• Carregando...
Lula e Dino
O ministro Flávio Dino, agora no STF, troca segredos com o presidente Lula.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os 37 ministros nomeados pelo presidente Lula fizeram 1.484 voos em jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2023. O número representa um acréscimo de 36% em relação aos voos dos ministros de Bolsonaro no seu primeiro ano de governo – 1.090. Como muitas das viagens do governo Lula foram compartilhadas entre vários ministros, o número de transportados chegou a 1.693.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, fez 99 viagens. O ministro da Justiça, Flávio Dino, agora ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), fez 94 viagens, sendo 44 de ida ou volta para São Luís, seu reduto eleitoral. Ele alegava questões de segurança para viajar de jatinho. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não poupou recursos públicos – fez 93 viagens, sendo 80 de ida ou volta para São Paulo, onde passa os finais de semana. Em número bem menor, os ministros de Bolsonaro fizeram 1.090 viagens em 2019, primeiro ano do seu governo.

Haddad fez 37 viagens de Brasília para São Paulo, nas proximidades dos finais de semana, e mais 37 viagens de São Paulo para Brasília nos inícios de semana. Muitas vezes, tinha agenda na capital paulista na noite de sexta-feira ou no sábado. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho fez um roteiro semelhante. Ele fez um total de 64 voos, sendo 40 de ida e volta para a capital paulista. Ele tem o seu reduto eleitoral no ABC paulista. Costuma receber empresários e, principalmente, sindicalistas nos finais de semana.

A ministra da Saúde, Nísia Andrade fez 79 viagens pelo país, sendo 21 de ida ou volta para o Rio de Janeiro. O ministro da Educação, Camilo Santana, fez 65 viagens pelo país em jatinhos da FAB. O comandante do Exército, Tomás Ribeiro Paiva, ex-comandante militar do Sudeste, fez 69 vos. O levantamento do blog inclui os comandantes militares, que também são nomeados pelo presidente da República. (Veja abaixo lista com os ministros que mais viajaram)

Viagem ao exterior e “Uber” aéreo

Dino agora é ministro do STF e poderá continuar viajando para casa nos finais de semana em jatinhos da FAB, sem agenda no estado. É só requisitar a mordomia ao ministro da Defesa. Os ministros do Supremo já viajam para casa em jatinhos, a partir de uma sugestão feita por Dino ao Ministério da Defesa. Uma brecha na lei permite essa prática.

Os ministros de Lula também viajaram para o exterior em jatinhos da FAB. Foram 84 voos em 2023. A grande maioria foi para países da América do Sul e alguns da América Central. Houve apenas uma viagem para a Europa, mais exatamente para Marrakech, no Marrocos, feita pelo ministro da Fazenda, em outubro. Na reunião do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse que o governo Lula aproveitou o ano para “colocar a casa em ordem”. Não sabia ainda do déficit R$ 270 bilhões.

Os ministros de Lula também adotaram os voos em “Uber” aéreos. Em 12 casos, as aeronaves oficiais decolaram com apenas 1 passageiro a bordo – o ministro. Em 27 voos, havia 1, 2 ou 3 passageiros. A então ministra Ana Mozer, fez um voo do Rio de Janeiro para São Paulo com dois passageiros, em fevereiro; e outro no mesmo trajeto, em agosto, com apenas um passageiro. A ministra da Saúde fez três voos como única passageira. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez seis voos com dois passageiros.

Os ministros de Bolsonaro

O ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, Osmar Terra, conselheiro de Bolsonaro na pandemia da Covid-19, fez 106 voos em jatinhos da FAB. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, fez 90 voos. Ele fez cinco grandes viagens para a Europa e Estados Unidos, incluindo Washington, Nova Iorque, Bruxelas (Bélgica), Varsóvia (Polônia) e Budapeste (Hungria), além de países da África.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fez 87 voos. Sales também adotou o “Uber” aéreo. Fez 25 voos com 3, 2 e 1 passageiros. Foi o único passageiro em cinco viagens.

Quem Viajou mais

ministériovoos
Integração do Desenvolvimento Regional99
Justiça95
Fazenda93
Saúde79
Exército69
Educação65
Trabalho64
Defesa60
Relações Institucionais59
Portos e Aeroportos59
Transportes58
Turismo57
Ciência e Tecnologia55
Secretário Geral da Presidência55
Desinvolvimento e Asssistência Social53
Comunicações50
Relações Exteriores50
Povos Indígenas47
Esporte41
Desenvolvimento Agrário37
Cidades35
Fonte: Aeronáutica
Conteúdo editado por:Jônatas Dias Lima
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]