• Carregando...
Lula
Governo Lula tem sido fortemente criticado por não classificar enfaticamente o grupo Hamas, autor de ataques contra Israel, como terrorista| Foto: Ricardo Stuckert/divulgação PT

Para condenar o terrorismo não existem meias-palavras. Ou se condenam estupros de mulheres, sequestros de idosos e degolas de bebês incondicionalmente, ou se está prestando serviço à barbárie. Como pretender ser possível negociar com alguém que não abre mão de eliminar seu interlocutor? Como tentar dialogar com quem o humilha? Como buscar a paz com aqueles para quem a única solução é a guerra? Como pregar amor se tudo o que o terrorismo faz é disseminar o ódio?

Os ataques bárbaros, covardes, inomináveis do Hamas a cidadãos israelenses iniciados no último sábado em Israel levantam novamente tais questionamentos. Infelizmente, porém, há quem os ignore e, através de meias-palavras ou com seu silêncio, muitos prestam tributo à vilania protagonizada por terroristas inescrupulosos contra cidadãos indefesos. O governo Lula, mais uma vez, torna-se exemplo internacional vergonhoso. Em suas duas únicas manifestações públicas sobre os ataques a Israel, Lula se recusa a chamar o Hamas de grupo terrorista.

Quando a esquerda marxista escolhe entre democracia e ditadura, não se pode dar ouvidos ao  seu discurso, sempre hipócrita.

Silvio Almeida, Ministro dos Direitos Humanos, esteve completamente sumido até a terça-feira (10). Quando apareceu, foi ainda mais leniente com o grupo terrorista do que seu chefe Lula: limitou-se a chamar a onda medieval de estupros e degolas de “atentados”. Os direitos humanos de israelenses, e mesmo de brasileiros mortos brutalmente, para Lula e seus ministros podem aguardar. Não são tão importantes, afinal, seus algozes do Hamas contam com a simpatia e até mesmo com o apoio declarado de grupos políticos de inspiração marxista que apoiam o PT e a esquerda no Brasil, a exemplo do MST.

A verdade é que o discurso de defesa dos direitos humanos feito pela esquerda marxista é sempre hipócrita. A ideologia da divisão social vive de narrativas entre opressores e oprimidos. Como ela não pode se aplicar simultaneamente a todos os aspectos da vida humana, seus defensores selecionam aquele aspecto que lhes interessa de acordo com a conveniência de suas estratégias políticas e de poder, ignorando completamente os demais.

Lula e seus ministros infelizmente deixam muito claro sua preferência pela ditadura do Hamas.

A mesma esquerda que diz defender no Brasil o direito de gays e trans, faz de conta que não vê a total impossibilidade de alguém relacionar-se com outra pessoa do mesmo sexo em Gaza. É cadeia ou morte. Direitos de mulheres? Na Palestina do Hamas, os direitos das mulheres são tão ínfimos que, em caso de uma acusação de adultério, chegam a ser espancadas e até brutalmente assassinadas por seus maridos e familiares. Na invasão a Israel, estupros contra mulheres não tiveram uma única nota de repúdio dos grupos feministas de esquerda. Bebês decapitados não sensibilizaram quem diz defender crianças e adolescentes. O que importa, mesmo, é a narrativa de uma suposta opressão de israelenses sobre palestinos – uma narrativa que não para de pé!

Tanto Israel quanto as lideranças palestinas têm se dedicado a acordos de paz nas últimas décadas. Os acordos de Oslo são um exemplo disso e os Acordos de Abraão, incluindo Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, por exemplo, outro. As disputas e desconfianças infelizmente seguem existindo, mas é inegável que há finalmente mais lideranças políticas na região conscientes de que a paz é mais benéfica para todos do que o conflito permanente.

No entanto, retomando os questionamentos iniciais, a paz não interessa a quem só quer guerra e dominação. Para o Hamas e seus apoiadores, como o Irã, a luta é religiosa e de aniquilação do Estado de Israel. Para a esquerda marxista, a luta segue sendo de classes, mas dessa vez transposta para a realidade de um Oriente Médio repleto de ditaduras com populações pobres dirigidas por elites ricas e opressoras – a exemplo do que também se torna o padrão em todos os países comunistas – versus um oásis representado pela democracia israelense, onde há pluralidade, direitos humanos, mobilidade social e desenvolvimento econômico.

Quando a esquerda marxista escolhe entre democracia e ditadura, não se pode dar ouvidos ao  seu discurso, sempre hipócrita. A prática é clara: o autoritarismo e a barbárie terão sempre a preferência. Karl Marx defendia como ponto final de seu manifesto, para a redenção dos povos supostamente oprimidos, a “ditadura do proletariado”. Lula e seus ministros, tendo de optar entre a Israel capitalista e democrática e a barbárie e opressão existentes na Faixa de Gaza, infelizmente deixam muito claro sua preferência pela ditadura do Hamas.

Conteúdo editado por:Jocelaine Santos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]