i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Palpite de Alice

Ver perfil

Fibromialgia: a dor da alma dói menos com Pilates.

  • PorMonica Balestieri Berlitz
  • 20/11/2016 20:06
Fibromialgia: a dor da alma dói menos com Pilates.
| Foto:

Visual Hunt

 

Vamos entender a palavra: do latim fibro (tecido fibroso: tendões, fáscias), do grego mio (tecido muscular), algos (dor – algós) e ia (condição).

A Fibromialgia é uma doença reumatológica que tem como característica principal as dores musculares. Muitos relatos identificam como uma dor “na alma” por serem realmente intensas e não aparecerem em exames laboratorias e radiológicos. Outros sintomas como insônia, fadiga e alterações de humor também são comuns para portadores de fibromialgia. As mulheres são ate 10 vezes mais propensas a doença do que os homens.

Até agora não existe pesquisa que comprove a causa da Fibromialgia, acredita-se na combinação de variados fatores e, é comum no histórico dos pacientes a existência de um trauma físico e\ou psicológico, ansiedade e depressão.

A prática de atividade física libera hormônios como a endorfina, que causam a sensação de bem estar e prazer, além de ser um analgésico natural, auxilia na regulação das emoções que nesse caso é ainda mais bem recebido!

O Pilates por ser uma atividade física com uma proposta mais personalizada e de movimentos gentis, é uma excelente alternativa aos corpos de quem tem essa dor.

Através dos estímulos respiratórios, já é sabido que se faz um controle da ansiedade por gerar equilíbrio na frequência cardíaca ( https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/pilates-e- respiracao-para- combater-a- ansiedade/ ) , os alongamentos propõem uma diminuição na rigidez muscular. Diminuindo a tensão muscular a qualidade de vida diária melhora significativamente, o que certamente influencia no humor. Exercícios que estimulam posturas altivas podem influenciar no bem estar, autoconfiança e autoestima.

O instrutor de Pilates além de ser capacitado precisa compreender o estado emocional e físico do praticante atuando com compaixão.

Por Maria Carolina Lemes

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.