• Carregando...

Desde que comecei a trabalhar neste ramo, uma das coisas que mais me perguntam é se dói para fazer tatuagem. Por isso resolvi contar a vocês um pouco de como nosso corpo reage à tatuagem.

Nosso corpo é composto por alguns tipos de transmissores, os nociceptores, por toda a extensão de nossa pele. Quando são feridos, os nociceptores emitem impulsos elétricos ao tálamo dentro do nosso cérebro, que automaticamente devolve este impulso à nossa pele que os recebe como a sensação de dor.

(foto: Robison Moreira)

 

Quando a pele é tatuada, estes impulsos são transmitidos constantemente, sendo então recebidos diretamente no local ferido. Porém, a sensibilidade é variável de pessoa pra pessoa, ou seja, o que acaba sendo extremamente dolorido para um é “tranquilo” pra outro. Como é difícil definir qual a intensidade de dor que cada um irá sentir, confira estas dicas sobre lugares para se tatuar e suas respectivas intensidades de dor.

Áreas tranquilas (principalmente para quem nunca se tatuou): tríceps, braço, lateral da coxa, pulso, escápula, lateral da perna, e lateral do antebraço.

Áreas de sensibilidade moderada: frente da coxa, clavícula, lateral do quadril, panturrilha, antebraço, parte alta das costas, nuca, cóccix, parte interna do bíceps.

Áreas de dor intensa: pés (em especial o peito do pé), costela, diafragma e barriga, áreas de articulações tais como joelhos (frente e trás), tornozelo e cotovelo; canela, cabeça, mãos e rosto.

Essas são as principais áreas de procura, e, como mencionei antes, a variação de intensidade da dor é bem diferente de pessoa para pessoa.

Outra dica ótima pra quem pretende fazer uma tatuagem é, uma semana antes, começar a manter a área a ser tatuada bem hidratada. O uso de cremes corporais na área desejada torna a pele mais macia o que facilita a pigmentação.

Tatuagem por Bárbara Nhiemetz. (foto: Hannah Wronski)

 

A exposição constante ao sol também é prejudicial. Então, se você acabou de voltar da praia e deseja se tatuar espere um pouquinho mais. A pele que ficou muito tempo exposta ao sol fica automaticamente mais ressecada e isso dificulta o procedimento. Portanto, mantenha o uso do protetor solar antes mesmo de se tatuar e irá garantir uma pele em ótimas condições para receber o pigmento.

E a principal dica de hoje: evite marcar sua tatuagem próximo de seu ciclo menstrual.  A TPM, por mexer com uma grande quantia de hormônios no corpo feminino, pode nos deixar 3X mais sensíveis.

Convido vocês a contarem suas experiências com esse momento tão único que é o de se tatuar, e semana que vem volto com mais alguns palpites bem bacanas para vocês!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]