• Carregando...
Banda Tuyo
A banda Tuyo vem ganhando destaque com seu afrofolk futurista| Foto:

"A gente tem uma bala na agulha só. A gente vai ter que mirar e não tem como a gente errar. Ou a gente acerta ou a gente acerta. O Tuyo não tem como dar errado". É dessa forma que Lio, integrante da banda Tuyo, relembra o início da trajetória de sucesso do grupo curitibano que tem conquistado cada vez mais espaço na cena musical brasileira. Em entrevista que estreia nesta terça-feira (24) no canal de YouTube Papo de Música, a banda comentou sobre a produção lo-fi dos seus álbuns, a vontade de não se prender em "caixas" e as influências musicais do trio.

Formado pelas irmãs Lay e Lio Soares e Jean Machado, a Tuyo é conhecida pela denominação afrofolk futurista que mistura violão, beats eletrônicos e sentimentalismo potente. Suas composições apresentam uma poesia concreta que fala de desilusão, morte, rejeição, amadurecimento e aceitação. Uma prosa literal que aborda emoção distante de metáforas e abstrações.

As irmãs Lay e Lio Soares e Jean Machado
As irmãs Lay e Lio Soares e Jean Machado

Com três álbuns lançados (Pra Doer, 2017, Pra Curar, 2018, e Pra Curar Remix, 2019), o grupo ganhou notoriedade quando Lay e Lio participaram do programa The Voice, em 2016. Naturais de Londrina, as integrantes do trio disseram na entrevista que tiveram no som sertanejo uma de suas principais influências - "a gente ia para as galerias de Londrina e ficava ouvindo. Ficou na nossa história o jeito que a gente divide as vozes, o jeito que a gente pensa a canção sofrida", comentou Lay.

Mas o primeiro contato com a música veio a partir da igreja, onde, segundo as integrantes, é o lugar em que a periferia consegue exercitar abstração e arte de graça.

Criada em um cenário mais underground e lo-fi, a Tuyo teve a independência como marca das suas primeiras produções. Hoje o grupo tem se distanciado de uma estética fixa e inovado com novas versões das canções já conhecidas.

Lançado em dezembro do ano passado, o remix do EP Pra Curar estreia uma nova fase da banda, popularizada pela sonoridade doce e melancólica. Com arranjos mais experimentais, o ritmo dançante do novo álbum vem para diversificar o estilo e levar a sonoridade acústica do grupo para as pistas. Uma experiência de sofrimento dançante.

"A gente flertar com o universo do eletrônico e o hip hop foi nessa tentativa de remover a Tuyo desse universo bucólico para o qual a gente é sugado às vezes", disse Lio sobre o novo álbum ao canal Papo de Música.

Papo de Música

Tendo a música como protagonista, o canal Papo de Música atravessa gerações da produção cultural brasileira. No ar há pouco mais de um ano, o canal idealizado pela jornalista e apresentadora Fabiane Pereira nasceu com a proposta de levar para o YouTube entrevistas descontraídas e em tom intimista com artistas dos mais variados gêneros musicais. E conseguiu: por lá, já passaram personalidades que vão de Pabllo Vittar a Erasmo Carlos, MC Carol a Jorge Aragão, Baco Exu do Blues a Lulu Santos, Linn da Quebrada a Clarice Falcão, e por aí vai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]