Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Suas habilidades te aproximam de oportunidades?
Suas habilidades te aproximam de oportunidades?| Foto: Unsplash, Ryoji Iwata/Reprodução

Suas habilidades te ajudam a encontrar novas oportunidades? Se você nunca parou para pensar sobre isso antes, reflita. Isso porque acredito que de nada adianta um empreendedor desenvolver habilidades ou buscar referências que não agreguem muito em sua jornada. Quando colocado dessa forma fica claro que em uma jornada empreendedora, todo o seu investimento de tempo, dinheiro e dedicação precisam estar alinhados no sentido de te deixar mais preparado e estrategicamente pronto para alcançar o que você deseja. E isso significa dizer ainda que o desenvolvimento das suas habilidades precisam ser degraus que te ajudam a escalar rumo ao encontro das oportunidades que tem como projeção.

Neste sentido, perceba ainda que, na nova economia, as habilidades exigidas estão cada vez mais dinâmicas. De acordo com o estudo The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, dentro de cinco anos mais de um terço das habilidades necessárias atualmente já terão mudado.

Mas calma, este não precisa ser um dado para te assustar ou tirar o sono. Pelo contrário, afinal, uma das características básicas de qualquer empreendedor é a resiliência, a capacidade de se adaptar e aproveitar ao máximo toda e qualquer mudança, certo? Logo, em um mundo cada vez mais incerto onde as mudanças e incertezas são inevitáveis, estar atento a suas habilidades naturais e aberto a entender e aprender outras se necessário, faz parte do processo.

Além disso, desenvolver habilidades como a sua comunicação, criatividade, liderança e capacidade analítica, te farão ser relevante e ter oportunidades mesmo dentro de um ambiente completo de mudanças.

E em meio a todas essas possibilidades que se tornam cada dia mais próximas e reais, o que vai diferenciar o empreendedor daqui pra frente é sua capacidade de adaptação e mudança rápida de direção em relação a toda e qualquer adversidade. A pessoa que dominar isso criará oportunidades em qualquer cenário. Não preciso nem comentar o quanto isso é e será ainda mais poderoso nos próximos anos.

Por fim, independe do seu estágio, onde esteja hoje e quais habilidades detenha, lembre-se de que muitas vezes não vão faltar oportunidades para recebermos alguma lição, quer seja através de pessoas que entram em nossas vidas ou por situações adversas que acontecem. Esse é o papel da vida.

Mas muitas vezes o ego pode te cegar e fazer com que você perca esse aprendizado valioso por orgulho. Por isso, sempre esteja atento aos sinais que a vida dá, pois eles não são poucos, basta estar aberto a aprender, evoluir constantemente e, principalmente, somar novas habilidades que poderão ser utilizadas nos momentos mais inesperados por você e que te ajudarão a criar ou enxergar as oportunidades que precisa para realizar seus objetivos.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]