Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

De olhos abertos no Brasil

Há mais de duas décadas trabalho com jovens que estão no limiar do ensino médio e buscam uma vaga em cursos universitários. São muitas as histórias que tenho reunido acerca das suas(in)definições, angústias e alegrias; hoje quero que você acompanhe algumas das descobertas desta professora com relação aos conhecimentos dos estudantes sobre a vida no Brasil:

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
William (de boné), de 3 anos, e o amigo Gabriel, 5: solidariedade

> Poucos conhecem os problemas do nosso país – a maioria nunca saiu do Estado de origem e quando embarcou em ônibus ou avião levou um passaporte na bagagem de mão.

> Centenas ignoram a geografia e as determinações estabelecidas pelo clima, relevo e economia na paisagem humana do Brasil.

> A maioria desconhece os objetivos centrais das disciplinas ou áreas escolares com as quais convive desde as primeiras séries.

> Com raras exceções ainda não têm definidos os porquês da escolha do curso universitário.

DESCONEXÃO INSUPORTÁVEL – As diversas áreas de conhecimento, a vida nacional, suas contradições e necessidades não são, infelizmente, assuntos elevados à categoria máxima de interesse juvenil. Nós, adultos, pais e professores, temos obrigações de bem orientar as novas gerações, porque os rumos da vida brasileira estão ora nas nossas mãos e, daqui a alguns anos sob as rédeas dos que hoje ainda dependem de nós.

Sem pieguice ou nacionalismo destituído de certezas e necessidades esta professora gosta muito do Brasil. Com a liberdade de ir e vir pelo território nacional já tive oportunidade de conhecer grande parte das regiões brasileiras – e, quando leio notícias de limitações à migração de brasileiros, uma luz de atenção máxima acende na minha cabeça. Restrições à liberdade de ir e vir das pessoas expressam ideias pouco democráticas e um exemplo abominável de cerceamento da movimentação humana, concorda comigo?

Daniel Castelanno/ Gazeta do Povo
Andrea Espínola,coordenadora:”O objetivo é formar multiplicadores”

PROGRAMAS EXEMPLARES – O antigo e estimulante Projeto Rondon ilustra o relevante serviço feito pelos universitários, engajados nas atividades de voluntariado em prol de áreas regionais carentes. Essa oportunidade permite ainda hoje aos jovens estudantes o entendimento das diferenças regionais brasileiras, além de oferecer o sentido pleno da necessidade de integração entre os Estados. Para mim uma oportunidade magnífica, inesquecível e imperdível. Recorde ou conheça a iniciativa, inclusive de estudantes paranaenses – e se tiver participado ou conhecer alguém envolvido nesse programa de integração nacional compartilhe informações e descreva as suas descobertas.

Eu, sinceramente, fiquei emocionada ao ler a reportagem Casal de médicos cruza 23 Estados para atender doentes, de Ricardo Westin (Folha de S.Paulo, 23 de agosto). A dupla, estabilizada profissionalmente e ciente da divisão perversa feita pela realidade social, fez uma busca sobre as regiões brasileiras mais miseráveis. Entrou em um jipe e caiu na estrada Brasil afora espalhando solidariedade e compromisso social.

Com a expedição, que começou em agosto de 2007 e continuou até abril de 2009, os médicos Carlos e Danielle executaram um plano de atendimento gratuito de doentes nos mais de 100 mil km no Brasil. Os dedicados médicos reuniram muitos dados que deixam brasileiros urbanos de olhos arregalados. Na volta para Fernandópolis (SP) eles criaram um diário de viagem – e você poderá acompanhá-los no site www.medicosdaterra.com.br . Não hesite, prezado leitor, em clicar no link.

SUGESTÕES CONVERGENTES DE LEITURAS:

> Leia Professores e alunos do Paraná farão oficina…, de Anna Simas, na Gazeta do Povo, 9 / 1 / 2009.

> O Vinícius Massuchetto, participante do Rondon, pela UTFPR, oferece dicas interessantes no Soylocoporti; confira.

> Leia a reportagem Presença de forasteiros ‘divide’ opiniões, de Maria Gizele da da Silva, GP, 26 de agosto.

QUER TREINAR A ESCRITA?

FAZER O QUÊ? – Na escola/ universidade onde você estuda ou estudou há estímulo a algum programa de voluntariado? Você já experimentou participar de uma atividade solidária? Conte aqui a sua experiência ou revele o desejo de interagir com programas centrados em responsabilidades sociais.

Até a próxima!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.