Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

O atual estado de degradação da Casa Kozák

Na segunda-feira recebemos uma resposta da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) a respeito da degradação da Casa Kozák, que foi morada do cineasta checo Vladimir Kozák e que até há alguns anos era um espaço cultural e uma biblioteca dos moradores do bairro Uberaba.

Trecho da resposta enviada pela FCC sobre o imóvel histórico deixado de lado pelos poderes municipais e estaduais:

Sobre a manutenção, informamos que foi colocada uma cerca de tapumes no local para evitar a entrada de pessoas não autorizadas. A PMC realiza a manutenção básica no local e o monitoramento de segurança.

A descoladíssima equipe de mídia social da prefs – que tem méritos por divulgar iniciativas bacanas como esta – também me respondeu através do Facebook:

De fato, as imagens são de 2014.

No entanto, a editora do Bibliotecas do Brasil, Daniele Carneiro, fez uma imagem atual ontem pela manhã.

Em um post recente em que manifesta a opinião sobre a resposta oficial, ela chama a atenção para o fato de a própria prefeitura não publicar fotos recentes que mostrem o atual estado da casa, depois da “manutenção básica” e o “monitoramento por alarme”. Ela mesma não o fez porque não poderia violar o tapume:

Note como a parte da frente da casa está servindo de depósito para detritos e como nem o tapume que deveria resguardar o imóvel é poupado. Eu não ficaria admirado se aquela porta indevassável já tenha sido forçada, como aparenta ter sido.

Fica a lição: nenhuma porta, nenhum muro, nenhum tapume é tão forte para proteger os bens públicos como a sua ocupação com atividades e serviços para a comunidade de seu entorno.

Sobre o carro de Vladimir Kozák, uma rara Rural Willys, que seria de responsabilidade do Governo Estadual, ninguém se manifestou ainda, enquanto ela se desmancha sob o efeito do tempo e da ferrugem.

Leia mais

Nosso post original sobre a deterioração da Casa Kozák

Post sobre a manutenção da página da Casa Kozák no site da prefeitura como se ela ainda estivesse em funcionamento

Quase 4 anos de abandono e Biblioteca Casa Kozák continua a sofrer

Resposta oficial da Fundação Cultural de Curitiba

Gostou deste post?

Então assine minha newsletter.

Me siga no Facebook.

Me siga no Twitter.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.