• Carregando...
Leia! Seja autodidata.
| Foto:
Lênin
Investimentos.

O acesso a informação nunca foi tão rápido e eficiente, a internet faz com que as informações cheguem a toda parte com extrema velocidade. As editoras lançam livros toda semana, mais é claro que nem tudo é valido, tem muita coisa ruim, seja virtual ou nas prateleiras de livrarias.

Tornar-se um bom profissional na cozinha exige muita dedicação, ser autodidata é imprescindível. Apesar de a internet ser uma grande fonte de informações ainda prefiro os livros, é neles que busco informações concretas.

Para coordenar bem o restaurante precisamos estar antenados com o que acontece em toda parte do mundo. Sem duvidadas a França é o maior expoente da gastronomia mundial. Afinal foi Careme o primeiro cozinheiro a ser altamente prestigiado e requisitado, Escoffier com a sistematização do trabalho, foi o responsável pela organização da cozinha, Bocuse com nouvelle cuisine deixou tudo mais leve e saboroso, chegando até Ducasse que é um mito dos negócios gastronômicos. Nos últimos vinte anos a coisa evoluiu muito em todo mundo, surgiu a vanguarda espanhola que conta com grandes nomes, entre eles, talvez o cozinheiro mais autodidata que se tenha registro, Ferran Adria, que transformou a cozinha em laboratório. Os Nórdicos Europeus com muita técnica, a dizer pelo Chefe Rene Redzepi, que com seu restaurante NOMA ostenta o titulo de melhor do mundo, na Inglaterra temos Heston Blumenthal, Chefe do conceituado The Fat Duck que elabora pratos que são uma verdadeira viagem, sem contar a evolução dos pubs que são denominados até de gastropubs hoje em dia, Londres se tornou uma grande referencia da gastronomia, chefes de todo o mundo estão abrindo negócios por lá. Na Ásia temos a milenar cozinha chinesa, a leve e delicada cozinha japonesa, representada tão bem por um dos grandes nomes da atualidade, Nobu Matsuhisa, além de novos pólos como Cingapura. Na áfrica do sul a vinicultura tem se destacado com produtos de excelente qualidade. Nos Estados Unidos, onde tudo acontece, podemos falar do Chefe que mais expôs a cozinha em seu Best seller Cozinha Confidencial, Antony Bordain. Chegando ao Brasil, os ingredientes do amazonas tão bem apresentados pelo grande chefe Alex Atala, que com o restaurante Dom figura entre os cinco melhores do mundo. Mais próximo ainda, aqui em Curitiba, temos que conhecer a simplicidade do PF no Box do Elizeu, que é muito gostoso, chegando até a moderna cozinha de vanguarda proposta pela Chefe Manu Bufara.

Através dos livros podemos rodar o mundo, conhecer hábitos e culturas distantes das nossas, adquirir conhecimento, aprender a respeitar o trabalho do próximo e construir uma sólida opinião sobre o que fazemos.

Trabalhar com bons profissionais é bom, ir as escolas também é importante,viajar é fantastico mais nem sempre podemos fazer tudo isso, portanto, o que realmente vai nos embasar é a curiosidade, pesquisa e aplicação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]