• Carregando...
Jaqueline Zangada treina em ritmo profissional
Jaqueline Zangada treina em ritmo profissional| Foto:

De segunda a sexta-feira, a rotina da paranaense Jaqueline Jaensch é de casa para o treino, três vezes por dia. Nos fins de semana, a garota de 18 anos não vai para a academia, mas trabalha no pesque-pague da família, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Seu foco, no entanto, nunca sai do tatame. “Eu não bebo, não fumo, não saio. Não faço nada. Minha diversão é nos treinos”, diz Jaqueline, conhecida como ‘Zangada’, que fará sua primeira luta de MMA amador neste sábado (21), no torneio japonês Arzalet 2, no Ginásio do Tarumã. O duelo é amador, ou seja, é obrigatório o uso de caneleiras.

Sua adversária, Pollyana Miiler, mesmo com apenas 14 anos de idade, compartilha um ritual de treinamentos similar. Ambas apesar de jovens, já treinam com o foco de se tornarem atletas profissionais de MMA.

LEIA MAIS: Curitibana virou promessa do MMA após tragédia familiar

Encarada entre Jaqueline Zangada e Polly Miiler

Zangada e Polly lutam se encaram para lutar MMA amador

Jaqueline, que completa 19 anos em janeiro, conta que já incorporou a disciplina das artes marciais ao seu dia a dia. Sua dieta é regrada, com acompanhamento de nutricionista, tudo pensando no futuro.

“Meu sonho é ser uma grande lutadora, campeã da minha categoria. Penso em fazer uma faculdade de educação física também, mas hoje é complicado por causa dos treinos”, explica a lutadora, que tem seis combates de muay thai (3v-3d) e uma vitória no submission.

Com 1,59 e 50 kg, a atleta treina na academia Chute Boxe há quatro anos. No início, os pais não gostavam do hobby, mas hoje o panorama é totalmente diferente.

LEIA TAMBÉM: Wanderlei Silva quer Vitor Belfort no Bellator

“Eu chegava toda roxa em casa e eles não gostavam. Mas agora me apoiam bastante. Será a primeira vez que me pai vai me assistir. Ele quer que eu meta a porrada”, fala a estreante.

“É uma experiência nova para mim, uma porta bem grande que vai se abrir. Já penso em uma chance de ir para fora. Se der para estrear lutando fora, pra mim é melhor”, planeja Zangada, que ‘herdou’ a alcunha do namorado Henrique Zangado, lutador profissional de muay thai.

Diferença de idade

Apesar de mais velha, Jaqueline tem menos experiência do que sua adversária no Arzalet. Além de algumas lutas de muay thai, Polly já fez duas lutas amadoras de MMA — com duas vitórias.

“Não acho que a idade influencie. Não tem diferença. Temos o mesmo peso e nós duas treinamos duro”, comenta Zangada, que não conhece sua oponente pessoalmente.

“Vejo ela como mais uma adversária. Estou bem treinada, estudei as lutas dela e vou dar show”, fecha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]