Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Ministério Público Federal propõe “pegadinha do Malandro” contra corrupção

Uma das medidas para o combate à corrupção, dentre as 10 propostas do Ministério Público Federal, é o Teste de Integridade, a segunda delas.

Seriam simulações de situações sem o conhecimento do agente público a fim de descobrir se ele é do tipo que mete ou do tipo que não mete a mão na cumbuca, com direito a filmagem e tudo.

Além de pegar os corruptos, a possibilidade do teste deixaria aqueles com tendências à mão grande com as barbas de molho e, portanto, menos ativos.

Finalmente alguém encontrou uma utilidade nobre para o formato daqueles quadros bizarros da tevê aberta como o “teste da fidelidade”, “pegadinha do Malandro” e outros de que minha memória seletiva prefere não lembrar agora.

Fazer essa comparação é injusto com a proposta – muito melhor do que tentar depor um governo legitimamente eleito, permita-me dizer – e ela está bem delineada como um anteprojeto de lei:

– Leia sobre todas as 10 Medidas Contra a Corrupção clicando aqui: a “pegadinha do Malandro” é a segunda.

Se você é meu leitor e é advogado, gostaria que desse uma boa olhada no texto do anteprojeto acima linkado e me dissesse se faz alguma reserva quanto a este tipo de teste.

A campanha do Ministério Público Federal busca 1,5 milhão de assinaturas para aprovar as propostas de mudanças legislativas para aprimorar o combate a corrupção no Brasil.

As propostas começaram a ser desenvolvidas pela Força-Tarefa do MPF na Lava Jato em outubro de 2014 e foram analisadas pela Procuradoria-Geral da República em comissões de trabalho criadas em 21 de janeiro deste ano.

As medidas agrupam 20 anteprojetos de lei encaminhados ao Congresso Nacional, propondo mudanças legislativas para quebrar o círculo da corrupção no Brasil.

Se você quer assinar o apoio ao projeto nas manifestações deste domingo, não deixe de levar seu título de eleitor e seu CPF ou ao menos uma imagem do celular, de maneira a recuperar os números desses documentos facilmente. Os números são imprescindíveis para a assinatura.

Eu não vou participar: 13 motivos para eu não participar das manifestações deste domingo.

Gostou deste post?

Então assine minha newsletter.

Me siga no Facebook.

Me siga no Twitter.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.