
Minha filha, concluinte do ensino fundamental, acaba de fazer a sua inscrição à seleção da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná; será mais uma candidata a estudar o ensino médio na escola pública. Por mais incrível que essa perspectiva possa parecer a alguns, estou feliz – e torcerei para que seja aprovada.
Estudar na escola pública é para um jovem atual um desafio. Sabe por quê? Ele vai contra a desesperança de dias melhores para quem não pode pagar centenas de reais no ensino particular, nem sempre sinônimo de educação de qualidade.

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Eu sou egressa da boa e sempre bem lembrada escola pública das décadas anteriores. Sou remanescente do grupo escolar, do ginásio, do curso pedagógico, do clássico e do científico, além da universidade federal. O meu jovem leitor certamente nem conhece as cinco primeiras nomenclaturas, pois a sua história educacional é recente – e a geração que o precedeu convivia com o 1º e o 2º grau, equivalentes ao ensino fundamental e médio de hoje.

E você meu prezado leitor mais velho? O que tem a considerar sobre a escola pública da sua época de estudante? Conheço alguns egressos muito orgulhosos da convivência estudantil no Colégio Estadual do Paraná, no Instituto de Educação, do Júlia Vanderley, no antigo Cefet e na Universidade Federal do Paraná, entre outros estabelecimentos.
Críticas à escola pública aparecem todos os dias – e devem ser destacadas por quem de fato conhece a real situação das instituições escolares( municipais, estaduais e federais), mas há um quarteto de tarefas a cada cidadão, independente da sua necessidade de matricular um filho, um parente qualquer nessas escolas: fiscalizar a aplicação das verbas voltadas à educação pública, manter-se informado, denunciar irregularidades e sobretudo destacar as ações positivas de sucesso inconteste.
Dia 25/8 o Caderno Vestibular, encartado às segundas-feiras na Gazeta do Povo, fez uma oportuna pergunta aos vestibulandos; ela segue transcrita abaixo:
Que fatores você leva em conta ao escolher entre faculdade pública e particular?
A reflexão vale para todos os leitores. A maioria dos meus alunos optou pelo ensino público. Alegaram a gratuidade, o crédito institucional, a carreira acadêmica e a acolhida do mercado de trabalho, mas foram críticos suficientemente. As greves anuais e má a aplicação das verbas tomaram a dianteira das críticas.

João Carlos faz Engenharia Florestal e elogia os convênios e as estações experimentais da UFPR.
Sugestão de escrita
Leia a matéria Vestibular da Federal já tem 40,7 mil inscrições, publicada hoje sobre o número de inscritos na Ufpr. Você é um deles? Conhece alguém que fez a escolha pela universidade pública? Se responder afirmativamente poderá também argumentar motivos incontestes para essa escolha. Limite-se a 12 linhas, mas lembre-se: texto bem escrito é a soma da concatenação das idéias sobre um tema e a articulação dos recursos próprios da escrita( vocabulário, ortografia, concordância entre as palavras, coesão, intertextualidade, objetividade, entre outros).
Até a próxima!



