Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
10 dicas para solucionar problemas, ao invés de reclamar deles
| Foto: Pexels.

Não é de hoje que eu digo que devemos estar perto de pessoas que buscam soluções e não problemas. Por incrível que pareça, existem pessoas que focam suas energias em apontar erros e problemas em tudo, ao invés de se preocuparem efetivamente em fazer “funcionar” e “dar certo”.

Na vida em geral, não é segredo para ninguém o quanto estamos sujeitos a imprevistos e o aparecimento de problemas. O ponto é o que você faz e como reage quando isso acontece. Você é da turma dos solucionadores ou dos que preferem valorizar o problema?

Claro, ainda existe um terceiro grupo neste contexto que é formado pelos “reclamões” de plantão. Como se lamentar resolvesse as coisas e não apenas as deixassem pior. Reclamar não é uma opção. Aponte sempre sugestões e soluções, critique menos e faça mais. O tempo que você perde reclamando é o mesmo tempo que poderia estar consertando ou tentando.

Se você faria melhor no lugar do outro, por que não aproveita para fazer estando no seu. Por isso, promova sempre o que te encanta, ao invés de atacar e criticar o que não te agrada. Aliás, quer um conselho? Não perca tempo dando conselhos a quem não quer receber conselhos.

Algumas dicas para se tornar um solucionador de problemas e deixar as reclamações de lado:

  1. Certifique-se do real alcance do problema antes de tomar alguma atitude.
  2. Não negue a situação, tampouco finja que ela não existe.
  3. Assuma a responsabilidade de buscar solução, não adianta no momento de crise procurar culpados ou se vitimizar.
  4. Não procrastine. Decida resolver agora o problema. Na maioria das vezes, adiar é a pior alternativa. 
  5. Quase sempre é preciso ter coragem para reconhecer os erros, se desculpar e agir. Isso é uma atitude sensata e madura.
  6. Tenha sempre uma carta na manga ou plano b em relação aos grandes projetos caso seja necessário “acionar a segurança” Quando o alcance do problema é muito grande e a raiz ainda é desconhecida.
  7. A explicação mais simples geralmente é a correta.
  8. Orgulho não deve atrapalhar a solução.
  9. Não cante vitória antes do tempo.
  10. Não permita que seu estado emocional fique comprometido.
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]