• Carregando...
O círculo virtuoso da leitura
| Foto:

Com a volta do Caderno Vestibular em 2010 o assunto redivive ainda mais: ler e escrever são atitudes de extrema importância, porque elas estabelecem o círculo virtuoso da leitura, passo determinante para que tudo aconteça, inclusive nos blogs. Sem a autonomia com a leitura os textos estariam entregues às traças ou ao abandono virtual.

Arquivo cel.         Doralice   Araújo
Para muitas crianças e jovens as férias permitem maior acesso à leitura; adultos, que já conhecem os títulos, podem intermediar positivamente as sugestões

Iniciativas familiares( exemplifique o prazer de ler e escrever), compromissos políticos( programas exemplares mostram que é possível) e exigências rigorosas da sociedade( cobrar incessantemente a aplicação dos recursos públicos) tornariam a autonomia com a leitura uma verdadeira revolução com as palavras. Crianças, jovens ou adultos que leem com desenvoltura não ficarão jamais intimidados pela obscuridade proposital de um discurso infame ou obliquamente oferecido, porque o circulo virtuoso da leitura > escrita > leitura é um poderoso auxiliar a tudo e a todos. Uma porta aberta ao conhecimento ilimitado.

Perguntas inquietantes – As respostas estão com você; participe.

> Você conhece o Círculo Virtuoso dos Acessos Crescentes , do Alessandro Martins? Devo à leitura desse post o empréstimo parcial da expressão que dá titulo hoje à reflexão aqui no Na Mira. As ponderações desse jornalista são equilibradas e tecnicamente eficientes. Recomendo.

>Quer ver a prova de Português e Biologia aplicadas aos candidatos inscritos no vestibular da Unicamp? Gostei dos desafios; confira atentamente, inclusive observe a clareza dos enunciados. Devo o link ao replicar do blog da Miriam Salles, colega professora de biologia. Imperdível.

> A culpa do insucesso da educação, sobretudo a pública, não é apenas do professor. O Jarbas Novelino, no Boteco Escola, puxa a conversa com Sempre acham um mesmo culpado: o professor. Quer levá-la adiante? Imprescindível.

> Está chovendo ai? – As imagens oferecidas pela internet mostram que a expressão ” Lá vem chuva!!” está na boca de todos. Chove no Brasil afora. Aqui, bem pertinho de nós, a previsão do tempo recomenda sombrinhas e guarda-chuvas nas mãos, até mesmo para o pessoal que está aproveitando a temporada na praia(Segunda-feira de tempo fechado no litoral, Fernando Rudnick, GP, 11 de jan.). Atenção.

Doralice       Araújo
Cai a chuva sobre o Bigorrilho – Rua Padre Anchieta, Curitiba, 2010

> Você recomenda um livro interessante? Eu sou fã juramentada da banda inglesa e estou lendo The Beatles – A história por trás de todas as canções, do Steve Turner, tradução de Alyne Azuma(Cosac Naify). Espetacular.

> Há alguma revista, reportagem ou série de tevê ou filme na telona que você recomenda? Hoje, encontrei na banca a Superinteressante; parece bem legal e vou acabar de ler, quando voltar do cinema, porque segunda-feira é para mim o dia do cinema e da boa e amiga conversa na cafeteria. Vamos?

Aviso oportuno: tenho um compromisso que tomará o meu tempo profissional durante os três próximos dias; voltarei com nova postagem apenas na próxima sexta-feira, mas passarei aqui para liberar os comentários, pois estes exigem a intermediação do responsável pela página. O leitor habitual sabe deste pormenor, mas o que surge de repente no blog certamente desconhece a regra de moderação do portal RPC.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]