• Carregando...
Viagem de RV (motorhome) pela California e Las Vegas
| Foto:

Ganhei do dia das mães em 2015, passagem de Curitiba – San Francisco para toda família para viajarmos de 23 de janeiro a 09 de fevereiro de 2016.  Um presentão que me deixou muito feliz!  Viajar com toda a família! Ai que delícia!

Foto – arquivo pessoal

 

As passagens eram promocionais, portanto, ida e saída teriam que ser do mesmo ponto.  San Francisco, no caso.  Na época, o dólar estava perto dos R$3,00 e tínhamos ideia de pegarmos carro e seguirmos para Portland, Seattle e quem sabe até Vancouver no Canadá.

Tais regiões nos interessavam (e continuam interessando), porque eu e o André já havíamos estado na California.  As crianças conheciam apenas a Florida, então para eles tudo seria novidade.  Mas lendo a respeito e colhendo opiniões, achamos que poderíamos pegar muita neblina, frio, neve nessa região, em função da época do ano que tínhamos para viajar (férias escolares).  Daí não aproveitaríamos tudo que a região pode proporcionar.  Decidimos então, que faríamos de São Francisco para baixo.

Fotos – arquivo pessoal

Mas nesse meio tempo o dólar disparou e foi para mais de R$4,00.  E nós viajando em 5 pessoas!!  Por mim, já teria desistido da viagem e pedido o reembolso integral (até porque a Cia aérea alterou o horário de voo e tínhamos essa opção).  Mas o André preferiu que continuássemos com nossos planos, mas a viagem teria o mínimo de compras possíveis.

Daí surgiu a ideia de fazermos a viagem (ou pelo menos parte dela) de motorhome (vulgo RV em inglês).  Essa ideia sempre nos interessou e achamos que seria o momento ideal pela economia de hotel+refeição, roteiro e idade das crianças.

Lemos e pesquisamos em vários sites e blogs. O que mais nos ajudou foi o Felipe, o pequeno viajante. Eles têm muita experiência em viagens de RV, foram mais ou menos na mesma época que iríamos e nos baseamos no roteiro e dicas deles para montar nossa viagem.

Apesar do nosso filho do meio ser escoteiro, nós nunca acampamos.  Mas temos um perfil de topar desafios e novas experiências.  E realmente foi uma experiência e tanto!  Conviver durante tantas horas do dia com todos da família, sem a concorrência com internet, eletrônicos, amigos, onde todos têm que ajudar nas tarefas corriqueiras e se adaptar as situações diversas, sem dúvida alguma foi algo marcante na vida de todos nós!

Fotos – arquivo pessoal

Não aconselho esse tipo de viagem para quem não tenha espírito aventureiro, quem preze pelo conforto absoluto ou para quem tenha dificuldade de adaptações.

Alugamos o motorhome através da Cruise America.  Várias vezes eles nos atenderam de foram solícita através do chat.  O RV que alugamos é para até 7 pessoas e tem 30 pés de comprimento (mais de 9 metros).  Nos fundos tem um quarto de casal com cama queen size e alguns armários.

Fotos – arquivo pessoal

Tem o box do chuveiro (parece de navio), com agua quente e fria.  Quem tem mais de 1,80 sofre para tomar banho.  Na porta da frente o toalete, com pia, espelho, vaso sanitário e alguns armarinhos.

Aí vem a geladeira/congelador de um lado.  Bom tamanho. Geladeira funciona com eletricidade, quando ligada à rede ou com propano.  Na frente pia da cozinha, fogão (gás) e micro-ondas (que funciona apenas com gerador ligado ou com a eletricidade ligada).  Há tb um exaustor.  Alguns armarinhos na cozinha para guardar os mantimentos.

Tem um sofá-cama (casal) perto da mesa e a mesa também vira cama (solteiro), abaixando-se o tampo e guardando o pé da mesa.  Não foi usada nenhuma vez  essa cama da mesa.  Logo acima da cabine, há uma outra cama (queen).  As crianças adoraram essa cama, pois tinha que escalá-la e parecia uma cabana.

Em todas as janelas do RV, tem cortinas azuis escuras que fecham bem e dão privacidade.  Há ar condicionado tb, tanto na cabine quanto no “corpo” do motorhome.

Numa das paredes, perto da pia da cozinha, tem um sensor, que quando acionado o botão “level test”, mostra o painel como está o nível de esgoto cinza, preto, nível de água, propano e eletricidade.  Nesse mesmo painel, aciona-se a agua quente, o gerador e faz a contagem do tempo que o gerador foi utilizado.

Como o motorhome é largo por natureza e ainda a lateral dele, em algumas partes avança pro lado mais um pouco, os retrovisores laterais (já que no meio do vidro só se vê a parte interna do RV), é mais avançado ainda.  Em muitas situações tínhamos que fechar os retrovisores para não bater.

Estacionar um caminhão de 30 pés (mais de 9m de comprimento), não é fácil.  Baliza é impossível.  Precisávamos de 2 vagas (de comprido) e só podíamos estacionar em vagas em que não houvesse canaletas/floreiras dividindo-as.  Sorte que nos shoppings e na maioria das lojas, os estacionamentos são amplos e não há restrição de altura tb.  Aqueles estacionamentos de prédios, nem pensar.

Outra coisa que estranhamos é que chocalha tudo.  A grade do fogão faz barulho, nada pode ficar pra fora que cai (inclusive escovas de dentes caíram dentro do vaso sanitário! Eca!).  Louça fica presa em suportes, copos na horizontal, em gavetas…O barulho no começo é de estranhar mesmo.

Para carregar o RV de eletricidade e água e descarregar esgoto (preto e cinza), tínhamos que utilizar “dump stations”.  Em todos os campings tem, em alguns postos de gasolina e encontramos em alguns lugares públicos.  Nossa autonomia para esse abastecimento/desabastecimento era de 2 a 3 dias.  Dormimos apenas 1 vez em campings.  Todas as outras noites foram “free campings” e na maioria das vezes, nos estacionamentos do Walmart. Sem maiores problemas nem insegurança.

Fotos – arquivo pessoal

Fotos – arquivo pessoal

Nosso roteiro foi:

SAN FRANCISCO – BRISBANE – NEWARK –PALO ALTO – CUPERTINO -MONTERREY

CARMEL – BIG SUR – MORROBAY – SAN LUIS OBISPO – PISMO BEACH – SOLVANG – SANTA YNEZ

AVENTURA – SANTA MONICA – VENICE BEACH – LOS ANGELES – SAN DIEGO – LA JOLLA

CARLSBAD – CALICO – LAS VEGAS – MOUNT CHARLESTON – BAKERSFIELD

YOSEMITE – NEWARK – NAPA VALLEY – SAN FRANCISCO

Fotos – arquivo pessoal

 

Dos 14 dias que passamos com o RV, nosso resumo numérico foi:

 2,138.40 milhas percorridas (3.442,83 km)

 Locação do RV – U$1.472,39

 Gasolina – U$707 (média de U$2,41/galão) (1 galão = 3,78 litros) (1 litro =U$0,64)

 Milhagem extra – U$138,00

 Propano – U$30,00

 1 noite (apenas) em camping – U$60,00

 Total = U$2.407,39

 Média por dia = U$171,95 para família

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]