• Carregando...
Ter sucesso é poder ser fiel às suas próprias escolhas
| Foto: Unsplash

Vou começar este artigo com uma provocação: o que é sucesso para você? Posso garantir que para cada leitor a resposta é uma, o sentido pode ser completamente diferente e é nisso que quero focar agora. Me arrisco a dizer ainda que com o impacto que sofremos, social e econômico, em função do coronavírus, a definição de sucesso provavelmente tomou outras formas antes inimagináveis.

De fato, o sucesso é único e intransferível, assim como sua definição e compreensão de alcance. Cada pessoa é um universo por si só, e devido às nossas referências, experiências e oportunidades, criamos e estabelecemos o nosso próprio conceito de sucesso.

E é por isso que já vou logo dizendo que ter consciência disso é fundamental, inclusive, para que você não use a régua do outro para buscar o que não serve para você. Sucesso é uma medida relativa, cada um tem a sua. Nunca se espelhe somente pela medida do sucesso de alguém. Na mesma linha, ser feliz não é difícil, a armadilha é querer ser mais feliz do que os outros e/ou igual “fulano”. 

Para alguns, sucesso é sinônimo de ser bem-sucedido no trabalho, por exemplo, exercer um bom cargo em uma empresa grande ou obter conquistas em sua própria empresa. Mas note que, para isso, provavelmente essas pessoas tiveram abrir mão de construir uma família ou de passar mais tempo com os amigos, por exemplo, mesmo que por um período.

Não se compare a ninguém, cada um é responsável pelas suas escolhas e pelas consequências que elas automaticamente implicarão. Para o bem ou para o mal, o próprio coronavírus veio para nos mostrar o que realmente é prioridade e importa na vida de cada um!

Para quem cresce em uma periferia, o sucesso pode significar sair dali e ter uma vida melhor. Para quem já conquistou tudo que gostaria no mercado de trabalho, pode ser constituir uma família. E assim por diante, são nossas escolhas que nos conduzem por um caminho e nada impede também que no meio dele façamos novas, recomeçar ou voltar atrás são também sinais de maturidade e entendimento quanto a sua realidade e o que é realmente importante para você.

Costumo dizer sempre que antes de entender de negócios é preciso entender de gente. E pessoas são diferentes, agem de forma diferente e por isso, seria um erro enorme achar que a medida e definição de sucesso seriam as mesmas para todo mundo como tem sido pregado no mercado de forma massiva e inconsequente. 

Tendo em mente de forma clara quais são seus objetivos, prioridades e disposição para realizá-los, siga em frente e se possível não olhe para o lado. A grama do vizinho nem sempre é realmente mais verde, busque se autodesenvolver e comemore cada conquista, mesmo que pequena, rumo ao que você traçou.

A meu ver, sucesso é quando você consegue alcançar tudo que se propôs de forma honesta, sem precisar abrir mão do que é prioridade para você. É saber lidar com as intempéries da jornada, sem desistir, sem deixar que o outro lhe diga o que deve ou não fazer com sua vida e suas escolhas.

Sucesso para mim é viver de forma coerente com a sua realidade e a partir dela fazer novas escolhas de forma contínua e sensata. O maior sucesso que alguém pode alcançar é poder ser ele mesmo e viver de forma fiel às suas próprias escolhas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]