i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Fake News e a parábola do travesseiro de penas

Volume de desinformação no Facebook triplicou no último trimestre nos Estados Unidos. Eleição presidencial é no ano que vem.

  • Por Madeleine Lacsko
  • 14/11/2019 12:34
Fake News e a parábola do travesseiro de penas
| Foto:

Muitos cristãos conhecem a parábola moderna do travesseiro de penas, geralmente utilizada para ensinar às crianças a diferença entre o perdão de Deus e lidar com as consequências dos nossos atos. Para mim, é a chave da análise do fenômeno de inundação dos norte-americanos por Fake News um ano antes das eleições.

A parábola tem diversas variações. Basta uma busca na internet para verificar em vários sites cristãos. Eu vou apresentar aqui a que me cala mais fundo, a mais fiel ao que eu aprendi no colégio de freiras passionistas nos anos 80.

PARÁBOLA DO TRAVESSEIRO DE PENAS

Um jovem, muito bravo com um desafeto, resolveu se vingar e espalhou meias verdades sobre ele. Obteve o efeito desejado: o desafeto começou a ser prejudicado e não conseguia se defender. O rapaz se arrependeu do que fez e resolveu se confessar.

O velho padre ouviu a história, deu a absolvição mas pediu, além das orações, um exercício curioso. Mandou o jovem levar um travesseiro de penas no último andar de um prédio, rasgá-lo na janela e voltar no dia seguinte para a próxima parte da tarefa.

O jovem fez tudo conforme o prometido, mas se espantou com a segunda parte da tarefa: recolher todas as penas. Disse ao padre que era impossível. O padre explicou que as penas eram a representação da difamação que ele fez. Jamais pode se prever ou deter as consequências de mentiras ou meias verdades.

O perdão infinito de Deus absolveu o jovem na confissão mas, entre os homens, ele continuará lidando com as consequências de seus atos.

Com esse pensamento de que uma mentira jamais é completamente desmentida, o que esperar das próximas eleições nos Estados Unidos, já inundados por fake news?

A ONG Avaaz fez o levantamento das 100 fake news que mais ganharam alcance no Facebook. Não bastava qualquer boato para entrar na lista, precisava ser algo já desmentido com fatos e documentos por agências de checagem.

É assustadora a forma como a desinformação se espalha e imprevisível saber que impacto terá nas pessoas. Nos últimos 3 meses, os artigos de desinformação tiveram 86 milhões de views, o triplo registrado no trimestre anterior.

Desde foram criadas, essas 100 fake news foram postadas 2,3 milhões de vezes, atingindo 158,9 milhões de visualizações (não são usuários únicos) e 8,9 milhões de interações como compartilhamentos, likes e comentários (entram na conta os bons e os ruins, ambos aumentam o alcance da postagem).

Não se sabe se é de forma orquestrada ou não, mas os americanos já foram inundados com fake news que miram nas próximas eleições. Aqui segue a lista das 5 mais acessadas, sendo que a grande campeã é tentando manchar a reputação do presidente Donald Trump. Todas estão com o link dos fatos que as desmentem:

  1. O avô de Trump era cafetão e sonegador e o pai dele foi membro da Ku Klux Klan teve 29,2 milhões de visualizações.
  2. A senadora democrata Nancy Pelosi desviou bilhões de dólares para cobrir os custos do processo de impeachment de Trump teve 24,6 milhões de visualizações.
  3. A congressista democrata Alexandria Ocasio-Cortez propôs a proibição das motocicletas nos Estados Unidos teve 12,4 milhões de visualizações.
  4. Trump está tentando conseguir o impeachment de seu próprio vice, Mike Pence, teve 10,9 milhões de visualizações.
  5. A congressista democrata Ilhan Omar tem entre seus doadores grupos islâmicos ligados ao terrorismo teve 9,3 milhões de visualizações.

Além da mentira, essas fake news têm alguns elementos em comum:

  • Todas são publicadas em sites que imitam o design de sites jornalísticos
  • Partem de algo que o povo já pensa sobre alguém para elencar mentiras que reforcem essa visão
  • Sugerem uma conspiração: aquela informação deveria ser pública, mas a imprensa, governo ou partido a escondem.
  • Tocam em temas que geram a reação de ódio e medo naqueles que lêem.

São técnicas de propaganda utilizadas há muito tempo por governos como o da Rússia e da China. Servem para muitas coisas além da política e têm sido utilizadas largamente no debate político após o advento das redes sociais no mundo inteiro por pessoas de todos os espectros ideológicos.

Há diversas agências de fact-checking no mundo e é evidente que não dão conta do recado. Nunca darão. Fact checking serve para contrapor notícia errada, não uma inundação desenfreada de propaganda travestida de notícia. Não falamos do racional, mas do emocional.

Gostamos de acreditar que todas as nossas decisões são tomadas racionalmente, mas não são. O emocional, principalmente os sentimentos mais primitivos, nos cega para a racionalidade. .

O objetivo desse tipo de Fake News não é convencer ninguém de nada, é provocar sentimentos negativos com relação a alguém. Suponhamos que alguém não goste do Trump ou teve um parente que é imigrante ilegal deportado. Essa pessoa recebe no Face, no Twitter e no Whatsapp, de várias outras pessoas, a "notícia" de que o pai dele era supremacista branco e o avô era cafetão. O que essa pessoa sente?

Ainda que a informação seja desmentida, o sentimento negativo com relação à pessoa difamada é reforçado porque o cérebro não tem como "desler". Ele cataloga como possibilidade.

Se o fluxo de desinformação triplicou nos últimos 3 meses, ninguém sabe a que ponto pode chegar nas vésperas das eleições do ano que vem nos Estados Unidos. Pior ainda: qual será o efeito desse movimento no estado de espírito da população diante da política?

O Poder Público dos Estados Unidos está muito mais avançado do que nós na investigação desse tipo de fenômeno, mas não consegue uma coisa: comprometimento das plataformas. Se o algoritmo do Facebook permite que a pessoa se dê bem usando esse tipo de estratégia, quem não usa fica em desvantagem. Todos nós saímos perdendo.

Quem se beneficia da desinformação irá se arrepender um dia e mostrar disposição para recolher todas as penas que espalhou? Eu, sinceramente, duvido.

13 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 13 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • Z

    Zyss

    ± 21 horas

    olha os aliados da Lacsko....hauhauahua.............https://twitter.com/alefrota77/status/1195064841054171137

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 3 horas

      Tem gente que vê nas fakes a oportunidade de uma vida. Mas tb há gente séria se esforçando para pôr luzes sobre os métodos mais vis do nosso tempo. Parabéns à colunista.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 21 horas

      https://twitter.com/alefrota77/status/1195064841054171137

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 21 horas

    Deixa cada um se virar com as fake news, tentar combater só servirá como pretexto para calar opositores. A esquerda mente desde sempre, a desinformação era o fundamento dos regimes comunistas. O advento da internet deu voz aos conservadores e pessoas comuns, tirando o palanque dos jornalistas militantes. E isso deixa a esquerda inconformada, espumando de raiva. Queriam falar sozinhos e não conseguem mais. A militância dos grandes jornais e canais de tv ficou escancarada, o que derrubou a credibilidade da imprensa. Não vejo a direita se queixando de fake news, isso é um argumento malicioso da esquerda para poder controlar, intimidar e censurar as pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 3 horas

      Eventualmente, os apoiadores desses métodos se veem vítimas dos próprios. Aí abrem o bico. Assim que a pessoas encontrarem uma desculpa para sair de suas bolhas, deixarão de lado o fanatismo. Nestes tempos, os ventos viram rápido.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 21 horas

      https://twitter.com/alefrota77/status/1195064841054171137

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 21 horas

      Ela tá do lado da censura tá do lado do Frota lá da CPMI das fake news.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata

    ± 23 horas

    O que mais me intriga é essa aura de conspiração que rondam essas publicações.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 24 horas

    Alguém viu o Frota indicando a queen da poha toda como fonte de informação, junto como lobão e ayan? Ser indiciado pelo frota é uma desonra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 21 horas

      https://twitter.com/alefrota77/status/1195064841054171137

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    renato mello

    ± 24 horas

    Madeleine, também não caberia a nós alertar sobre fake news? . Talvez seja o mesmo que diz aquela parábola do passarinho que recolhe água em seu bico para ajudar a apagar o incêndio na floresta, pode ser pouco mas temos que tentar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 22 horas

      vou te alertar sobre uma fake news, leia atentamente...https://twitter.com/leandroruschel/status/1187014303351750656

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Renata

      ± 22 horas

      Concordo com você.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.