• Carregando...
Quais são as suas fontes de informação?
| Foto: Pexels

Não é nenhuma novidade dizer o quanto é fundamental estar atento as suas fontes de informação. Este cuidado se mostrou ainda mais necessário nos últimos meses em função da quantidade de informações falsas ou erradas sobre o o novo coronavírus que circulou e ainda circula na internet, principalmente.

Este foi um exemplo real de como informações deturpadas podem influenciar seu poder de decisão e isso em todas as esferas. Lembro com frequência para quem me acompanha que é preciso selecionar e escolher as pessoas que você segue, os canais e mídias que se provam isentas e imparciais, e assim por diante. Isso porque inevitavelmente ao ouvir algo, isso entra na sua mente e pode te induzir, mesmo que inconscientemente ao erro.

Minha dica neste sentido: leia muito, mas seja cuidadoso e questione a fonte. Ouça podcasts de negócios, veja muitos vídeos também de assuntos que não são da sua área, vá a palestras e crie conhecimento complementar além do seu estudo. Mas atenção: você não ganha pelo que sabe, mas pelo o que faz com o que sabe.

Ou seja, saber absorver e utilizar as informações que recebe é outro ponto fundamental no processo de construção de referência. Assim como você precisa se preocupar com o que recebe e quem acompanha no dia a dia, tenha o mesmo cuidado ao repassar qualquer informação. As pessoas que a recebem podem parar de acreditar em você, consequentemente.

Então, o que devemos nos atentar para conseguir uma informação confiável? Nem toda informação publicada na internet é confiável. Isso era algo que todas as pessoas deveriam saber, embora algumas nem imaginam. Quando se faz uma pesquisa no Google, querer um resultado rápido é uma necessidade de se informar.

Em primeiro lugar, não acredite no primeiro resultado que obter. Pesquise, compare e revise. Use a busca avançada. Segundo ponto, veja quem escreve a informação. Leia as credenciais do autor e de sua reputação (visitar sua página no LinkedIn pode ser um bom indicativo de quem se trata). Terceiro, nunca se esqueça de verificar se o conteúdo por si só é bem produzido. Fake News, no geral, são mau redigidas, os textos não são originais e dificilmente possuem um raciocínio lógico e/ou cita suas fontes de informação.

Nunca foi tão importante estar bem informado para saber como agir e tomar novas decisões no novo mundo que está em processo de construção. Para tal, esteja cercado de fontes confiáveis e pessoas coerentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]