Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Quantas cartas você redigiu, vestibulando?

Na revisão da variada tipologia textual constantemente utilizada pela UFPR a redação de cartas, elaboração de resumos, análise de infográficos, textos de opinião, interpretação de charges e tirinhas e textos dissertativos são presenças certeiras na prova. Eu, sinceramente, não ficarei surpresa com o aparecimento desses modelos na prova de Compreensão e Produção de Textos, obrigatória para todos os participantes da segunda fase do vestibular – e você?

Cliques em links aumentam a sua informação – Os links indicados, caso esteja acompanhando com regularidade as postagens mais recentes, continuam exercendo o papel de janelas informativas para o assunto de hoje. Clique e examine atentamente o material avistado, salve o seu conteúdo em uma pasta no seu computador e, se puder, imprima todo esse material de apoio; depois, treine com os exercícios propostos – e não esqueça igualmente de fazer os exercícios que o seu professor de redação ofereceu durante o ano. Quanto mais exercícios de escrita você fizer melhor será o seu desempenho diante de uma proposta para elaborar, por exemplo, uma carta, seja esta modalidade uma correspondência curta ou longa, formal ou informal.

Perguntas dos leitores – Os interlocutores mais participativos deixam comentários nesta página; acompanhe a seguir a reprodução das questões propostas por eles. As respostas estão na postagem de hoje, como você poderá observar – e se o leitor tiver alguma dúvida ou sugestão use a caixinha de comentários para compartilhar a sua pergunta conosco; responderei oportunamente.

“Boa tarde Doralice, fui aprovada em Gestão da Informação e (…) ainda tenho uma dúvida com relação as cartas. Como escrevê-las? Pulando uma linha depois do vocativo pra começar o resto do texto? Eles podem pedir pra que se escreva email? Muito obrigada (…)professora!”(Camila, 8/12/12/2009 /16h17)

Tem algum tema que vc acha que é muito provável ser cobrado?” (Rafinha, 8/12/2009/ 17h45)

Possibilidades para treinar a redação – Além das sugestões de exercícios presentes nos links acima você contará também com uma dupla de propostas abaixo. Observe que os temas estão antenados com os últimos acontecimentos e exigem que você disponha de um bom nível de informação, caso contrário terá pouco a declarar no seu texto. Aliás, qualquer pessoa desinformada vive uma exclusão bem perversa nos lugares que costuma frequentar. Acompanhar as notícias, avaliar as suas consequências para a vida de todos e perceber o seu papel nesse emaranhado de relações que é, de fato, a vida em comunidade, é uma atitude condicionadora para exercer a cidadania – e as crianças e os jovens, quando participam desde cedo da rotina do bairro e da cidade onde residem, certamente terão melhores condições de enfrentamento, seja no rol das preocupações ou diante do usufruto das melhorias alegres e bem-vindas com a prática cidadã consciente e responsável.

Proposta 1 – Analise a charge( Paixão, GP, 9/12) e o excerto da reportagem. Compare-os, porque eles compõem a coletânea disponível para que você redija uma correspondência, via e-mail, ao síndico do prédio onde você reside. Aproveite as suas experiências pessoais e informes para sugerir medidas que minimizem o impacto causado, pelo menos no espaço comum da residência dos seus vizinhos, de atitudes impróprias ao meio ambiente.

Paixão , GP, 9 / 12/  2009

Lembretes:

>Não exceda as 10 linhas; utilize-se de linguagem descontraída e bem cuidada na sua argumentação e mantenha o tratamento Prezado senhor para iniciar a sua correspondência.

>Não pule a linha, após o vocativo e, por razões óbvias, não indique a data no e-mail, porque, na prática, o sistema digital logo se encarregaria de indicá-la, exceto quanto a carta for longa e exigir a formalidade da escrita.

” Mais de 90% dos municípios brasileiros sofrem com a ocorrência de impactos ambientais, de acordo com a Pesquisa de Informações Municipais 2008, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Do total de 5.564 municípios do país, 5.040 registraram, principalmente, casos de queimadas, desmatamento e assoreamento de corpos d’água nos 24 meses anteriores ao estudo.

O levantamento considera como impactos ambientais queimadas, desmatamento, assoreamento de corpo d’água (areias e detritos depositados nos leitos dos rios, impedindo a fluidez da água), poluição da água, escassez de água, contaminação do solo, poluição do ar, degradação de áreas legalmente protegidas, alteração que tenha prejudicado a paisagem, alteração que tenha afetado as condições de vida da população, atividade agrícola prejudicada por problemas ambientais, atividade de pecuária prejudicada por problemas ambientais, redução da quantidade, diversidade ou perda na qualidade do pescado e outros. “(reprodução na GP, 12/12/2008)

Proposta 2 – Diante dos graves acontecimentos presididos pela violência no trânsito e nos estádios de futebol considere:

Antônio Costa/ Gazeta do Povo
Por ano, 35 mil brasileiros morrem no trânsito . Para cada óbito há dez feridos no país – proporção que salta para 22 em Curitiba

> Os textos da coletânea.

> As imagens fotográficas.

>A sua percepção sobre as ocorrências para redigir uma carta à seção de leitores de um jornal ou revista da sua preferência.

Valterci Santos/Gazeta do Povo
Campo de guerra: o Couto Pereira virou palco para um espetáculo de violência.

Na correspondência, limitada a 12 linhas, aponte dois argumentos que justifiquem medidas mais severas aos infratores da paz coletiva. Utilize-se do vocativo Senhor editor .

“Dentro da campanha da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) para conscientizar os motoristas sobre a violência no trânsito decorrente do uso de álcool e excesso de velocidade, foi realizada na noite de sexta-feira, como apoio do BPTran, uma blitz educativa.

Além da abordagem nas ruas, promotoras distribuíram adesivos da campanha em bares da região do Batel. Com o lema “Trânsito. Respeito ou morte. Você escolhe o caminho”, a campanha, iniciada na semana passada, terá duração de dois meses.” (Violência no trãnsito: respeito ou morte, GP,4/7/2009)

Fotos: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Agenda apertada leva a culpa pelo excesso de velocidade, a campeã das infrações de trânsito em Curitiba

“As regras de trânsito devem mudar, de novo, no Brasil(…)”(Código de trânsito entra em reforma, Themis Cabral , GP,22/5/2009)

Convite: os 10 primeiros vestibulandos que desejarem enviar( até amanhã) o resultado das propostas acima para o meu e-mail profissional terão os seus textos corrigidos. Para facilitar o reenvio desse material, já avaliado, por favor, indicar nome e telefone para contato. À noite, depois do meu período de aulas, voltarei para liberar os comentários (ontem foram três para 609 acessos!) e acompanhar o interesse pelo tema da postagem de hoje.

Até a próxima!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.