
Ontem tive um dia muito ocupado, porque estou finalizando a redação de um livro destinado aos vestibulandos, mas não posso, entretanto, deixar de destacar um trecho do texto que mais apreciei na manhã de terça-feira; confira:

O que levará alguém a escrever a advertência acima?
” Tenho plena consciência de que não é tão simples assim ser certinho o tempo todo, afinal tentações nos surgem a todo o momento. Porém acredito que é possível fazer a coisa certa se entendermos o final do processo. O que quero dizer com isso é que o caminho tortuoso pode ser o mais fácil (e na maioria das vezes ele é), mas, quando conseguimos atingir o sucesso através do procedimento mais longo, porém mais correto, essa conquista se torna muito mais prazerosa e duradoura. ” (GP, 14 /4 /2009- Ética vem de berço,Bernt Entschev)
Ler algo assim, diante do avassalador vale-tudo presente e acariciado nos dias atuais, é um alento. Incentivo aos meus jovens alunos o aprendizado da reflexão de textos e temas do porte acima, assentados naturalmente na experiência e na sobriedade da escrita concatenada, por isso reproduzi o trecho e organizei uma proposta de redação sobre a ética e a adequação de atitudes diante dos desafios da vivência com as demais pessoas e com a natureza em geral.
Um convite à escrita
Independente da sua condição de estudante: participe da proposta. Comentar ligeiramente não será um grande sacrifício.
1- Observe atentamente a foto da placa em destaque, fotografada no Bigorrilho, bairro curitibano caracterizado por moradores bem educados e de padrão econômico alto.
2- Redija um argumento lógico que justifique a advertência presente na placa; limite-se a 8 linhas no caderno ou aos 500 caracteres oferecidos abaixo na caixa de comentários.
Até a próxima!



