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Luiz Felipe Pondé

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Filosofia

É possível ter esperança no mundo?

  • Por Luiz Felipe Pondé
  • 30/12/2019 00:01
Homem com as mãos no rosto em desespero
Não concordam que somos todos responsáveis pela ausência de valores?”| Foto: Pixabay

É possível ter esperança no mundo? Este é um tema que me tem ocupado nos últimos tempos. Formas autoajuda de esperança são uma indústria mau caráter. Do ponto de vista filosófico, o olhar trágico é o mais qualificado para falar da esperança, justamente porque nele a esperança não existe e, quando existe, é na forma da esperança de Pandora: uma maldição, no mínimo um erro causado pela desmedida humana de crer em si mesmo.

Afora esse nível mais filosófico, o dia a dia se faz fonte de desesperança: saturação de chatices por toda parte, polarização pentelha, opinionismo de pessoas de 12 anos que querem reger o mundo, boçalidade dos reacionários, desorientação política, a mentira como protocolo do conhecimento; enfim, motivo não falta para desesperança.

Albert Camus (1913-1960) foi um autor trágico (sua filosofia do absurdo é uma filosofia trágica). Nos "Cadernos" de 1942 a 1951, Camus se pergunta: "Não concordam que somos todos responsáveis pela ausência de valores? E se nós, que viemos todos do nietzschianismo, do niilismo e do realismo histórico, e se anunciássemos publicamente que estávamos enganados; que há valores morais e que de agora em diante vamos fazer o que tem de ser feito para os estabelecer e os ilustrar. Não acham que isso podia ser o começo da esperança?".

Essa pergunta de Camus rasga sua vida: é possível ter esperança no mundo? Essa não é para iniciantes. Na citação acima, Camus nos acusa (principalmente aqueles que podemos chamar de "cultos") de sermos responsáveis pelo caos moral em que vivemos. Provavelmente, ainda mais hoje em dia, mergulhados no oba-oba das modas de comportamento, estamos bem longe dessa consciência de que fala Camus.

Sermos nietzschianos aqui significa acreditar que a moral seja uma criação dos "fracos". A filosofia de Nietzsche é poderosa, mas existem mesmo esses "fortes" para os quais deveríamos caminhar como projeto de vida pessoal? Sermos niilistas significa crer que não há valores, nem verdades, nem mentiras. Tudo é uma criação histórico-social e, portanto, pode ser posto abaixo a partir de qualquer intenção articulada.

Afirmar que tudo é narrativa (como afirmam historiadores, filósofos e psicólogos) é mais do que meio caminho andado para o niilismo. Acreditar no realismo histórico significa sermos marxistas e crermos na violência como parteira da história.

Em suma, tudo chique, sofisticado, erudito, ensinado nas escolas, nas universidades e descritos em artigos na imprensa, ou mesmo nos púlpitos das igrejas. Normalmente, usamos argumentos dessas três matrizes com "boas intenções". Contra preconceitos, contra opressão de vítimas sociais.

O que percebe Camus, e muita gente até hoje não percebeu (ou, simplesmente, mente), é que todo esse "ensino relativista", seja lá de que viés for, é produtor de niilismo. O que não significa dizer que o relativismo, nas suas diversas modalidades, não seja verdade.

E aqui reside o núcleo da tragédia moral percebida por Camus. Aliás, como reconhece o próprio historiador Tony Judt, Camus aqui encontra o filósofo britânico Isaiah Berlin (1909-1997): os valores podem entrar em choque uns com os outros, isto é, duas verdades podem entrar em conflito e não haver resposta conciliatória. Eu arriscaria dizer que a linha divisória entre a infantilidade e a maturidade está aqui: nem sempre encontramos uma saída que não seja, em alguma medida, infeliz ou, no mínimo, apenas "mediana".

A pergunta que nosso filósofo do absurdo faz é se não deveríamos assumir a responsabilidade por termos, durante décadas, gozado com a pura e simples destruição de todos os valores, da sala de aula à arte e aos debates inteligentes na mídia. Professores desfilam discursos demolindo todas as crenças e os jovens, na sua estrutural ignorância, gozam junto com eles.

Em meio ao capitalismo selvagem em que vivemos, é possível tomar como possível essa proposta de Camus? Não sei. Seria ele ingênuo? Não creio. Assumir que somos sim culpados pelo niilismo moral seria um começo para a esperança. Feliz ano novo.

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Comentários [ 19 ]

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    Felipe Augusto Corbellini de Souza

    ± 76 dias

    Mãos à obra. Feliz ano novo!

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    Raimundo Reis Neto

    ± 76 dias

    Ponde, enquanto o niilismo avança, progride, a sociedade decide e caminha pela via mais fácil, ilusória,....!! Destruição da moral e livre árbitrio é o que prometi ?? Deixa as pessoas felizes?? Creio que não. Enquanto nós não encontrarmos o sentido da vida, a plenitude, a verdadeira espiritualidade, seremos confrontados com as incertezas, falsos poderes, alegrias temporárias,....!! Tudo isso derivado do vazio existencial em cada um de nós. A única saída é o encontro com o criador, o que não é fácil. Viver a plenitude do amor em Deus. Do contrário, seremos sempre peregrinos em busca do prazer.

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    Claudia

    ± 76 dias

    Excelente texto!!! O relativismo pasteuriza as ideias e tenta forçar um lugar comum para tudo, empurra a ideia de que tudo pode, tudo é belo, tudo tem valor......nem sempre é assim........

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    RoCS

    ± 77 dias

    No Brasil me parece impossível um acerto. Quase metade do País apóia corruptos. Não vejo como resolver isso.

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    Rita Lina

    ± 77 dias

    Se uma sociedade é feita de indivíduos então está claro sermos todos responsáveis por tudo que está aí. Se quisermos mudar o mundo comecemos por nós.

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    NILTON KIESEL FILHO

    ± 77 dias

    Muito bom. É inescapável o viés da “posição “ que ocupamos na malha social quando somos os “professores” de algo. Reconheçamos o limite do “alcance” de nossas descobertas. Humildade é mais que resiliência. É humano.

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    Celito Medeiros

    ± 77 dias

    Gostei: [Não acham que isso podia ser o começo da esperança?]. SIM. A frase a Esperança é a última que morre é completamente equivocada, acredito ser a primeira que nasce, o começo! Não gosto de citação de autores e suas filosofias, mesmo apreciando Nietzsche que soube melar muito bem a referência ao Ser Humano, diferenciadamente de falar em Mundo ou Universo Físico, os estáticos. Evidente que existem Verdades e Mentiras, como também existem verdades Absolutas, por certo eu existo e quem esteja lendo também, absolutamente! Nem vou além sobre outros autores que até hoje não responderam as principais perguntas da Filosofia... Quem somos? Etc...

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      Celito Medeiros

      ± 77 dias

      1. Somos Espíritos Infinitos, Eternos e Assemelhados. 2. Viemos do Infinito, bem antes de MEST (matter, energy, space, time). 3. Estamos em um Jogo no Universo Físico, não somos o Corpo que temos. 4. Aos que não estejam presos, retornarão ao básico de existência, o Infinito. 5. Aos que tiverem 'conhecimento', o verdadeiro poder, decidirão sobre a continuidade do jogo. 6. O Universo Físico jamais acabará sem 'sua' concordância, visto termos sido todos criadores. 7. Terminada esta etapa de jogos, agora o jogo de libertação, todos estarão religados, sem vencedores ou vencidos, com liberdade total e amor incondicional, outros jogos mais altos serão jogados!

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  • B

    bilu dandão

    ± 77 dias

    o problema é que valores são valores, outra coisa é ditadura! Valores impostos por quem governa!

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      bilu dandão

      ± 77 dias

      Mirtão: bolsonaro...

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      Mirtão

      ± 77 dias

      Que o diga o Maduro, Fidel, Kim mijou em um, etc. etc. etc.

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  • T

    Thomas

    ± 77 dias

    Não há nada melhor do que participar de um trabalho coletivo, como aquele em que empenhamos esforços para levantar um celeiro. Há uma sensação de utilidade, de pertencimento. O progresso tecnológico criou uma sociedade de desocupados. Resultado: drogas, egolatria, ativismos e ideologias. Mas essas coisas não preenchem o vazio existencial, só o agrava e levam à loucura. Está se sentindo vazio? Vá carpir um lote! No passado resolviam-se esses problemas com uma guerra. A esperança é que essa geração não tenha capacidade de iniciar uma guerra mundial. Mas guerras não são mais necessárias. Mais de 4 mil anos de história os ensinaram a como prender porcos selvagens. Feliz ano novo!

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      Robson Eduardo

      ± 77 dias

      Você escreveu 4 mil anos de história. Quer tirar nossas esperanças?

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  • A

    Admar Luiz

    ± 77 dias

    Haverá esperança se acreditarmos na vida futura. No caminho evolutivo. Na lei de causa e efeito, que é uma das ferramentas do progresso, inevitável e intransferível. "O homem não se preocupará com a vida futura se não quando vir nela um fim claro e positivamente definido, uma situação lógica, em correspondência com todas as suas aspirações, que resolva todas as suas dificuldades do presente, e que em não se lhe depare coisa alguma que a razão não possa admitir". (AK) Posturas equivocadas, niilismo, descrença de que somos imortais, de que existe dois princípios na natureza, o MATERIAL e o ESPIRITUAL. Como equacionar nossa vida presente? A boa ou má utilização de nosso livre arbítrio.

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  • S

    Sr. Walker

    ± 77 dias

    Possível é. A pergunta é: adianta alguma coisa? Adianta, assim morreremos mais felizes, sorrindo, distribuindo beijos. Caso contrário morreremos tristes, carrancudos e vociferando. Como se vê a primeira alternativa é mais tranquila. Defuntos serenos no caixão. Coisa linda.

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  • A

    AALB

    ± 77 dias

    Civilização é repressão-regras-comportamento.Nao da prazer. O oposto gera euforia-mas nada cria

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  • M

    Mirtão

    ± 77 dias

    Caro Pondé. Acredito que não adianta mais ficarmos botando paninhos quentes. Em todos os sentidos. Me parece que a humanidade está fadada ao colapso total.

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    Ivan S Ruppell Jr

    ± 77 dias

    Vamos pensar... feliz ano Novo

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