• Carregando...
A evolução do eterno aprendiz
| Foto: Unsplash

Com os acontecimentos recentes nos quais toda humanidade foi submetida a um processo de readequação de rotinas e novos formatos de trabalho, nunca foi tão necessário investir em formação e conhecimento, que está cada dia mais disponível a todos e em diferentes formatos.

Partindo da definição de aprendiz que é aquele que ainda está aprendendo, que está estudando um ofício, profissão ou alguma outra coisa, vou focar aqui em seu sentido mais amplo que se refere a quem está em um processo de formação contínuo e que faz do aprendizado uma rotina.

Seja um eterno aprendiz. Engana-se aquele que pensa que já sabe tudo. Burro não é aquele que não sabe, burro é aquele que pensa que sabe ou não quer aprender. A vida sem aprendizado contínuo e sem conhecimento é muito perigosa, porque te obriga a acreditar no que os outros te falam. Então minha dica neste artigo de hoje é: pense mais, escreva mais e estude mais.

E digo conhecimento no sentido mais amplo, não só atrelado ao desenvolvimento de carreira, ou seja, é preciso dar a devida importância de aprender sobre coisas novas e de renovar os conhecimentos já adquiridos, afinal, estar atualizado e sempre atento as rápidas mudanças é essencial no mundo hiper conectado de hoje. Engana-se quem pensa que os estudos devem ser encerrados quando você termina um ciclo, seja ele qual for.

Sem contar que exercitar o cérebro é também uma necessidade já comprovada e altamente difundida em diferentes momentos, afinal, assim como qualquer outro músculo do corpo humano, para ficar em forma, o cérebro precisa ser exercitado o tempo todo. E a melhor maneira de fazer isso é estudando e se desafiando a aprender coisas novas.

E se os argumentos acima não foram suficientes para te estimular a aprender novas habilidades e adquirir outros conhecimentos, eu como um eterno aprendiz que sou vou te dar outros motivos para fazê-lo que aprendi a reconhecer e valorizar ao longo da minha trajetória:

  1. Potencializa suas habilidades profissionais;
  2. Novos estímulos vão te ajudar a saber identificar oportunidades;
  3. Te torna uma pessoa mais ativa e menos ansiosa;
  4. Com a prática, irá desenvolver mais sua concentração;
  5. Aumenta sua produtividade, afinal, terá mais conhecimento acumulado;
  6. Todas as pessoas bem sucedidas criam constantemente novas metas de aprendizado e objetivos que pretendem alcançar;
  7. Te deixa mais aberto para receber feedbacks e transforma críticas em relação ao seu desempenho em mais aprendizado;
  8. Cria seus próprios métodos e técnicas para se tornar ainda mais eficiente;
  9. Facilita a organização e a noção de elencar prioridades;
  10. Aprende a identificar quando está cansado e não desiste, mas descansa, para que seu cérebro aumente a capacidade de aprender novas habilidades.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]