• Carregando...
As expressões da espera e da alegria
| Foto:

Dê uma olhada, caro leitor, nas imagens que fiz, enquanto acompanhava a espera e a saída do listão da UFPR. Neste caso os registros da minha câmera digital expressam mais do que as palavras.

Doralice  Araújo
Uma das maiores alegrias estudantis: ser aprovado em universidade pública – Praça Carlos Gomes, Ctba, 22 de janeiro de 2010

As expressões indiscutíveis – A alegria é linda, é merecida e invejável, concorda comigo, leitor? Nem mesmo o mau-humor dos insensíveis ou a crítica infame subtraem o gosto espetacular de ser aprovado na UFPR. A expressividade dos ativos personagens desse espetáculo estudantil já diz tudo.

Doralice    Araújo
Encontrar o nome na lista? O nervosismo dos estudantes com o jornal nas mãos é contagiante – Praça Carlos Gomes, Ctba, 22 de janeiro de 2010

Verbos de ações sequenciadas – Esperar a lista, dançar para distrair, pular para pegar o jornal, ler avidamente em busca do nome querido, abraçar muito, festejar o motivo, chorar de alegria, rir para todos, gritar e ser feliz; é maldade, caro leitor, avistar todas essas atitudes sem ficar comovido.

Doralice     Araújo
Abraçar e confraternizar depois de conferir o nome no listão da UFPR – Praça Carlos Gomes, Ctba, 22 de janeiro de 2010

Procedimentos básicos – Há um ritual a ser seguido pelos que formam a multidão que se aglomera na Praça Carlos Gomes em dia de resultado da UFPR: olhar constantemente para cima do carro do trio elétrico, acompanhar o animador e nem ligar para as informações falsas que ele declara, sacolejar o corpinho ao som da variada seleção musical, estender as mãos para pegar “brindes”, vibrar quando a sirene da Gazeta do Povo quase ensurdece os ouvidos e, finalmente, correr e pular para pegar um exemplar do jornal.

Agora é com você, caro leitor. Esteve na Praça Carlos Gomes para esperar o listão da UFPR? Participou de alguma comemoração familiar? Foi aprovado? O seu nome não estava na lista? Quer fazer algum comentário sobre a alegria de ver uma pessoa querida ser aprovada pelo mais concorrido vestibular paranaense?

Sugestões para quem foi aprovado: mantenha a atenção nos estudos; aproveite a oportunidade da convivência universitária em espaço público. A vida acadêmica é trilhada diariamente; faça a sua parte exemplarmente. Universitários leem e escrevem bastante; observam criticamente e podem exercer um decisivo papel dentro das instituições. Nada de oba-oba e sim participação efetiva nas aulas e movimentação acadêmica. Olho aberto e discurso franco, assertivo e compromissado; o resultado acontece, se você fizer a sua parte.

Até a próxima!

Encontros Marcados com a Redação– exclusivos para vestibulandos. Inscrições abertas; início: 4 de março. Contate comigo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]