i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Vídeo do Porta dos Fundos não é machista porque não existe machismo na esquerda

Insinuar que uma vereadora usou sexo para chegar ao poder é normal se ela for de direita.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 23/11/2020 10:58
No vídeo, a vereadora mais votada de Curitiba é garota de programa e vazou nudes para se eleger.
No vídeo, a vereadora mais votada de Curitiba é garota de programa e vazou nudes para se eleger.| Foto: Reprodução / Vídeo

Imagine que Danilo Gentilli fizesse um vídeo insinuando que Samia Bonfim conseguiu ampla votação devido a favores sexuais para Marcelo Freixo. Isso seria muito mais do que machismo, seria misoginia estrutural, a aversão a mulheres existente apenas entre os que não se declaram de esquerda. No entanto, não há machismo quando o Porta dos Fundos divulga um vídeo insinuando que a vereadora eleita Indiara Barbosa é uma encostada promíscua que fez favores sexuais para João Amoêdo para ser eleita. Por que não? Porque não existe machismo nem na esquerda nem entre os progressistas brasileiros.

Há algo que mulheres, negros e LGBTs ainda não compreenderam direito sobre preconceito e igualdade. Para que sejam considerados quase tão seres humanos quanto os homens brancos-cis progressistos, feministos e antirracistos, precisam obedecer os monopolistas da virtude. Caso contrário, estão aí para tomar esculacho mesmo, não tem como concluir diferente.

Indiara Barbosa é a vereadora mais votada de Curitiba. Auditora contábil, gerente sênior de uma multinacional, tem MBA em finanças pela FGV. Faz parte dos grupos empresariais Mulheres do Brasil e Mulheres Executivas. É mãe de um menino de 7 anos. Entrou na política há alguns anos, fez o curso do Renova BR, foi indicada representante RAPS e, em 2018, foi a deputada federal mais votada pelo NOVO do Paraná, 31 mil votos. Mas nada disso importa. O valor e a dignidade de uma mulher são medidos pela sua sujeição às pautas de esquerda e se utiliza ou não vocábulos como "mana" e "sororidade". Que pena, Indiara, não é o seu caso.

O Porta dos Fundos indicou um vídeo que, cá para nós, nem é tão engraçado, em que uma filha curitibana filma a mãe que acaba de se eleger a vereadora mais votada. Ela conta que conseguiu chegar lá usando sexo, como se espera de toda mãe de família que chegue a um posto profissional de destaque. A personagem, caricata, diz nem ter sido avisada de que era candidata. Anos antes, estava muito louca de absinto numa festa em que teve relações sexuais com vários homens e um deles era um chefão do NOVO. Daí, ele resolveu fazer campanha para ela e o resultado está aí: a mais votada da cidade.

Foi machismo do Porta dos Fundos insinuar que a vereadora eleita Indiara Barbosa usa sexo para atingir objetivos políticos? Claro que não, já que não existe machismo no Porta dos Fundos, na esquerda nem no progressismo do Brasil. E se o Danilo Gentilli tivesse feito o mesmo vídeo sobre a vereadora? Também não seria machismo porque ela está aí é no mundo para ser esculachada mesmo, já que não se filiou a um partido de esquerda.

Há progressistas que vão ver o tamanho do esculacho e decidirão se posicionar. Como fazer isso sem desrespeitar os monopolistas da virtude que jamais erram? Chama-se pseudocrítica. O posicionamento consiste em criticar o que é o partido NOVO, o que é o liberalismo e, talvez, até a pessoa da própria vereadora eleita. Quando ao Porta dos Fundos, deixa-se de lado e foca-se no vídeo. Exemplo: "O Partido NOVO é a coisa mais horrorosa que já surgiu no Brasil porque quer matar todos os pobres de fome e institucionalizar o uso do sapatênis. Mas é um desserviço o vídeo do Porta dos Fundos". Questiona-se a essência de um lado e algo pontual do outro.

A outra ferramenta de argumentação é chamada de gaslighting, um tipo de manipulação sutil que põe em dúvida o senso de realidade da pessoa atacada. O termo vem do filme Gaslight, de 1944, com Ingrid Bergman. Na tentativa de enlouquecer a mulher, o marido apaga as luzes a gás da casa e depois, quando ela reclama que está escuro, ele jura que está claro. No caso específico funciona dizendo que a vítima não foi tão ofendida, que está exagerando na reclamação, que a pauta é ridícula, que ela sempre reclama disso, que é louca, que é chata ou enxergando interesses ocultos na reação contra o agressor.

Quando Indiara Barbosa é atacada por alguém que faz parte da patrulha progressista, o mais comum é que seja esculachada por uma enxurrada de robôs, receba gaslighting dos seguidores medianos e a pseudocrítica de personalidades progressistas. Jamais vão acusar o Porta dos Fundos de ser machista, combater o grupo, exigir retratação. Também jamais dirão que ela tem de ser respeitada ou encontrarão qualquer qualidade humana. Será algo como: "ela é de um partido horrível e merece ataque mas o vídeo foi ruim".

Caso Indiara Barbosa tivesse sido atacada por alguém da direita, a patrulha progressista se dividiria entre os que "não viram e não souberam" e entre os monopolistas da virtude das categorias "ela que lute" ou "está colhendo o que plantou". Entre as personalidades da direita que agora percebem a existência do machismo no Brasil, a reação mais comum seria outro tipo de gaslighting: "a briga é inútil porque vocês estão do mesmo lado", como se quem ataca não tivesse culpa e ela devesse aceitar humilhação pública. Ela seria aconselhada a "não reagir" ou "fazer as pazes" com quem a atacou. A situação seria exatamente a mesma caso uma mulher de esquerda seja atacada por um homem de esquerda, o que jamais seria machismo porque na esquerda não há machismo.

Nos últimos tempos, os devotos de são anônimo Sleeping Giants e agora, quem diria, os apoiadores do candidato Guilherme Boulos, têm me oferecido diariamente afagos. São muito semelhantes aos oferecidos pelos seguidores de radicais políticos eleitos na onda do bolsonarismo. Os primeiros jamais incomodaram a intelectualidade porque, afinal, eu devo merecer. Os novos não incomodam porque eu deveria aceitar como elogio tudo o que vem desses monopolistas da virtude.

Este final de semana, cheguei a fazer um dicionário das palavras que se repetem em ataques do esgoto da internet - alguns dos quais tive de levar ao Judiciário - e os ataques dos seguidores dos Sleeping Giants e de Guilherme Boulos. Obviamente esses são só para o meu bem. Meu seguidor Cleverson Gonçalves fez a gentileza de elaborar essa belíssima cartela de bingo com as palavras mais usadas para se referir à minha pessoa:

É óbvio que a argumentação dos seguidores agora, convenientemente calados diante desse carinho todo, é a de que nem Sleeping Giants nem Guilherme Boulos têm culpa pelo tanto de misóginos que os seguem. Eu também tenho misóginos que me seguem, seria impossível não ter, exatamente por isso não aponto mulheres como alvos e depois fico quieta diante de ataques, como fez o Sleeping Giants comigo. É técnica antiga, que aprendi depois dos primeiros afagos de torcedores apaixonados do Terça Livre e de Benê Barbosa. Aliás, cadê o Sleeping Giants agora para desmonetizar essa misoginia do Porta dos Fundos? Não devem ter acordado ainda.

O que é violência doméstica? Depende de quem é o agressor

Nas democracias, dignidade é inerente à condição humana e inegociável. Em grupos políticos que amam eleições e desprezam democracia, dignidade depende da adesão ao grupo. Dessa forma, mulheres que não se declaram de esquerda podem ser esculachadas livremente. Mulheres de esquerda podem ser esculachadas livremente por homens de esquerda. E, claro, há sempre o agressor de estimação.

Violência doméstica é um problema muito complexo de resolver porque envolve toda a estrutura emocional e familiar das pessoas. Fora o fato de que há pouquíssimo tempo se "mete a colher" em briga de marido e mulher, a intimidade do vínculo torna todos os casos intrincados e dolorosos. É possível esconder bem essa chaga. No segundo mandato de Dilma Rousseff, o Brasil chegou a indicar para a presidência da corte Interamericana de Direitos Humanos o juiz que protagonizou um dos casos mais ruidosos de abuso doméstico em Brasília. À época não se imaginava, depois a questão veio à tona.

Não é caso isolado nem de um grupo social ou grupo político. Diversos setores da sociedade civil e das instituições de governo tentam atacar esse problema de formas múltiplas, já que ele esgarça o tecido social e pesa também sobre as futuras gerações. A era da internet traz um desafio extra com a normalização dos ataques a mulheres e os grupos dos chamados "incels", cada vez mais apaixonados por política.

"Incels" são "celibatários involuntários", algo que sempre foi uma fase na vida de muitos meninos, a de não fazer sucesso com as meninas. Ocorre que, na internet, eles se organizam no que poderiam ser grupos de apoio mas acabam unidos pelos ressentimentos contra mulheres específicas. Cada vez mais envolvidos na política, utilizam o discurso político como fachada para o que realmente querem: atacar e ridicularizar mulheres. Sem controle ou apoio psicológico, os grupos escalam e já terminaram em diversos atentados nos Estados Unidos e Canadá.

Ressentimento é poderoso e paralisante. Ao mesmo tempo em que grupos unidos pelo ressentimento contra mulheres buscam o discurso político, os políticos também buscam o apoio desses grupos, sempre muito ativos na internet. A aproximação da política com a comunidade gamer passa por este caminho. Os gamers são tão diversos quanto a sociedade, mas as empresas cedem aos reclamos dos grupos que odeiam mulheres e os demais, que não atacam mulheres, em sua maioria toleram os ataques.

Recentemente, a Microsoft havia contratado Isadora Basile como apresentadora do YouTube da Xbox Brasil. Ela começou a ser atacada pelos grupos de gamers que não aceitam mulheres fora de casa ou não submissas. Os mesmos grupos, nos últimos anos, atacam também atrizes e comunicadoras. Dias depois, a Microsoft decidiu demitir a apresentadora para garantir a segurança dela. O falecido canal XBoxMilGrau, dedicado especificamente à fatia dos gamers que ataca mulheres, recebeu dias depois uma amostra do videogame. Não teve Sleeping Giants atrás de ninguém, afinal esse público é democrático e passa o dia na internet.

Você verá cada vez mais políticos entrando no mundo dos games, o que seria natural, dado que é um mercado gigantesco e diverso. No entanto, nenhum deles ainda conseguiu inverter a lógica de submissão aos grupos que atacam mulheres sistematicamente. Os primeiros a entrar na onda foram os de direita e agora a esquerda também segue os mesmos passos. O maior desafio dos grupos políticos é não se agachar diante de radicais.

Até aqui, infelizmente estou falando de realidade, uma coisa que atrapalha demais a lacração nas redes sociais. Saber que todos temos defeitos e erramos torna esse trabalho de lacração praticamente impossível, então a questão é fingir que todo mundo à nossa volta é perfeito. Resolveram fazer, na Folha de São Paulo, um obituário de João Alberto Silveira Freitas, homem negro assassinado a socos pelos seguranças do Carrefour na véspera do feriado da Consciência Negra. Título: "Beto Freitas foi pai precoce, filho presente e marido errático". Errático, no caso, é condenado por violência doméstica.

Eu não sei por onde começar a dissecar o sarapatel de coruja que este caso virou. Começa com o fato em si, distópico. Um cliente assassinado no mercado, apanhando durante 4 minutos diante de 15 testemunhas. O pessoal esquece o morto, a família, o enterro e passa dois dias debatendo se existe racismo no Brasil. Daí, alguém resolve fazer uma "homenagem" ao morto, um obituário numa sessão especial, com texto quase literário do jornal paulista. No meio dessa história surge o caso de violência doméstica e, cereja do bolo, o comportamento é definido como "errático".

Não há em outros obituários informações semelhantes a essa, o relato da prisão e da agressão à esposa. O processo, em segredo de Justiça, rodou por grupos de whatsapp desde sexta-feira como argumento para o debate sobre racismo e para estabelecer culpas sobre o assassinato. Havia três escolhas: usar a informação no obituário, citar no título e como citar. Foi feita a mais machista, chamar de "marido errático" um agressor de mulher.

A patrulha de universo simbólico precisa de conexão com a realidade. De um lado, há quem queira justificar o cruel abate a socos usando a vida pregressa do morto. O outro reage sempre em oposição, precisa dizer que o morto era bom. Diante da informação de que ele agrediu a esposa, o que nada tem a ver com o assassinato, resolve suavizar no título. Como sempre, quem sai perdendo é a mulher, que foi feita para isso mesmo, ser pisoteada de acordo com os interesses do momento.

Há muitos homens que se sentem injustiçados com textos como este, já que nunca se posicionaram dessa maneira na vida, sempre respeitaram as mulheres. A maioria dos homens é assim, mas precisam se posicionar diante da minoria que não é e faz estragos mesmo sem intenção deliberada. Se extremistas da política e dos games sentem-se à vontade para atacar mulheres é porque não encontram oposição suficiente na sociedade. A quem não tem limites é preciso dar.

Reconhecer o machismo de homens do mesmo espectro político, grupo social ou família é incômodo porque parece confissão de culpa. Para os homens, é como se fosse igual. Para as mulheres, é como se não lutassem o suficiente. Casar com o erro pode confortar a alma momentaneamente. Só que assim o mundo regride. Na lógica da lacração, há um grupo que detém o monopólio da virtude. Na vida real, não há ser humano perfeito, todos erram e todos podem se corrigir. Aceitar os próprios erros e as virtudes dos adversários não é fraqueza, é sabedoria.

46 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 46 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    LSB

    30/11/2020 0:25:56

    Muitos assuntos diferentes “costurados” para “pintar” um cenário “olha como tudo é injusto para as mulheres”!!! No caso da piada, obviamente está correta sua análise sobre o duplo padrão de julgamento/comportamento; porém: (a) se há piadas cretinas q depreciam mulheres, há os esteriótipos masculinos (korno, broxa e até Incels q vc invoca) q são utilizados em piadas, depreciações, etc (e mulheres “atacam” homens tb - piadas repugnantes e tudo mais); (b) e a liberdade de expressão? Não é melhor deixar esse tipo de humor “morrer” por falta de qualidade? Vai censurar? E qual piada, a rigor, não é ofensiva ou possa ser entendida como?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • L

      LSB

      30/11/2020 0:33:56

      Não se esqueça nunca, cara Madeleine, justa ou opressora, a relação homem/mulher é um JOGOS cujo resultados depende dos “MOVIMENTOS” JOGADOS pelos dois lados!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LSB

      30/11/2020 0:32:23

      E a violência doméstica, apesar de indefensável, é um assunto difícil de tratar. E não é com dedodurismo e/ou fazendo a sociedade de polícia de seus vizinhos q a questão será resolvida. E nesse caso, sendo um pouco polêmico: qdo as mulheres serão cobradas por suas escolhas???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LSB

      30/11/2020 0:29:12

      No caso do marido “errático”, essa “distorção” não foi machismo, mas sim para salvar o discurso racista (se fosse um acusado de violência contra minoria, a violência doméstica seria bem destacada).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • A

    Anna

    24/11/2020 13:03:31

    Desde o infame dito “mulher de grelo duro” e palavras misógenas e machistas ditas descrevendo a a ministra do Stf proliferadas pelo líder da seita, vemos que a patrulha ignora e justifica. Não existe hipocrisia maior.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      James

      24/11/2020 11:07:43

      Olá Madelaine! Sou aficionado pelos bons “textos”, independente do tema! Mas quando você, neste especialmente, consegue expor toda uma angustia dentro de mim, e que invejosamente não consigo expressar, resta parabeniza-la. Se fosse seu vizinho, iria bater a sua porta com intuito de cumprimentá-la com o tradicional “aperto de mão”!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Philipe Spier

        24/11/2020 0:16:58

        Parabéns pelo texto!! vc escreve muito bem!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • G

          Guilherme Valle

          23/11/2020 23:46:47

          Parabéns pelo artigo! Lamentável, e não sei se tem cura. a arrogante pseuda superioridade dos que se chamam de progressista! Parece até patológica, dada a total insensibilidade à critica, pois como deuses das virtudes tem todas as razões narcisistas de que são perfeitos e destinados a iluminar os ignorantes, isto é os que não são espelhos!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            Sr. Walker

            23/11/2020 23:04:09

            Como se acham verdadeiros paladinos da verdade e da liberdade da expressão artística, bem que esse grupo poderia fazer quadros com personagens baseados nos extremistas islâmicos. Ficaria muito bem para a sua carreira. Quem acham da ideia? Vão tentar?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • pradojoseeduardo@gmail.com

              23/11/2020 22:12:27

              Para não dizer nada, escreva só "porta dos fundos" , isso basta no meu comentário, essa porcaria não é nada e nada é nada mesmo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • Z

                Zyss

                23/11/2020 21:45:39

                Foooda-sse O RenovaBr (Leman) só forma esquerdinhas...Quero mais é que essa patota se canibalize.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  Ju Costa

                  23/11/2020 21:40:06

                  Essa gente é ardilosa! Piores ser humanos da face da terra, travestidos de paladinos da justiça.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    CESAR CAVALLI SABBAGA

                    23/11/2020 21:33:47

                    Sujeitos asquerosos, que usam a liberdade de opinião e da imprensa para ofender, gratuitamente, pessoas honestas e trabalhadoras. Recebi ontem propaganda da Lojas Americanas online com o nojento-mor da porta dos fundos e imediatamente comuniquei ao SAC que enquanto eles estiverem no posto de moleques-propaganda das Americanas não compro nada deles.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Arthur Ant

                      23/11/2020 21:21:32

                      O comentário mais apropriado para esse texto não é de minha autoria: "Faltam princípios, coerência e padrão moral. Sobram arrogância, soberba e irresponsabilidade." Madeleine Lacsko

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • S

                        Salo

                        23/11/2020 21:01:24

                        Verdadeiros idiotas, querem aparecer agredindo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Paulo César de Castro Silveira

                          23/11/2020 20:53:43

                          Eu sou machista. Qual o problema? Mulher pode ser feminista e eu posso ser machista.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Correa

                            23/11/2020 20:32:26

                            Excelente, Madá, concordo em gênero, número e grau.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • P

                              Paulo César de Castro Silveira

                              23/11/2020 20:54:03

                              gênero?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Correa

                            23/11/2020 20:32:26

                            Excelente, Madá, concordo em gênero, número e grau.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Celito Medeiros

                              23/11/2020 20:10:17

                              A palavra Macho foi incorporada ao dicionário, por uso equivocado de muitos, visto que, na etimologia da palavra é denominação para Animais. Para os Humanos, seria Homem ou Mulher para os corpos, e todos os gêneros além de Masculino e Feminino. Esta sociedade atual neste Planeta está aos poucos resgatando a dignidade de todos, já que todos são assemelhados independente do corpo que ocupem.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • S

                                Sidney F Costa

                                23/11/2020 19:14:21

                                Madeleine tem em minha humilde opinião os melhores textos da gazeta ! Consegue colocar o dedo na ferida e ainda mostrar o equilíbrio necessário que é tão raro hoje em dia! O Porta do fundos não faz humor , faz um ativismo boboca muito sem graça!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  João Martins Donizete

                                  23/11/2020 18:22:10

                                  Não obstante ao já escrito no meu modo de pensar a articulista ainda esqueceu que não é somente as ditas redes sociais esse câncer. O pior é a grande mídia. Por exemplo no caso citado do homem morto no supermercado: os jornais, revistas e as redes de TV só enfatizaram o racismo. Pior: não existente até porque os seguranças eram "pardos" assim como o morto e as evidências dos fatos mostram que o cara era encrenqueiro conhecido e ele que infelizmente começou a rusga. Até o boçal do chefão do Carrefour veio com a pérola desconexa que ele é um homem branco privilegiado. O mesmo Carrefour que deu asas ao nojento grupo sleeping giants e agora paga a mesma lacração e invasões absurdas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • E

                                    Edgard de Castro Filho

                                    23/11/2020 21:52:40

                                    Yuri Pimenta Caon: Aproveitaram a onda eleitoreira.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • Y

                                    Yuri Pimenta Caon

                                    23/11/2020 19:04:25

                                    Na verdade inventaram um racismo que jamais existiu naquele caso. O que era um fato sobre mau preparo dos seguranças se tornou um crime cometido por viés racista.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  FB

                                  23/11/2020 17:58:23

                                  Pedir moderação da banda podre radical de nossa extrema-esquerda é como tentar convencer Hitler que Judeu também é humano. Parece que o mundo nesse século 21 precisa de um Pol Pot novo para entender o perigo que essa mentalidade é.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • J

                                    Jair da Silva Santos

                                    23/11/2020 18:12:22

                                    Por isso é importante o Boulos ganhar em São Paulo

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  Juarez Waltrick Kohler

                                  23/11/2020 17:50:04

                                  Miraculosamente a Esquerda de 2020 é só VIRTUDES e nenhum DEFEITO. Já a DIREITA, é uma enciclopédia de DEFEITOS, dos mais simples aos mais grotescos. Isso tem nome: manipulação da verdade, que leva ao patamar seguinte: CENSURA. Muito em breve a DIREITA não terá mais voz, em nada. E depois os vilões das FAKE NEWS somos nós. Curioso, não ? TOTAL DISTORÇÃO DA REALIDADE.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • E

                                    Edgard de Castro Filho

                                    23/11/2020 21:53:54

                                    Tendo o apoio da justiça, do legislativo etc, em grande parte.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  marcelo bergerson

                                  23/11/2020 17:48:04

                                  Bando de ridículos sem nenhuma competência para ser sequer engraçados.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • S

                                    Sanches

                                    23/11/2020 17:37:13

                                    Desculpem, mas certas atitudes desse grupelhos dito humorístico, não me causam espécie. A uma porque são uns caras sem graça e sem conteúdo. A duas porque na esquerda não existe machista? Não, porque na esquerda não existe homem, macho, cascudo, são todos um bando de boiolas, que como não se acham no mundo, ficam pregando essas baboseiras de gênero entre outras e atacam o moral das pessoas, e não querem ser atacados. Se escondem nas barras das saias das mamães quando confrontados. Esse grupo não tem que ser levado a sério, pelo menos não como artistas, mas como militantes e merecem um bom processo por motivação racial, ou seja, tentativa de matar a reputação da vereadora.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • E

                                      Edgard de Castro Filho

                                      23/11/2020 21:55:01

                                      Total realidade! Parabéns.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • Y

                                      Yuri Pimenta Caon

                                      23/11/2020 19:05:05

                                      kkkkkkkkk

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

                                    23/11/2020 17:33:57

                                    Desvirtuar a tudo e a todos vem sendo a obsessão de quem pegou o caminho errado e, mesmo assim, quer seguir destruindo.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luiz

                                      23/11/2020 17:31:38

                                      Eita Madeleine, vc pedindo moderação para esquerdo/progressistas, pedir que aceitem os próprios erros, pedir par terem sabedoria? Só com muito riso enlatado, né? Muita ingenuidade sua, prezada. Essa turma da bolha do politicamente correto nunca admitirão algum erro. Porta do Fundos?, a maioria é de branquelos endinheirados - esquerda caviar - jamais deixarão seus interesses$$$ de lado para se penitenciarem. O negócio deles é lacração. Mesmo que seja em cima de cadáveres, ou de símbolos religiosos, né não? Eles só não usam ironia e deboche com o Islã. Covardes!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • D

                                        DANIEL

                                        23/11/2020 19:54:33

                                        Exato ! Não usam de ironias e brincadeiras idiotas porque não iriam sobreviver 1 dia sequer , portanto completamente covardes

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      DENISSON HONORIO DA SILVA

                                      23/11/2020 17:18:36

                                      Todas esses comportamentos descritos pelo artigo, fazem-nos refletir que há sim um objetivo claro subjacente entre todos que comungam tal ideologia progressista. Esse objetivo é o poder, não importa que em dado momento as máscaras caiam. É preciso abolir o capitalismo, a familia, a religião. Essa tríade está no âmago da filosofia que obstaculaliza todas ideias progressistas. Se for preciso passar um caminhão sobre mulheres, negros, índios e crianças, isso será feito. Os fins justificam os meios para uma humanidade mais fraterna e solidária.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Mateus

                                        23/11/2020 17:14:40

                                        Excelente texto!!!!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Pzig

                                          23/11/2020 16:53:39

                                          Muito bom! Ótima matéria, está difícil aguentar a patrulhação e desvirtuação que estão fazendo de tudo.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            antonio augusto

                                            23/11/2020 16:15:10

                                            não foi um integrante desse grupelho que disse ser "racista em remissão"? então está explicado, além de serem sem graça e hipócritas, conseguiram mostrar que odeiam mulheres. percebam que como não tem audiência, importância e relevância, de vez em quando fazem algo para que a internet surte... coisa de quem não tem talento

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Emerson

                                              23/11/2020 16:08:48

                                              Em nosso país pandêmico em todos os aspectos fazer graça com a desgraça, tirar sarro da religião alheia, fazer comédia com a cara alheia é muito fácil. Adoraria que tais "mentes pensantes" contribuissem de verdade para uma nação melhor, algo utópico em nossa despedaçada e sem graça alguma realidade nua e crua.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • E

                                                Edgard de Castro Filho

                                                23/11/2020 21:58:06

                                                Não conseguem! Eles não têm nada para contribuir! Mas não brincam com o islã, por exemplo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Rodrigo Toni

                                              23/11/2020 16:03:18

                                              Nunca dei audiência para essa porcaria... Aliás, o nome 'porta dos fundos' cai como uma luva para essa turma. Pois funciona exatamente como a porta dos fundilhos dos seres humanos. Como disse alguém aí embaixo, só sai m&®∆@ de dentro.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Paschoalitto

                                                23/11/2020 15:24:54

                                                Que nojo desta esquerda lacradora, perderam a credibilidade, hoje em dia só a GP tem crédito, a mídia inteira só sabe mentir e lacrar.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • H

                                                  Heinz Egon Landgraf

                                                  23/11/2020 14:45:02

                                                  Excelente artigo, que arranca o verniz humanitário da esquerda ressentida.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • S

                                                    SILVIO MACIEL ROCHA

                                                    23/11/2020 14:20:21

                                                    São simplesmente **** .

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Maquiavel

                                                      23/11/2020 14:09:00

                                                      Da Porta dos Fundos só sai mierda...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      Fim dos comentários.