• Carregando...
O método do Scooby-Doo
| Foto:

O astrônomo Carl Sagan (1934-1996) escreveu um livro que recomendo se você é uma daquelas pessoas que acredita que existem pessoas com o dom de prever seu futuro –"O Mundo Assombrado pelos Demônios", editado pela Companhia das Letras. Uma pérola de ceticismo para iniciantes.

Queira dar atenção, por favor, a um detalhe em especial do ensinamento de Carl Sagan. Esse detalhe está ligado ao que ele dizia ser o método do Scooby-Doo: toda vez que você achar que tem algo de sobrenatural agindo em sua vida, no final, arranque a máscara desse agente e você verá um ser humano picareta por detrás dela.

O segredo desse povo que diz saber sobre você e seu futuro é falar coisas com grandes chances de ocorrer e que tornam impossível provar que ele errou. Queria ver um desses picaretas dizer para alguém agora, no meio da pandemia, "vai rolar uma viagem para o exterior". Frases como "cuidado, tem alguém querendo prejudicar no trabalho" é afirmar que o círculo é redondo. Mas tem tonto que acredita.

A verdade é que esses picaretas nunca predizem o que pode ser provado como falso. Sagan dizia que nenhum dos grandes xamãs espirituais nos ensina nada que não saibamos. Em resumo: o mundo dos espíritos está contido no nosso mundo cultural. Só repete o que já sabemos. Eles se mantêm numa esfera de afirmações vagas e possíveis, fora da aérea de falseamento, como se fala em epistemologia (teoria da ciência), segundo Karl Popper (1902""1994). Por exemplo, se eu disser daqui de onde escrevo que do seu lado tem uma pessoa que vai pedir um copo de água em dois minutos, você poderá facilmente falsear ou confirmar minha previsão "espiritual". Meu enunciado é falseável, logo, para Popper e Sagan, tá valendo.

Mas, se eu disser que tem um espírito, que você não vê, de uma criança ao seu lado, facilmente você poderá ficar impressionado e começar a buscar coleguinhas que tenham, por acaso, morrido durante a sua infância, o que acontece com alguma frequência.

Se você for uma pessoa fácil de ser influenciada, acabará vasculhando sua memória a fim de encontrar algum fato que, mesmo de longe, comprove meu chute.

Uma dúvida me corrói o estômago. Qual? Por que esses picaretas não avisam a você algo assim: "Não vá àquela reuniãozinha de amigos porque fulano –ele deve dizer o nome preciso da pessoa– está positivo para Covid 19, apesar de ele não saber"?

Imagine a revolução epidemiológica que isso causaria? Você já pensou quantas vidas seriam salvas? Como alguém, em sã consciência, ainda pode crer que essas pessoas estejam sendo honestas com elas?

Ou será que alguns desses superdotados seres espirituais não poderiam ter avisado a todos: "Olhe, pessoal, vai rolar um vírus em Wuhan, na China, em dezembro de 2019, em tal lugar, em tais pessoas, vão lá e impeçam a pandemia".

Ou não poderiam ter avisado para pessoas que morreram em acidentes de avião "não deixem esse avião decolar porque vai cair!". Ou dizer para uma menina jovem "cuidado, esse cara que você está saindo vai engravidar você e sumir do mapa". Ou "não vá por aquela rua porque você será assaltado no farol X".

São tantos os exemplos que me cansam. E, imagino, cansam você também. Mas não. Esses picaretas do espírito falam coisas como "melhor fazer exames", principalmente se a pessoa tiver mais de 50 anos, não? Para uma menina de 18, ele dirá "tem um colega na sua escola interessado em você". Bom, se não tiver pelo menos um, você está ruim mesmo. Ou "uma oportunidade de trabalho vai aparecer". Claro, essa adivinhação vai dos 20 aos 60 anos do cliente. Ou "alguém está com problema de saúde na sua família". Quem não tem alguém com problema de saúde na família?

Ficamos xingando governos e a OMS, mas ninguém toma satisfação desses farsantes que tiram dinheiro das pessoas dizendo que "seu filho perdoa" ou "mamãe, estou bem" –estando já morto.
Aqui vai uma proposta: exijamos de todos esses picaretas espirituais, já que não nos salvaram da pandemia de Covid-19, que nos digam algo de útil: que dia teremos vacinado toda a população do Brasil? #EuQueroaData.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]