3º As solicitações de transporte serão atendidas nas situações e na ordem de prioridade abaixo relacionada: I - por motivo de emergência médica; II - por motivo de segurança; e III - por motivo de viagem a serviço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]