Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Marcio Antonio Campos

Marcio Antonio Campos

Vaticano, CNBB e Igreja Católica em geral. Coluna atualizada às terças-feiras

Imprensa

Jornal do Vaticano teve edição especial sobre a eleição de Leão XIV

jornais leão xiv
Edição especial do L"Osservatore Romano era distribuída na Praça de São Pedro na manhã desta sexta-feira. (Foto: Marcio Antonio Campos/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A primeira recordação do novo papa Leão XIV estava disponível já na noite de quinta-feira: o L’Osservatore Romano, jornal editado pelo Vaticano, publicou uma edição extraordinária que foi distribuída gratuitamente na Praça de São Pedro aos fiéis. Mas a tiragem era limitada e, como o jornal era gratuito, a disputa pelos exemplares foi feroz, com aglomeração e empurra-empurra – em ao menos um caso, quase terminou em briga, com direito a gritos de “e você ainda diz que é católico?” O Vaticano chegou a fazer algumas reimpressões de emergência, mas não adiantou muito e acabei desistindo.

Na manhã desta sexta-feira, tudo ficou bem mais fácil: foi impressa uma nova tiragem, bem maior e feita em papel jornal normal, a ponto de cada pessoa poder pegar quase quantos exemplares quisesse. É o mesmo suplemento da véspera, com oito páginas, e é bem perceptível que ele estava praticamente pronto ainda durante o conclave. Só a capa é “personalizada”, com a foto do novo papa e umas poucas frases pinçadas de seu primeiro discurso. O resto são reflexões sobre o papel da Igreja e do papa no mundo, um texto sobre as representações artísticas de São Pedro, um trecho do romance Quo Vadis?, de Henry Sienkewicz, e outro da Legenda Áurea, de Jacopo da Varazze. Só a última página tem uma biografia do novo papa. Achei estranho que a edição não tivesse incluído a íntegra da primeira fala de Leão XIV, logo após sua eleição; nos exemplares distribuídos ontem à noite, vá lá; mas para a edição que chegou às ruas hoje cedo teria sido bem fácil substituir algum dos outros textos pelo discurso inteiro, com mais fotos.

Os principais jornais italianos escolheram quase que unanimemente destacar o fato de o novo papa ser norte-americano. Foi o que fizeram o Corriere della Sera, o Il Messaggero, o Il Tempo e o La Repubblica. A expressão “Papa americano” estava em quase todas as manchetes, e o Lucas diz que já ouviu por aí alguma paródia de Tu vuò fà l’americano, sucesso dos anos 50 na voz de Renato Carosone e que ganhou um revival graças ao filme O Talentoso Ripley, com Matt Damon e Jude Law.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros