
Não há qualquer dúvida: sem treino diário ninguém alcança a excelência com relação à escrita. Será que algum vestibulando ainda desconfia dessa assertiva? Pois se alguma hesitação sobre a necessidade de aprimoramento com relação à redação ainda toma espaço na cabeça de um candidato é melhor rever essa questão. Escrever bem exige treino e este determinação e constância.
Logo de início meus alunos estranham, mas, diante do resultado insatisfatório que trazem, costumo oferecer seis exercícios complementares de escrita: um por dia – e quem os faz na véspera da aula não permite amadurecer as idéias, nem tampouco as atitudes de rascunhar e trabalhar a versão final do texto. Um encontro semanal e um método que há décadas vem alcançando excelentes resultados é o que ofereço, mas a exigência inclui participação ativa do estudante, o que significa maior familiaridade com jornais, revistas e suas próprias anotações, caso contrário o processo, de responsabilidade dupla, tende a gerar insucesso – e caminhar, infelizmente, em mão única.
É triste constatar, mas os que não entram na minha proposta de trabalho logo desistem das aulas; provavelmente as consideram exigentes, mas ai a conclusão deles é outra situação – e os que continuam enchem um caderno de noventa folhas com seus textos e leitura de excertos obtidos da mídia impressa.
Quando a escrita é satisfatória?
Certamente quando a escrita atende às exigências da proposta, estabelece a mira no interlocutor, é objetiva, reúne os recursos textuais e comunica as idéias de maneira clara e distinta.
Como melhorar o padrão da escrita?
Muita gente reclama, mas não tenha dúvida, só reconhecendo os elementos de apoio, tais como: legibilidade, vocabulário, concordância entre as palavras, ortografia, recursos coesivos, uso dos tempos verbais, entre outros elementos decisivos. Nesse processo a convivência com textos bem escritos faz toda a diferença; pode acreditar!
Sugestões
1-Leia editoriais dos jornais e revistas, sempre muito bem escritos – e analise a sustentação vocabular, a análise temática e as estratégias argumentativas fartamente presentes nesse tipo de texto.
2-Analise as cartas dos leitores – e observe a variedade temática, nível da linguagem utilizada e a coerência na argumentação.
3-Examine os quadrinhos, diariamente presentes nos jornais; identifique a temática, a ironia presente e a crítica esboçada.
4-Busque as colunas especializadas, tais como ciência, cultura, esportes, humor entre outras. – e apreenda informações diversas.
5-Escreva resumos, envie cartas às seções dos leitores, comente em blogs ou faça resumos diários do que reexamina no cursinho.
Proposta

Os usuários do transporte coletivo não têm representação na discussão dos aumentos da tarifa.
De acordo com a Gazeta do Povo desta quarta-feira “A Justiça pode elevar para R$2,50 o preço do ônibus em Curitiba”, em razão de um briga judicial entre a URBS, empresa que gerencia o sistema de ônibus em Curitiba, e as empresas do transporte coletivo que operam na capital. Segundo a reportagem, de João Marcos Lopes, a gratuidade de tarifas é a maior preocupação dos empresários do setor. Diante do fato escreva uma carta ao prefeito de Curitiba reivindicando a manutenção do preço da tarifa, uma vez que o usuário não tem condições de arcar com as conseqüências dos acordos feitos entre a Prefeitura e as empresas de transporte. Encaminhe esta carta, de no máximo 12 linhas, à Coluna do Leitor, do jornal.



